O cloro ( grego chlorós, esverdeado ) é um elemento químico , símbolo Cl de número atômico 17 ( 17 prótons e 17 elétrons ) com massa atómica 35,5 u, encontrado em temperatura ambiente no estado gasoso.
Os cloretos são aqueles compostos iônicos que contêm o ânion Cℓ-1. O cloro é da família 17 ou 7A, seu número atômico é igual a 17 e possui 7 elétrons na camada de valência (camada eletrônica mais externa do átomo).
Para encontrar o número de elétrons em cloro , primeiro localize o elemento na tabela periódica. Depois, encontre o número atômico que está localizado acima do símbolo do elemento. Como o número atômico de cloro é 17 , Cl tem 17 elétrons.
A Comissão de Legislação e Normas se constitui como Comissão Permanente do Conselho Universitário, emitindo pareceres sobre a aplicação de normas legais ou regulamentares, bem como sobre a fixação de normas complementares.
Com auxílio de uma tabela periódica, pode-se concluir que o cloro é um halogênio do grupo 3 e possui 17 elétrons na camada de valência. Fazendo a distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling, teremos o seguinte: 1s22s2 2p63s2 3p5.
O cloro, símbolo Cl, número atômico 17, é um elemento pertencente ao grupo 17 da Tabela Periódica, conhecido como sendo o grupo dos halogênios. É bastante reativo, irritante e possui apenas dois isótopos naturais: os de massa 35 e 37.
O cloro, sob forma de íons cloreto (Cl–), existe em todos os tecidos do organismo humano e é essencial à vida. O íon cloreto tem como uma de suas maiores funções a distribuição da água nos fluidos orgânicos e nos tecidos. É o ânion mais abundante no líquido extracelular.
Um átomo de cloro tem, no núcleo, 17 prótons e 18 neutrons; e ao redor do núcleo, 17 elétrons, dispostos em três órbitas: 2 na órbita K, 8 na órbita L e 7 na órbita M. A órbita M de qualquer átomo pode ter no máximo 8 elétrons. O átomo de cloro normalmente tem 7 elétrons nessa órbita.
O cloro ( grego chlorós, esverdeado ) é um elemento químico , símbolo Cl de número atômico 17 ( 17 prótons e 17 elétrons ) com massa atómica 35,5 u, encontrado em temperatura ambiente no estado gasoso.
Assim, é possível perceber que o cloro tem a tendência de formar um ânion de carga -1, assim adquirindo a configuração eletrônica do gás nobre mais próximo de si na Tabela Periódica, o argônio (Ar, Z = 18).
Cℓ-: 17 prótons e 18 elétrons: 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6 → vai até a terceira camada (M); Na+: 11 prótons e 10 elétrons: 1s2, 2s2, 2p6 → vai até a segunda camada (L). O 17Cℓ- tem maior número de camadas, sendo, portanto, o que possui maior raio atômico.
Cloro é um gás irritante ao trato respiratório e na natureza ocorre principalmente como cloreto de sódio. É muito utilizado na indústria e possui alto poder desinfetante. Representação do elemento químico cloro (Cl).
É um submúltiplo do litro. No sistema internacional de unidades (SI), o volume vem expresso em metros cúbicos pelo que é necessário converter centilitros em metros cúbicos, isto é, 1 cl = 0,01 l e 1 l = 0,001 m3, ou seja, 1 cl = 0,00001 m3.
A massa atômica do elemento cloro é 35,453 u.m.a.; Notar que não existe átomo de cloro com massa atômica 35,453 u.m.a.; esse valor é a média ponderada das massas atômicas dos átomos isótopos mais estáveis que constituem o elemento cloro.
O Cl tem número atômico (Z) = 17 e Massa Atômica (A) = 35, está localizado na grupo 17 ou família 7A e no 3o período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L8 M8 N7. Palavras-chave: cloro, símbolos químicos, tabela periódica.
O cloro é uma substância utilizada para oxidar a matéria orgânica proveniente dos mananciais e que possam aparecer na rede de distribuição. Isso significa que ele elimina ou impede que bactérias, vírus e protozoários causadores de doenças surjam e se multipliquem no percurso da estação de tratamento até as residências.