Potássio (K): apresenta NOX +1 porque pertence à família IA da tabela periódica. Oxigênio (O): apresenta NOX -2 quando acompanhado por um ametal ou pelo hidrogênio (desde que a quantidade de átomos de oxigênio não seja igual a 2, por exemplo, H2O2).
Para calcularmos o nox dos elementos de uma substância devemos igualar a soma das cargas à 0. Caso seja um íon devemos igualar a soma dos nox a carga do íon. E em substâncias simples o nox é sempre igual a 0.
Cl2 = Cl apresenta NOX 0 por estar em uma substância simples; NaOH = Na tem NOX +1 por ser da família IA; O apresenta NOX -2 por ser ametal da família VIA, e H tem NOX +1 por estar perto de um ametal mais eletronegativo);
Determine o NOx do átomo de cloro nas seguintes substâncias
Como calcular o nox de HClO4?
Para determinar o NOX de HClO4, primeiramente, temos de retornar a alguns conceito de número de oxidação (NOX): O hidrogênio (H) sempre possui NOX +1; O oxigênio (O) na maior parte das vezes, apresenta o NOX -2; A carga total do HClO4 está em 0.
2. No caso de um elemento ou de substâncias simples, que são aquelas compostas de átomos de apenas um tipo de elemento, temos que o NOX é igual a zero. Alguns exemplos de substâncias assim são: O2, N2, H2, He, etc.
Analisando os compostos fornecidos e considerando os elementos do grupo 15 da tabela periódica, temos: - NaNO2: Nitrato de sódio (NaNO2) - O nitrogênio (N) pertence ao grupo 15 e possui número de oxidação +3.
O oxigênio, na presença dos chamados peróxidos, tais como K2O2 ou H2O2, assume NOx igual a -1. Já nos chamados superóxidos, tais como CaO4 e Na2O4, o oxigênio apresenta NOx igual a -1/2. Vale ressaltar que substâncias simples, tais como N2, O2, Fe(s), apresentam NOx fixo igual a zero.
Veja que o cátion apresenta carga +4, pois o NOX de cada um dos três ânions hidróxido é -1 e a do ânion cianeto também é -1, cuja somatória das cargas é igual a 0.
Em Cr2 (SO4)3, o Cr tem nox+3, logo, o nox diminuiu, portanto houve uma redução e assim, o composto K2Cr2O7 será o agente oxidante. Logo, c aumentou o noX , assim, oxidou , logo é considerado o agente redutor será C6H12O6.
Em compostos inorgânicos, os Nox que mais aparecem nos elementos são: Hidrogênio: Nox = +1. Halogênios (F, Cl, Br, I): Nox = -1. Oxigênio e enxofre: Nox = -2.
Exemplos: HClO → Sabendo que o hidrogênio (H) normalmente tem NOX +1 e o oxigênio (O) tem NOX -2, para que tenhamos uma molécula de carga 0, o cloro (Cl) deve ter NOX +1, portanto a nomenclatura desse ácido é ácido hipocloroso. HNO2 → ácido nitroso.