Sob o capô do Virtus Highline 2024 está o eficiente motor 1.0 TSI que promete conciliar desempenho e economia. O três cilindros oferece 128 cv de potência (etanol) e 116 cv (gasolina) e 200 Nm de torque. O câmbio automático de 6 velocidades casa com o motor.
O Virtus Exclusive chega com potência de 150 cavalos do motor 250 TSI, rodas de liga leve 18”, seletor do modo de condução e detalhes exclusivos que surpreendem.
A ideia do nome “Virtus” nasce da soma dos significados das palavras “virtuosidade” e “virtualidade”, representa o lado virtuoso de um consumidor que sabe aonde quer chegar e o lado “virtual” de um novo jeito de se alcançar os próprios objetivos!
Aqui na QUATRO RODAS você pode encontrar testes das principais configurações mecânicas do Volkswagen Virtus: a que combina motor 1.0 turbo e câmbio automático, representada pela versão Highline, e a com motor 1.4 turbo, específica da Exclusive.
O motor 1.4 TSI entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Nas medições de Autoesporte, a marca de zero a 100 km/h é feita em 8,2 segundos, número bem melhor que os 8,7 s divulgados de fábrica. As versões tradicionais do Virtus são bonitas, mas sem nada chamativo. Na GTS, a história muda.
Qual a diferença entre o Virtus Highline e o Exclusive?
O novo Virtus 2023 traz bancos de tecido nas versões 170TSI manual e automática, passando a serem de couro a partir da versão Comfortline. No caso da Highline, traz detalhes em preto e marrom, enquanto a Exclusive é preto com costuras em xadrez na parte central dos assentos.
Como era no GTS, o Exclusive é o único Virtus com motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, e câmbio automático de seis marchas, mesmo conjunto de T-Cross, Taos e que já equipou Tiguan e Jetta.
Além de se destacar em termos de equipamentos, tal qual a versão Highline, o modelo chama muito a atenção por conta do desempenho que o motor 1.4 TSI de 150 cavalos proporciona. Se você gosta de exclusividade e bom desempenho, essa é a sua melhor pedida.
A diferença de desempenho do motor 170 TSI para o 200 TSI é logo percebida. O carro é menos arisco na arrancada. Aceleração em tempo razoável, mas a estilingada ou fôlego do turbo dura pouco. As retomadas (ultrapassagem) são mais lentas.
TSI. A diferença é que, enquanto com gasolina o platô máximo vai de 1.750 a 4.250 rpm, com etanol ele se sustenta até 4.500 rpm. No 1.6 MSI, eram 15,8/16,5 kgfm (G/E), entregues apenas a 4.000 rpm. Leia também: VW Polo 170 TSI 2023 será só manual e mais econômico do o Up!
O motor 200 TSI Total Flex desenvolve potência de 128 cv com etanol e de 116 cv com gasolina. Seu nome faz referência ao torque de 200 Nm (20,4 kgfm). O motor 250 TSI Total Flex equipa a versão Highline e gera potência de até 150 cv, com gasolina ou etanol.
Entre prós e contras, mesmo custando mais caro, o Volkswagen Virtus Exclusive acaba saindo com a vitória neste comparativo diante do HB20S Platinum Plus. Além deles, sobrou apenas Nissan Versa, Honda City, Fiat Cronos, Yaris Sedan no cada vez mais restrito segmento de sedãs compactos.
O Virtus é um dos carros mais seguros à venda no Brasil. Todas as versões são equipadas com quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais. Também fazem parte da lista de série os sistemas ISOFIX® e top-tether, que garantem mais segurança e facilidade para fixação de cadeirinhas infantis.
AVALIAÇÃO: Volkswagen Virtus TSI ficou 13% mais econômico com o motor 1.0 turbo (que era do Up TSI) no lugar do 1.6 aspirado. O Volkswagen Virtus mudou bastante na atualização que recebeu em 2023 e se tornou um sedã mais econômico, mais rápido e mais bem equipado.
Equipado com esse motor, o Virtus acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge velocidade máxima de 194 km/h (dados com etanol). O motor 1.6 MSI que compõe a oferta do Virtus (combinada ao câmbio manual de 5 marchas) é também da família EA211, com quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro).
Por fim, o Volkswagen Virtus também não sairá de linha. O modelo foi reestilizado no ano passado e, desde que isso aconteceu, as vendas decolarem. A marca viu um aumento de 381,64% nas vendas do sedã compacto entre 2022 e 2023.
Com motor 1.4 250 TSI e 150 cavalos de potência que vai de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, rodas aro 18” escurecidas, sistema sem fio para carregamento de celular e painel digital de 10,25”, ele é o sedan com uma experiência superior de performance e alta tecnologia.
Pontos negativos: plásticos muito finos, fazem barulho com variação de temperatura. acabamento entre o metal da tampa do porta malas e o plástico atrás dos vamos traseiros, rangem, a concessionária precisou colocar espuma entre as partes. Comentários: o carro é muito espaçoso anda bem, tem consumo bastante razoável.
Muitos consumidores veem o Virtus GTS como um sedã esportivo e se decepcionam, pois o carro não vai muito além de um motor mais potente e de detalhes visuais. Vende pouco e, por isso, deve sair de linha.
O novo Volkswagen Virtus Highline 200 TSI 2025 chega ao mercado brasileiro como a versão mais completa e potente do modelo, prometendo eficiência e conforto para os motoristas.