“Veem” é a forma conjugada do verbo “ver”, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Esse verbo tem vários significados, podendo indicar ações de enxergar, assistir, visitar, observar, avaliar, lembrar, descobrir, entre várias outras.
Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo. Confira o exemplo: “Acidentes acontecem ali porque os motoristas não VEEM a placa encoberta pela vegetação.”
O verbo “ver”, no presente do indicativo, apresenta a seguinte conjugação: eu vejo, tu vês, ele ou ela vê, nós vemos, vós vedes, eles ou elas veem. Já o termo “ver”, na segunda ocorrência, está no infinitivo.
Vê: como usar? Já o termo “vê”, é a forma verbal do verbo “ver” conjugada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo. Essa palavra é usada quando queremos designar algo que alguém, como ele e ela, fez. Além disso, tem significado de imposição, ordem ou conselho.
Nova Ortografia singular e plural | Crê - dê - lê - vê
Irão ver ou irão vê?
Vê ou ver: quando usar? Não se desespere, é muito fácil. Vamos, primeiro, diferenciar as duas palavras: ver é o verbo no infinitivo e vê é a forma verbal conjugada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.
Para a segunda pessoa do discurso (a pessoa com quem falamos), há duas formas. Se usarmos o “tu”, pegamos o presente do indicativo e retiramos o -s: “tu vens” passa a ser “vem (tu)”. Se formos usar o pronome você, formamos o imperativo exatamente como se forma o Presente do Subjuntivo: venha (ele/ela/você).
De acordo com o dicionário o verbo “ver” significa, entre outras definições, “perceber pela visão” ou “enxergar”. E, segundo a gramática normativa, quando o verbo “ver” estiver na terceira pessoa do plural, a escrita deve ser sem o acento circunflexo, isto é: veem.
Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Esse mesmo fato ocorre também com o verbo “vir”: Eles vêm da casa da avó.
«O avião levantou voo» ou «O avião levantou vôo»? A forma correta é voo. É um nome que não necessita de acento circunflexo para assinalar a vogal tónica o, fechada, na penúltima sílaba. O mesmo se aplica a outros casos, como, por exemplo, à palavra enjoo.
pessoa do singular do futuro do subjuntivo, é igual ao infinitivo do verbo vir. Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”.
A forma venhampode ser [terceira pessoa plural do imperativo de vir] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de vir] . Conjugação:irregular. Particípio:irregular.
E) O sucesso viria se ele se esforçasse um pouco mais. Resolução: Alternativa E. A forma verbal “viria” corresponde à 3ª pessoa do singular no futuro do pretérito do modo indicativo.
pelo verbo enxergar. Já o verbo v com acento ele pode ser substituído, porém, enxerga. Observa a aplicação na frase, você enxergar tudo isso ou você enxerga tudo isso, você enxerga. logo é o verbo v com acento.
Resumo. Enquanto “vê” indica algo que está acontecendo naquele momento, assim como expressando uma ordem ou pedido ou conjugado em algumas conjugações verbais, usamos o “ver” nas locuções verbais, quando o verbo não tem sujeito e está no infinitivo impessoal.
As palavras "vão" e "irão" são conjugações do verbo "ir" em sua terceira pessoa do plural. Enquanto "irão" diz respeito a sua conjugação no futuro (eles irão), "vão" é a conjugação do verbo no presente do indicativo (eles vão). Logo, o correto é "Vocês irão ver", pois remete à ideia de algo que ainda não aconteceu.
Vimos ou viemos? Verbo “vir”. Usamos “vimos”, quando se trata de ação presente; e “viemos” quando é uma ação passada. “Ontem, viemos aqui e não o encontramos, por isso, hoje, vimos novamente”.
A forma VIMOS é do presente do indicativo. Por exemplo: “VIMOS, por meio desta, solicitar..." (o verbo VIR está na 1ª pessoa do plural, no presente do indicativo); A forma VIEMOS é do pretérito, do passado.
Por um lado, “vermos” é a 1. ª pessoa do plural do infinito pessoal (Para vermos como fica melhor, tirámos várias fotografias.) e, por outro, “virmos” é a 1. ª pessoa do plural do futuro do conjuntivo (Dar-me-ás amêndoas de chocolate, se nos virmos na Páscoa.).