Para saber o tamanho adequado dos anzol que será utilizado é importante ter em mente as espécies que se deseja capturar. É importante conhecer sobre a espécie peixes que será pescado, como por exemplo: saber a posição da boca, o tamanho e hábitos alimentares.
A linha mais usada é entre 0.35 mm e 0.40 mm. Já entre os anzóis, estão o Chinu, Pacu, Gama Catsu e Marcego. Para pesca com antenas e de fundo, também é indicado Wide Gap. Em alguns lagos, nos quais os peixes são maiores e mais “idosos”, é preciso utilizar anzóis um pouco menores.
A Isca Macarrão Para Pesca De Pacu 100 Gramas Lambari é para o pescador que já chega pescando. Com uma ótima consistência é só abrir e isca no anzol, essa massa não solta do anzol com facilidade. A massa possui vários aromas e consistência perfeita.
O pacu se alimenta de frutas e outras substâncias, sendo praticamente onívoro; já nos pesqueiros, ele come de tudo, desde frutos, rações e pedaços de peixes, massinhas, salsicha, pão e minhoca.
Comem de frutas a insetos e moluscos, então qualquer isca natural, massas ou viva. Entre as iscas naturais o Pacu parece preferir as minhocas, massas com essência de minhoca ou massas que contenham de 22% a 30% de proteína. Pedaços de peixes maiores ou peixes pequenos também são ótimos nessa pesca.
Como o próprio nome diz é um anzol especial para Pacu, Piapara, Caranha e outras espécies do mesmo porte. Mas também pode ser usado para os mais diversos tipos de pesca. Possui ótima penetração graças à sua ponta super afiada e muito resistente.
O tamanho ideal de anzóis para pescar piau são do número 12 a 14, pois são suficientemente pequenos para caber na boca do peixe, mas fortes o bastante para segurar durante a luta.
No finalzinho da tarde, a temperatura começa a diminuir, mas a água ainda não está fria. Neste horário os peixes costumam sair para se alimentar e já se movimentam mais, por isso é um bom horário para garantir boas fisgadas: tucunarés, bagres e pacus são espécies bem ativas neste horário.
É uma espécie que vem sendo muito utilizada na piscicultura e para a formação do híbrido Tambacu em cruzamento com o Tambaqui. Pode alcançar mais de 70 cm de comprimento e pesar até 20 Kg.
O tamanho do anzol é inversamente proporcional a numeração do mesmo, até o número 1 ou seja o anzol 16 é menor que o anzol 1. A partir deste tamanho, a razão é proporcional e a numeração é acrescida do /0, ou seja o anzol 1/0 é menor que o anzol 12/0.
Algumas das melhores iscas para pesca de pirarucu são: Peixes inteiros (como tambaqui, pacu ou piau) Filé de peixe. Iscas artificiais de superfície (como as poppers)
Arremesso com iscas naturais ou artificiais: chumbadas do tipo oliva ou redondo, com 10 a 30 g, que seja colocada presa a 30 cm do anzol com o uso de um pequeno girador.
O anzol wide gap ou robaleiro foi desenvolvido para a pesca principalmente de robalos usando como isca o camarão vivo. Eles são mais finos e seu formato permite que a isca não escape com facilidade e permaneça viva por mais tempo, ficando assim mais atrativa.
O pacu e a caranha gosta muito de iscas naturais, como laranjinha de pacu, caranguejo, minhocuçu, pedacinhos de jenipapo, massas de farinha de mandioca. É uma das principais iscas naturais que é certeiro a captura deste peixe.