A onicomicose (micose na unha) é uma infecção causada por fungos que afetam a lâmina ungueal ou leito ungueal (e ou ambos). Atinge pessoas de todas as idades e é muito frequente. A maioria dos fungos que causam esse tipo de micose são dermatófitos, alimentando-se da pele e queratina.
A popularmente conhecida micose de unha, também chamada como onicomicose ou tinea unguium, é uma infecção nas unhas provocada por fungos. Seus sintomas são geralmente de origem estética, uma vez que a infecção provoca o escurecimento e o espessamento da unha.
O tratamento para micose de unha pode ser feito com remédios como Fluconazol, Itraconazol ou Terbinafina ou com uso de loções, cremes ou esmaltes como por exemplo, loceryl, Micolamina ou Fungirox, com laser ou mesmo com a ajuda de remédios caseiros.
As unhas dos pés negras ou escuras são essencialmente unhas lesionadas e podem resultar de uma variedade de lesões ou problemas. Podem ter como causa o facto do dedo atingir a extremidade ou o topo do calçado. Eventualmente, o hematoma pode conduzir a uma infecção fúngica das unhas.
A micose de unha, conhecida como onicomicose, é causada principalmente por dermatófitos, os mesmos fungos responsáveis pelo frieira ou pé de atleta. O fungo da unha do pé é o mais difícil de curar de todas as infecções por fungos.
Uso de antifúngicos. Os principais antifúngicos que podem ser indicados pelo médico são: Esmaltes medicamentosos, como amorolfina ou ciclopirox olamina; ...
Laserterapia. Outra opção de tratamento é o uso de laser, que normalmente é usado em casos de micose crônica, que surge frequentemente.
O cloridrato de terbinafina é um medicamento com atividade antifúngica, que é atualmente o tratamento mais eficaz contra a micose das unhas (onicomicose). Apesar de ser habitualmente prescrito para pacientes com onicomicose, a terbinafina também é eficaz contra outras formas de micose da pele.
O melanoma de unha, também chamado de melanoma ungueal, caracteriza-se pelo surgimento de uma mancha escurecida ou azulada, que cresce com o tempo, e que pode aparecer nas extremidades do corpo, tanto nas unhas dos pés como das mãos.
A unha preta pode ter várias causas. A mais comum é ser por traumatismo (batida, pisão, queda de algum objeto sobre o dedo). Neste caso, só resta esperar para que a unha vá crescendo naturalmente e absorva este sangue extravasado, por baixo da unha.
O tratamento para a infecção pelo fungo negro deve ser feito rapidamente, assim que a doença for diagnosticada, para que as chances de cura sejam maiores e deve ser feito de acordo com a recomendação do médico, podendo ser indicado o uso de antifúngicos diretamente na veia, como a Anfotericina B, ou o Posaconazol, por ...
Há cura e tratamento, conforme a gravidade da infecção e inclui desde medicação tópica ou local (Cloridrato de amorolfina, Ciclopirox, Tioconazol), medicação oral (Terbinafina, Latrocanazol, Fluconazol) e laserterapia que aquece e elimina o fungo.
Micoses de unhas são causadas por fungos identificáveis por meio de exames laboratoriais. Unhas esbranquiçadas, amareladas ou negras, frágeis e quebradiças, com espessura aumentada e mau cheiro vão muito além de problemas estéticos. São sinais de uma doença séria: a onicomicose.
Se houver fungos sob várias unhas ou se as unhas dos pés forem muito grossas, Lipner geralmente opta por prescrições orais. Esses medicamentos, terbinafina ou itraconazol, podem matar fungos nas unhas em cerca de três meses.
Micose na unha não é geralmente perigosa, mas pode levar a complicações como dor, disseminação para outras unhas ou pele e problemas estéticos. Em casos raros, pode afetar pessoas com sistema imunológico debilitado.
Se sua unha ficou preta por um hematoma, o ideal é aguardar o crescimento para que a mancha desapareça. Não existe uma forma de acelerar esse processo e efetivamente tirar a mancha na unha.
Você apenas precisa massagear a região das unhas com um pouco de óleo alguns minutos antes da remoção, após isso, com a ajuda do palito com algodão umedecido no removedor de esmaltes, você realiza movimentos de baixo para cima. É simples e rápido, não tem mistério!
— Evite usar tênis apertados, que aumentam a pressão e o atrito com a unha. — Evite também os tênis muito largos, porque o espaço fará o pé deslizar e a unha bater repetidas vezes. — Use meias próprias para a prática esportiva. O excesso de suor pode aumentar a pressão da meia sobre a unha.
Hematoma. Uma das principais causas da mancha preta na unha é o trauma, geralmente doloroso. Ocorre quando algum objeto cai sobre o dedo ou por alguma compressão como fechar o dedo na porta, uso de calçados apertados, prática de esportes, entre outros traumas mecânicos.
Uma banda escura na unha pode ser o sinal inicial de melanoma maligno da unha. As células pigmentadas do tecido que fabrica a unha, conhecido como matriz ungueal, podem se tornar malignas e evoluir para um melanoma. Um sinal preocupante é conhecido como o sinal de Hutchinson.
O ácido acético presente no vinagre de maçã ajuda a combater os fungos que causam a micose nas unhas, já que suas propriedades alcalinas neutralizam o pH da pele. Para usar esse remédio caseiro, deixe as unhas infectadas de molho em uma bacia com meio copo de vinagre de maçã e meio copo de água por 15 a 20 minutos.
Até uma nova unha surgir, esta situação pode acontecer por várias vezes. Se o traumatismo for recente e muito doloroso, o mais aconselhado é drenar o sangue de forma a evacuar o hematoma. No entanto, o mais adequado é visitar o seu podologista o quanto antes de forma a ser efectuado um correcto diagnóstico.
Cetoconazol é um medicamento que você deve usar para o tratamento de infecções na pele causadas por fungos ou leveduras. O princípio ativo possui potente atividade no combate à micose, agindo rapidamente no prurido (coceira) proveniente de tais infecções.
A micose de unha é uma infecção comum causada por fungos que desfigura e, muitas vezes, destrói por completo a unha. Os fungos, uma vez alojados, crescem e se alimentam da queratina, a proteína que compõe a superfície das unhas, causando a mudança na aparência.