Desse modo, teremos que o Nox do cloro será -1 (porque ele ficou com um elétron a mais que era do hidrogênio) e o do hidrogênio é igual a +1 (porque o hidrogênio perdeu um elétron para o cloro).
Para calcularmos o nox dos elementos de uma substância devemos igualar a soma das cargas à 0. Caso seja um íon devemos igualar a soma dos nox a carga do íon. E em substâncias simples o nox é sempre igual a 0.
O HCl é uma substância composta e neutra, logo a soma dos nox é igual a zero. Cl → ? OBSERVAÇÃO: um átomo que não se encaixe nas regras (como o Cloro) não precisa ter o mesmo NOX em todas as moléculas. Acima notamos que no HCl o nox do Cloro é -1 , e no HClO, seu nox é +1.
NaCl: por ser uma substância composta, a soma dos números de oxidação do Na e do Cl deve ser igual a 0. Como o NOX do Na é fixo e igual +1, o Cl deve apresentar um NOX igual a -1.
Cl2 = Cl apresenta NOX 0 por estar em uma substância simples; NaOH = Na tem NOX +1 por ser da família IA; O apresenta NOX -2 por ser ametal da família VIA, e H tem NOX +1 por estar perto de um ametal mais eletronegativo);
O potássio é metal e o iodo é ametal, portanto, o potássio perde elétron e o iodo ganha elétron. Concluímos, então, que: Potássio: Apresenta NOX positivo. Iodo: Apresenta NOX negativo.
N2 é uma substância simples, nox 0. NO2- tem o oxigênio com nox – 2, como são 2 elementos e ainda sobra uma carga negativa, o nox do N é +3. NO3- tem o oxigênio com nox -2, como são 3 elementos e ainda sobra uma carga negativa, o N precisa ter nox +5.
Exemplos: HClO → Sabendo que o hidrogênio (H) normalmente tem NOX +1 e o oxigênio (O) tem NOX -2, para que tenhamos uma molécula de carga 0, o cloro (Cl) deve ter NOX +1, portanto a nomenclatura desse ácido é ácido hipocloroso. HNO2 → ácido nitroso.
Desse modo, teremos que o Nox do cloro será -1 (porque ele ficou com um elétron a mais que era do hidrogênio) e o do hidrogênio é igual a +1 (porque o hidrogênio perdeu um elétron para o cloro).
Em substâncias simples, o NOX dos elementos é sempre igual a zero. O NOX de um íon é igual a sua carga. Em substâncias compostas neutras, o somatório do NOX dos elementos é igual a zero. Em um íon composto (poliatômico), o somatório do NOX dos elementos é igual à carga total.