Abutre. Abutre é o nome vulgar dado às aves accipitriformes da família Accipitridae, conhecidas também como abutres-do-velho-mundo. Por seus hábitos necrófagos, ou seja, de se alimentar de carne em decomposição, incluindo a de humanos, são ligados diretamente à má sorte e considerados símbolos da morte.
Tanto o urutau quanto a rasga-mortalha possuem hábitos noturnos, seus cantos são tidos como melancólicos e associados aos prenúncios de notícias tristes e sinais de azar. Como dizem os ribeirinhos, “Se a coruja passar em cima de casa à noite e se tiver alguém doente anuncia a morte.
Por esse motivo, explica o especialista, é que surgiu o termo popular "rasga mortalha", que muitos acreditam que quando ela canta, é porque está anunciando a morte de alguém. "É considerada uma ave de mau agouro, pois acredita-se que seu canto seria um anúncio de morte por estar rasgando uma mortalha.
Uma lenda diz que o pássaro seria uma mulher que perdera seu amor. Por isto, ele teria o nome de pássaro-fantasma. Outros dizem que o canto da ave é um mal presságio ou aviso da morte de algum familiar.
A Suindara é da espécie Tyto furcata, e possui um timbre agudo, que lhe deu o nome popular de rasga mortalha. “Para os leigos soa como um grito forte, que ela emite frequentemente durante o vôo. O objetivo pode ser um som de alarme e interação social entre os indivíduos”, explica.
Em algumas culturas e superstições costuma ser associada à mau presságio e até à morte. Em algumas tradições asiáticas por outro lado, como a japonesa, a coruja é considerada um símbolo de proteção e sorte. Acredita-se até que ela afasta os espíritos malignos.
O canto triste do urutau é para muitos povos um agouro, ou presságio, um anúncio da morte de alguém próximo. Apesar de toda superstição, ou do seu canto lamentoso, o pássaro não ataca humanos, sua alimentação são insetos que captura durante o voo.
Uma das interpretações de seu canto diz que o som é semelhante a uma lamentação chorosa. Após anoitecer, é possível escutar o seu “hu-hu-hu", como se parafraseasse “foi, foi, foi”. Na crença popular, a ave é indício de mau presságio. Para o povo tupi-guarani, a presença de um urutau está associada à benção.
Abutre é o nome vulgar dado às aves accipitriformes da família Accipitridae, conhecidas também como abutres-do-velho-mundo. Por seus hábitos necrófagos, ou seja, de se alimentar de carne em decomposição, incluindo a de humanos, são ligados diretamente à má sorte e considerados símbolos da morte.
O acauã é uma ave falconiforme da família Falconidae. Conhecido também como macauá, acanã, cuã, cauã, coã, deus-quer-um, bispo, gavião-coveiro, cobreiro, papa-cobra, uacanã e macaguá.
Em algumas regiões, segundo a crença popular, o canto do acauã, que assemelha-se a uma gargalhada, é de mau agouro e pode anunciar desgraça. Em alguns lugares do Brasil, acredita-se que pode pressagiar a morte de uma pessoa.
pela esdrúxula interpretação de seu canto, como Deus chamou ou Deus quer um, indicando que a morte estaria próxima de quem o escuta. Mas em outros lugares, é uma ave que traz sorte.
Em resumo, "coan cantando" é uma expressão em português que não possui um significado literal. Ela pode ser interpretada de diferentes maneiras, dependendo do contexto em que é utilizada. Essa expressão pode transmitir alegria, descontração ou até mesmo ser usada para expressar uma situação inusitada ou engraçada.
A lenda peruana conta que um bebê foi abandonado por sua mãe na floresta para evitar que morresse por uma peste que já havia dizimado todo o povo. Ele então se transformou em uma ave, que todas as noites lamenta por sua mãe.
Encontrar um urutau é um sinal de sorte, especialmente agora que pesquisadores descobriram que essa é uma ave migratória. Clique aqui e saiba mais detalhes do estudo: https://glo.bo/3p16hLA. Marque nos comentários para quem você deseja a sorte de encontrar uma ave como essa em 2021!
Em forma de "hu-hu-hu", que se faz ouvir após o anoitecer, procura, a solidão mais espessa dos bosques, de onde faz desprender a sua voz cheia de lamentos. Para muitos, a sua voz é semelhante ao clamoroso lamento de uma mulher que termina com amortecidos "ais".
O casuar, uma ave da Oceania que pode passar de 1,5 metro de altura e pesar cerca de 60 quilos. Ele tem um gênio terrível e, quando fica zangado, parte com tudo para cima do seu oponente. Suas principais armas são o bico afiado e as garras pontiagudas.
Em Belém do Pará, reza a lenda que quando um bem-te-vi canta no quintal da casa é porque alguma mulher morando embaixo desse teto está grávida. É uma lenda que atribui ao pássaro o papel de "anunciador".
Comum no Brasil, a coruja-rasga-mortalha é conhecida por anunciar a morte com o seu grito. A coruja-rasga-mortalha, conhecida popularmente como “coruja da morte”, “suindara” e “coruja-da-igreja”, está presente em todo o território brasileiro. Saiba qual a história por trás da lenda desse animal.
Talvez as corujas saibam das coisas e apareçam para nos avisar sobre o que está por vir - geralmente algo importante - seja para o bem ou para o mal. Elas são associadas a muitos Deuses e Deusas, mas uma das associações mais poderosas é com Atena.
Segundo o ditado popular, no instante em que a coruja emite o seu grito, é sinal de que alguém vai morrer. Especialista em aves de rapina explica que a presença da coruja é benéfica para o equilíbrio de roedores.