PU é uma sigla para denominar o composto poliuretano, portanto, o couro PU na verdade é um material sintético de poliuretano que imita a textura e aparência de couro. A maioria dos Couro PU, são de baixa qualidade e acabam descascando muito rápido.
O corino é um tecido que imita as características do couro, porém não é de origem animal. A base é de tecido 100% algodão, composto de 70% de PVC, 25% de poliéster e 5% de poliuretano.
UMA LEI transformando a indústria. No Brasil, existe uma lei que proíbe o uso de expressões como “couro sintético” ou “couro ecológico”. A Lei 4.888, vigente desde 1965, destaca que somente produtos oriundos de pele animal podem receber a denominação “couro”.
Muitas pessoas têm dúvidas com relação às diferenças entre corino e courvin com outros tipos de couro sintético. E aqui vai a explicação! Enquanto o corino é feito de uma malha artificial maleável, o courvin é produzido a partir de materiais como nylon, algodão ou sarja, tornando-o mais espesso e resistente.
Semelhante ao couro PU, o tecido de couro de PVC combina polivinilcloreto com estabilizadores para proteção, plastificantes para amaciar e lubrificantes para flexibilidade. Esses elementos se aplicam a um material base, como poliéster, algodão, nylon ou rayon.
O couro de PU é produzido por meio de um processo que envolve uma base de tecido ou papel coberta com uma camada de poliuretano. Esta camada é criada aplicando uma mistura líquida de poliuretano sobre a superfície do tecido, que é posteriormente seca e tratada para criar uma aparência semelhante ao couro genuíno.
O couro sintético é uma réplica do couro legítimo, ele é feito de origem vegetal com revestimento interno de nylon ou algodão. É produzido com materiais como borracha, petróleo e plástico.
O couro é um material respirável, que ajuda na respirabilidade dos pés, enquanto o corino é sintético e completamente impermeável. Rugas e marcas estão presentes no couro legítimo. Assim, se se apresenta muito simétrica e sem marcas de tratamento, é possível que ela seja de corino.
Qual a diferença de couro sintético para couro fake?
Aspecto visual
É possível notar pequenas imperfeições, poros e variações na superfície do couro verdadeiro, que são características naturais da pele animal. Por outro lado, o couro sintético tende a ter uma textura mais uniforme e artificial, com menos variações e detalhes de superfície.
Muitas empresas que adotam termos como “couro ecológico”, “couro sintético”, “couro verde” ou “couro fake” estão infringindo uma lei existente no Brasil desde os anos 60. A Lei 4.888 proíbe a utilização do termo “couro” em produtos que não tenham sido obtidos exclusivamente de pele animal.
A Lei 4.888, que é vigente no Brasil desde 1965, proíbe a utilização do termo couro em produtos que não tenham sido obtidos exclusivamente de pelé animal, assim como também pune quem usa a expressão couro legítimo.
Couro reconstituído, formado por fibras obtidas através de processo enzimático de corte de ligações peptídicas, seguido de desfibração em meio aquoso, prensadas primeiramente a frio, com ou sem a adição de fibras de outros materiais ou de polímeros, e a seguir prensadas a quente, bem como processo de produção de couro ...
Corinos e corvins são 100% PVC e não possuem poliuretano. Corinos – Possuem uma malha tipo lã na parte inferior, pode ter diversas cores e espessuras, e a gravação também varia, podendo ser estampado, liso, ou ter ranhuras. É o tipo mais comum.
Logo, os produtos feitos a partir de “couro pu” não são compostos por couro exatamente, mas por um material sintético feito a partir do plástico (petróleo) e outras substâncias, como o óleo de mamona. Apesar disso, muita gente confunde o tecido sintético com o couro.
Por que descasca? Revestimentos desenvolvidos através de compostos químicos, como o poliuretano, que se assemelham a a um tipo de vinil ou resina, com o tempo, tendem a rachar devido ao ressecamento do material, que fazem o tecido literalmente esfarelar.
Tecidos Carnevallis Ltda. Tecido Couro Sintético Fake com Elastano Lycra para confecção de Roupas Jaqueta Blusa Saia Cropped O tecido Couro Fake, também chamado de ecológico ou sintético é um material que imita o Couro, sendo muito utilizado na moda.
Soluções customizadas para acabamentos de alto brilho que conservam o aspecto natural do couro. Nitrocelulose industrial em formato algodão para a formulação de vernizes para o acabamento em couro com diversas opções de viscosidade e grau de nitração.
Dinamica® é uma microfibra bastante parecida com o couro produzida a partir de PET descartado (como garrafas plásticas) e fibras de poliéster (como roupas usadas).
Os termos “couro sintético” e “couro vegetal” têm uso proibido no Brasil. Em inglês, você pode encontrar os termos faux leather, patent leather, ou man-made material, todos para designar material sintético.