O Calvário é mencionado em todos os quatro evangelhos quando relatam a crucificação de Jesus: «E eles chegaram a um lugar chamado Gólgota, que significa o Lugar da Caveira.» (Mateus 27:33), «E eles levaram-no ao lugar chamado Gólgota, que é traduzido por Lugar da Caveira.» (Marcos 15:22), «Então eles chegaram ao lugar ...
Foi à beira do Mar da Galileia, aos pés do Monte das Beatitudes (ou Monte das Bem-Aventuranças), que Jesus Cristo pregou aos seus seguidores o Sermão da Montanha. Segundo a tradição cristã, esse foi um dos locais escolhidos por ele para transmitir os seus ensinamentos ao povo.
A história, aludida por outros historiadores e escritores como Tiago de Voragine em seu livro "Lenda Dourada" do século 8, indica que Helena, enviada por seu filho para encontrar a cruz de Cristo, é levada para um lugar próximo ao Monte Gólgota, onde Jesus teria sido crucificado, e lá encontra três cruzes.
Qual é o nome do monte onde Jesus Cristo foi crucificado?
Segundo os quatro evangelistas, São Mateus, São Marco, São Lucas e São João, Jesus Cristo teria sido crucificado num lugar chamado Calvário (em hebreu Gólgota), que significa "O Lugar da Caveira" (também conhecido por Lugar do Crânio).
PORQUE JESUS ENCONTROU MOISÉS E ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO? - História da Bíblia
Onde fica o Calvário onde Jesus foi crucificado?
Calvário ou Gólgota (em aramaico: Gûlgaltâ; em latim: Calvaria; em grego: Κρανίου Τόπος; romaniz.: Kraniou Topos) é a colina na qual Jesus foi crucificado e que, na época de Cristo, ficava fora da cidade de Jerusalém.
Parte da cruz entregue à missão capitaneada por Helena foi levada para Roma (o outro pedaço permaneceu em Jerusalém). Segundo a tradição, grande parte dos restos de madeira está preservada na Basílica de Santa Cruz, na capital italiana.
Atos 1:9–12 afirma que a ascensão teria ocorrido no "monte chamado Olival" (o "Monte das Oliveiras", sobre o qual está localizada a vila de Betânia). Após a ascensão, os apóstolos retornaram para Jerusalém a partir dali e o texto relata que a distância percorrida estava dentro da "jornada" de um sabbath.
Era um jardim situado no monte das Oliveiras em Jerusalém hoje conhecida como Israel. Os discípulos preparam a Páscoa, a festejaram e saíram para o Monte das Oliveiras. Jesus os disse que ficassem ali sentados enquanto ele iria orar.
Jesus estava no Monte das Oliveiras. Os discípulos queriam fazer-Lhe algumas perguntas. Perguntaram quando os iníquos seriam destruídos e também quando Jesus voltaria. Jesus respondeu que, antes de Sua Segunda Vinda, falsos profetas proclamariam ser o Cristo e que muitas pessoas os seguiriam.
O Monte Tabor, na Galiléia, foi considerado, por muito tempo, como o local, e no século VI foram erigidas três igrejas no seu cume, que é à semelhança de um planalto, talvez em homenagem ao desejo demonstrado por Pedro de construir três tabernáculos ou abrigos, para Jesus, Moisés e Elias, o profeta, respectivamente.
Alexander Jones afirma que, desde o século V, acredita-se que o deserto mencionado aqui seja a área rochosa e desabitada entre Jerusalém e Jericó, com um ponto no monte Quarantania tradicionalmente sendo considerado o local exato.
Jesus saiu para o Monte das Oliveiras, como era seu costume. Os discípulos foram com ele. Quando lá chegou, disse-lhes: «Peçam a Deus para não caírem em tentação.» Afastou-se deles a uma curta distância e, pondo-se de joelhos, orava assim: «Pai, se for do teu agrado, livra-me deste cálice de amargura.
Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé e Betânia, junto ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois dos seus discípulos, dizendo‑lhes: ― Vão ao povoado que está diante de vocês; ao entrarem, encontrarão um jumentinho amarrado, no qual ninguém jamais montou.
De acordo com o Novo Testamento, Jesus passou muito tempo no Monte das Oliveiras. Ele usou o Monte como um lugar de retiro e oração. Foi aqui que ele ensinou a seus discípulos a oração do Pai Nosso. A última semana da vida de Jesus em Jerusalém é intimamente ligada ao Monte das Oliveiras.
Qual a diferença entre o Monte das Oliveiras e Getsêmani?
Incrustado aos pés do Monte das Oliveiras está mundialmente conhecido Getsêmani. O jardim ou horto cheio de Oliveiras ligada à Igreja da Agonia possui árvores centenares e milenares, aliás, as oito oliveiras mais antigas do mundo estão plantadas naquele solo.
O Monte das Oliveiras é uma representação forte da fé cristã. Nele, Jesus chorou, pensando no povo de Deus e no projeto de salvação e remissão do Pai Eterno para todos nós, seus filhos. Um lugar para refletir realmente a intensidade do amor divino pela humanidade.
O Jardim fica no monte das Oliveiras. La Jesus fez sua ultima oraçao antes de ser traudo por Judas. Dizem que Jesus orava com tanta angustia que seu suor era sangue e escorria pela pedra.
Os relatos evangélicos transmitiram-nos a localização do lugar onde Jesus se retirou uma vez terminada a Última Ceia: Jesus saiu e, como de costume, foi para o monte das Oliveiras[2], para o outro lado da torrente do Cedron[3], e chegou com os Apóstolos a um lugar chamado Getsêmani[4].
E as suas orações foram atendidas porque ele era dedicado a Deus” (Hb 5.7). Só no último dia de vida (a sexta-feira começava na noite de quinta-feira), Jesus orou três vezes: no Cenáculo, no [...] - Edição Atual exclusiva para assinantes. - Receba a revista Ultimato em sua casa e leia primeiro também a edição online.
É verdade que tem um pedaço da cruz de Jesus no Brasil?
Hoje, há fragmentos da Santa Cruz em diferentes países, inclusive no Brasil, país que “foi originalmente batizado em homenagem à relíquia do Santo Lenho: Ilha de Vera Cruz”, recordou Farah. Uma dessas relíquias está no topo do santuário de Aparecida, que é frequentado por milhões de pessoas todos os anos.
E baseou-se no fato de que a parte horizontal pesava cerca de 22 quilos. A soma de ambas as partes tinha entre 80 e 90 quilos, o que tornaria impossível de ser carregada em uma longa caminhada — que, conforme seus estudos, teria sido de 8 quilômetros no caso de Jesus.
Ele então foi pregado à cruz, que foi erguida entre a de dois ladrões condenados. De acordo com Marcos 15:25, ele resistiu ao tormento por aproximadamente seis horas, da hora terça (aproximadamente 9 da manhã) até a sua morte (Marcos 15:34–37), na hora nona (três da tarde).