Phifertex. Nossa linha de tecidos de poliéster com revestimento vinílico, a Phifertex® é um material extremamente durável com alta resistência aos raios UV/desbotamento.
Tecidos densos, como jeans, lona, lã ou fibras sintéticas, são mais protetores do que tecidos transparentes, finos ou de trama frouxa. Verifique a proteção solar de um tecido segurando-o contra a luz; se você conseguir ver através dele, a radiação UV pode facilmente penetrar no tecido e atingir sua pele.
👕 Para saber qual camiseta UV comprar, é preciso prestar atenção em uma sigla: o FPU, fator de proteção ultravioleta. A indicação do FPU deve aparecer na etiqueta do produto e nas descrições dos sites das lojas que vendem o item.
Independentemente das cores e estilos escolhidos, as melhores opções de tecidos resistentes ao sol são o poliéster, algodão e linho, que conseguem filtrar mais os raios UV e bloquear em parte ou total a luz solar.
Devido ao calor e ao aumento da sudorese (suor), as roupas devem ser de algodão, finas e folgadas de modo a permitir uma maior ventilação, facilitando a evaporação do suor. Roupas de baixo também devem ser de algodão. Tecidos sintéticos devem ser evitados.
Outras opções alternativas de tecidos com proteção solar interessantes são os tecidos em acrílico (que não desbotam), couro náutico ou polipropileno com algodão. Nesses, é importante procurar pelas outras características de proteção, que você já conhece.
COR: Geralmente as cores mais escuras absorvem melhor a radiação UV do que as cores claras. Desta forma uma camisa mais escura vai proteger mais que uma camisa mais clara.
Cores escuras ou brilhantes, incluindo vermelho, preto e azul marinho, absorvem mais raios UV do que cores mais claras, como branco e pastel. Por exemplo, uma camiseta branca de algodão comum tem um UPF de apenas cerca de 5. Como regra geral, quanto mais intensa a tonalidade, melhor proteção a roupa fornecerá.
As peças com tecnologia dry fit são feitas de fios sintéticos, como poliéster, poliamida e elastano, muito mais respiráveis que o algodão, por exemplo, e mais leves também. Outra vantagem das roupas feitas em dry fit é a durabilidade. Tomando os cuidados necessários, essas peças duram anos mantendo o aspecto de novas.
Camisas com o tecido ICE possuem toque gelado, são compostas de 90% poliamida e 10% elastano, tornando-se o tecido mais confortável para se usar em temperaturas altas, mantendo o corpo “fresco”.
As Roupas UV funcionam bloqueando a passagem dos Raios Ultravioletas em direção à pele. Cada tecido recebe um fator de proteção solar quando enviado para análise laboratorial, e é esse fator que determina a quantidade de Raios UV que serão bloqueados.
A roupa térmica corresponde à primeira camada na montagem do seu look de inverno. Assim, pode ser vista como uma segunda pele térmica. Pode ser uma blusa ou calça produzida com tecido especial e fica colada ao corpo.
Pode ficar tranquila: a proteção UV em tecidos é comprovadamente eficaz. As roupas são feitas com fios tecnológicos à base de dióxido de titânio, que passam por um banho químico com aditivo de fotoproteção, ou seja, ficam ainda mais potentes no bloqueio aos raios ultravioletas.
O tecido com proteção solar é construído a partir da confecção da malha. O método utiliza a fibra da poliamida e dispensa a aplicação de produtos químicos. Os produtos com proteção UV, que fazem parte do catálogo da Ramatex, possuem UV 50+, o que garante 98,5% de reflexão dos raios solares UVA e UVB.
O algodão é uma excelente opção de tecido para o verão, de toque macio na pele e que também permite a respiração e transpiração do corpo, evitando o acúmulo de suor na pele, e o seu aquecimento, causando aquela sensação máxima de calor.
O poliéster é a fibra sintética mais amplamente usada para roupas térmicas, pois é relativamente barata e oferece excelente desempenho em certos aspectos – principalmente porque as fibras podem ser unidas em um tecido muito leve, o que torna a peça muito mais durável.
As blusas térmicas também costumam contar com o fator de proteção UV +50, pois nas estações mais frias do ano acontece o aumento na concentração de raios ultravioletas sobre a nossa pele. Então, além de esquentar e regular a temperatura corporal, elas também impedem a ação da radiação nociva.
Uma camisa com proteção UV, quando observado todos os cuidados indicados na sua etiqueta, pode durar anos. São cuidados simples, como lavar somente com sabão de coco ou neutro, não usar amaciante e não secar na máquina, que garantem que elas fiquem como novas por muito mais tempo.
Não existe danos pós sol em roupas UV, o bloqueio dos raios ultravioletas é tão eficaz que você não precisa preocupar-se com proteção solar nas partes cobertas pela peça.
Com isso, aumenta a procura por roupas leves e que proporcionam mais conforto para o dia a dia. E para enfrentar as altas temperaturas, os tecidos naturais, como linho, seda e algodão, estão entre os mais recomendados.
As cortinas blackout são altamente eficientes em bloquear o calor, mas podem tornar o ambiente excessivamente escuro e não são ideais se você deseja aproveitar a luz natural durante o dia.
"Os melhores tecidos são seda, linho, algodão, viscose e tencel", explica Stephanie. Entre os tecidos bons para o calor, um que está muito na moda é o cetim de seda, especialmente para saias. Outra tendência do momento é o algodão, que vem aparecendo bastante nas passarelas.