🚨Duas semanas após um incêndio no túnel da Covanca, na Linha Amarela, que causou queimaduras e intoxicação a 110 pessoas, um especialista em gerenciamento de risco consultado pela CBN analisou os túneis do Rio e classificou como 'preocupante' a situação.
Linha Amarela (denominada oficialmente como Avenida Carlos Lacerda), é uma importante via expressa da cidade do Rio de Janeiro, que liga a Baixada de Jacarepaguá à Ilha do Fundão, eliminando a necessidade de transitar pelas vias da Zona Sul.
O nome do Túnel Rebouças é uma homenagem aos irmãos e engenheiros André Pinto Rebouças (1838-1898) e Antonio Pinto Rebouças. Segundo o verbete do historiador Francisco de Assis Barbosa, na Enciclopédia Barsa, André Rebouças, além de engenheiro, foi professor e ideólogo brasileiro.
A Linha Amarela, oficialmente conhecida como Avenida Carlos Lacerda, é uma via expressa do estado do Rio de Janeiro que conecta a Baixada de Jacarepaguá à Ilha do Fundão.
Em dezembro de 1994, durante a primeira gestão de Cesar Maia como prefeito do Rio, após muita resistência por parte de proprietários e inquilinos que precisaram ser desapropriados, a construção da Linha Amarela finalmente teve início.
Caminhão pega fogo dentro de túnel da Linha Amarela; 110 pessoas foram hospitalizadas #g1 #RJ2
Quem é o dono da Linha Amarela?
A Linha 4–Amarela do Metrô de São Paulo, originalmente chamada de Linha Sudeste–Sudoeste, compreende o trecho definido pelas estações Luz e Vila Sônia. É administrada pela empresa ViaQuatro, pertencente ao grupo CCR, que venceu a concessão por trinta anos.
Complexo da Maré é um aglomerado de favelas cariocas localizadas no bairro da Maré, criado em 1994, compreende um conjunto de 17 comunidades onde moram cerca de 140 mil pessoas. A região margeia a Baía de Guanabara e está localizada entre importantes vias rodoviárias que cortam a cidade do Rio de Janeiro.
A construção da Linha 4-Amarela é de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo. A primeira fase da linha se iniciou com seis estações – Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã – e opera plenamente desde 16 de outubro de 2011.
Fundada em 06/12/1995, a empresa possui uma trajetória de 29 ano(s), tendo como quadro de administradores e sócios: Luciano Moreira Santos, Marcus Vinicius Figur da Rosa e Olivier Michel Colas. Atualmente, a LAMSA está com sua situação cadastral ATIVA.
A Linha Amarela S/A (“LAMSA”) possui, como um de seus valores, o respeito a privacidade de seus usuários (“você”) e foi pensando nisso que elaborou esta política de privacidade para explicar a você como tratamos os seus dados pessoais.
É o caso do túnel Santa Bárbara, que tem 1.357 metros, do Rebouças, com 2.040 metros, do Zuzu Angel, com 1.590 metros, do Noel Rosa, que possui 1.187 metros, e do próprio túnel da Covanca que, somadas as duas galerias, possui 2.197 metros de comprimento.
O túnel substituiu o Elevado da Perimetral e possui 3.382 metros de extensão, tendo sido o maior túnel subterrâneo do Brasil, posto atualmente ocupado pelo túnel da rodovia dos Tamoios. É um corredor expresso entre o Centro e a Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.
Conhecida pela cor amarela e por serem equipamentos pesados, a linha amarela é composta por diversas máquinas que auxiliam em processos como construção civil, mineração, armazenagem e terraplanagem.
Os passagei- ros tiveram que desembarcar pelos trilhos. A Linha 4-Amarela, que é privatizada e opera- da pela concessionária ViaQuatro, não suportou a quantidade de pessoas e estações foram fecha- das.
Atualmente, encontram-se em operação as estações: Luz, República, Higienópolis-Mackenzie, Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, Butantã, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Quer saber mais sobre o andamento dessa obra?
O sonho virou realidade. Idealizada nos anos 60 pelo arquiteto e urbanista grego Constantino Doxiadis, a pedido do então governador Carlos Lacerda, a Linha Amarela representa, atualmente, uma das principais vias de ligação da cidade do Rio de Janeiro.
Operada desde novembro de 1997 pela LAMSA, uma concessionária do grupo Invepar, a Linha Amarela é um dos principais eixos de circulação na cidade do Rio de Janeiro, ligando as zonas Norte, Oeste e o Centro.
Quem usa regularmente o transporte público de São Paulo sabe que a Linha 4-Amarela concentra o que há de mais moderno em sistemas metroviários: as estações têm portas nas plataformas e os trens são driverless, ou seja, não possuem operador.
Na Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro, são 48,3 mil habitantes por km², fazendo com que a segunda maior favela do Brasil ocupe o primeiro lugar em densidade demográfica do município do Rio de Janeiro. A maior favela brasileira é Sol Nascente, no Distrito Federal.
A área entre duas de suas comunidades - Nova Holanda, é controlada pela facção Comando Vermelho, e a Baixa do Sapateiro - é o local de enfrentamento mais feroz e foi apelidada pelos moradores de Faixa de Gaza ou fronteira.