O cupim subterrâneo, também conhecido como cupim de solo, é uma espécie de inseto social pertencente à ordem Isoptera e à família Termitidae. Seu nome científico é Coptotermes gestroi.
"Eles precisam de umidade para viver e poderão morrer se forem expostos à luz do sol ou ao ar livre", alerta. Segundo o especialista, os cupins se alimentam de celulose, não somente da madeira, mas de qualquer outra coisa que contenha o material, como livros, carpetes, papel de parede e móveis.
Limpeza do solo: manter o solo limpo e livre de resíduos de materiais celulósicos pode ajudar a prevenir a infestação de cupins de solo. É importante remover restos de madeira, folhas e outros materiais que possam servir como fonte de alimento para os cupins.
Identificação. A melhor forma de identificar um cupim de solo é se atentar ao soldado. Ele possui uma cabeça amarelada/alaranjada, possui pinças é mais claro que o cupim de madeira seca.
Qual a diferença entre cupim de solo e de madeira?
A principal diferença entre cupins da madeira seca e cupins subterrâneos já é perceptível no nome, cada um tem seu habitat específico. Diferente dos cupins da madeira seca, os cupins subterrâneos dependem da umidade do local onde estão.
O cupinicida Dipil de 1 litro, composto por cyfluthrin, é eficaz no controle de cupins de solo em ambientes domiciliares, industriais e institucionais.
Umidade. O cupim de madeira seca é uma exceção nesse quesito. Mas, a maioria desses insetos são atraídos por locais com alta umidade. A hidratação é fundamental para a sobrevivência dos insetos.
O cupim equilibra o ecossistema, pois forma pequenos canais na terra, permitindo a drenagem e aeração dos solos. Isso ajuda na estruturação e fecundidade da superfície. O cupim ajuda também no processo natural de reciclagem.
Hoje o cupim (cooptotermes de concreto)ocupa quase todo território nacional com maior incidência no litoral onde acreditamos ser superior a 50% a incidência nas edificações.
O óleo de cravo-da-índia pode ser usado, sobretudo, como medida preventiva contra uma infestação de cupins. Passar um pano de microfibra nos móveis com uma solução de óleo de cravo-da-índia cada vez que tirar o pó faz com que os cupins permaneçam longe da sua casa.
Atualmente, existe uma opção de controle baseado em iscas para o controle de cupins subterrâneos. Neste caso, armadilhas são colocadas ao redor da estrutura e os cupins, ao começarem a se alimentar nelas, passam a receber um produto que irá ser levado para a colônia, causando a sua eliminação.
Existem tipos de madeiras que são imunes (ou mais resistentes) aos cupins, tais como peroba, peroba-rosa, jacarandá, pau-ferro, maçaranduba e mogno. No entanto, tantas outras costumam atrair o gosto dessas pragas que tendem a corroer o móvel de madeira e a danificá-lo com o tempo.
Entre os seus predadores naturais, destacam-se outros insetos (formigas, libélulas, louva-a-deus, besouros, percevejos, vespas, etc.) e vertebrados (tatus, tamanduás, aves, sapos, lagartos, cobras, morcegos e peixes). No entanto, as formigas são destacadamente as principais predadoras dos cupins.
As residências são geralmente atacadas por cupins pela alta oferta de locais para criação de seu ninho. Cupins de madeira abrigam-se em portas, janelas e móveis, os cupins de solo procuram locais escuros e escondidos e os arborícolas alojam-se em troncos de árvores.
Uma forma de identificar cupim é prestar atenção em pequenos montes de madeira granulada espalhados pelo imóvel. Similares à serragem, esses farelos são as fezes do inseto. Além disso, outra dica para perceber uma infestação de cupim é dar leves batidas no móvel ou na área afetada e verificar se mais granulados caem.
Faça orifícios de 10 mm de diâmetro e 20 cm de profundidade a cada 20 cm. Aplique 200 ml/m² nos orifícios com o auxílio de um funil. Evite aplicar nos horários mais quentes do dia. Repita a aplicação a cada 15 dias ou conforme necessário.
São bem diferentes fisicamente dos cupins subterrâneos (Coptotermes), pois enquanto estes são de cor bem clara, os cupins arbóreos (Nasutitermes) são de tonalidade escura, quase preta, além de formarem trilhas e ninhos externos de fácil identificação.
Os cupins subterrâneos possuem uma nervura paralela a nervura costal, e ambas fortemente esclerotizadas. Em contrapartida, os cupins de madeira seca também têm corpos moles, mas são frequentemente mais escuros que os subterrâneos, de coloração marrom-avermelhada.
Esses pequenos insetos não costumam picar os humanos, apenas outros insetos. Apesar de o cupim soldado ter mandíbulas em formato de pinça que ajudam no processo de alimentação, o ataque às pessoas não faz parte das características da sua natureza. Além disso, eles também não transmitem nenhum tipo de doença.
Essa é uma ação que requer tempo, use ao menos três vezes por dia até a madeira estar totalmente livre dessa infestação de insetos. Você também pode utilizar o vinagre natural, sem diluir na água, mas o cheiro pode ser muito forte e acabar incomodando.
MELHOR VENENO PARA CUPIM COM ISCA. O SPECTRACIDE TERMINATE ™ com hexaflumuron, um regulador de crescimento de insetos de ação lenta (IGR) está disponível no mercado de varejo para tratamento amador.
Tenho uma receita, utilizada pelos antigos, para eliminar cupins em madeiras de telhado. Ela é à base de querosene, cera e óleo ou gordura usados. Além disso, fumo de corda (que deve ficar de molho na água) e detergente. E também o produto Kothrine.