O trabalho do marceneiro exige habilidade manual, criatividade e conhecimento técnico sobre as madeiras e suas características. É preciso ter domínio das técnicas de corte, usinagem, acabamento e montagem.
Qual o nome da profissão de quem mexe com madeira?
Um marceneiro é um profissional especializado na criação e manipulação de peças de madeira para diversos fins, como móveis, estruturas decorativas, instalações e outras construções personalizadas.
Os marceneiros projetam, fabricam e instalam móveis, esquadrias e outros elementos de madeira para construções residenciais, comerciais e industriais. Eles também podem trabalhar em projetos de reforma e restauração, recuperando móveis antigos e outros objetos de madeira.
Já o marceneiro é o artista responsável por criar essa singularidade. Figura às vezes esquecida ou subestimada, é preciso sempre lembrar que o marceneiro é responsável por transformar a matéria-prima em arte. O trabalho manual com a madeira exige extrema habilidade, conhecimento técnico, paciência e dedicação.
Tanto o marceneiro quanto o carpinteiro trabalham com madeira. No entanto, apesar desta similaridade, existem diferenças que destacam um profissional do outro. Veja abaixo um pouco de cada profissional e o que distingue cada um em sua profissão.
A marcenaria consiste no trabalho em cima da madeira, seja industrial ou artesanal, que transforma a madeira bruta em forros, chapas e painéis, além de móveis, decks, mesas, cadeiras e o que mais a criatividade permitir.
A indústria madeireira é o ramo da indústria voltado ao processamento da madeira. Inclui o plantio ou extração, o corte, o armazenamento, o tratamento bioquímico, a modelagem e a finalização.
Existem três tipos principais de serras para cortar madeira: a serra circular, a serra tico-tico e a serra de fita. Cada uma dessas serras tem suas próprias vantagens e desvantagens. A serra circular é uma das mais populares e versáteis.
Quem pode ser responsável técnico por isso é o engenheiro agrônomo ou o engenheiro florestal, mediante autorização da administração municipal. Ou seja, antes de cortar qualquer árvore, é necessário passar primeiro por uma avaliação.
Qual é a diferença entre carpinteiro e marceneiro?
Comumente, o carpinteiro trabalha com madeiras naturais em peças enquanto o marceneiro, majoritariamente, trabalha com a madeira em tábuas, chapas, painéis e seus acabamentos, seja com verniz, seja com revestimentos sintéticos e sua variedade de possibilidades.
Qual o nome da profissão que trabalha com madeira?
O marceneiro é, também, um artesão que trabalha com madeiras, preparando e reparando móveis e criando peças decorativas. Para isto, é necessária habilidade com instrumentos e ferramentas manuais de corte, perfuração, medição, entalho, raspagem, ajustes e fixação.
Qual o profissional que faz obras e objetos com madeira?
O marceneiro, profissional especializado em trabalhos artesanais em madeira, desempenha funções em diversas áreas: desde a confecção de móveis residenciais e comerciais sob medida até a produção de peças decorativas.
Tanto o marceneiro quanto o carpinteiro trabalham com madeira. No entanto, apesar desta similaridade, existem diferenças que destacam um profissional do outro.
Instalar e ajustar esquadrias de madeira e outras peças tais como: janelas, portas, escadas, rodapés, divisórias, forros e guardições. Construir formas de madeira para concretagem. Reparar elementos de madeira, substituir total ou parcialmente, peças desajustadas ou deterioradas ou fixando partes soltas.
Geralmente o carpinteiro que faz a estrutura também faz o telhado, diminuindo os custos com mão de obra. O serviço também é mais fácil de ser encontrado no mercado, gerando a possibilidade de maior quantidade de orçamentos e negociação de valores entre os profissionais.