Números (EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica. Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100); Reta numérica.
(EF02MA05) - Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito. Objetivos específicos: Resolver situações-problema envolvendo os fatos básicos da adição e subtração por meio de estratégias pessoais.
Qual o objetivo de trabalhar a sequência dos números?
Objetivos de aprendizagem
Refletir sobre a escrita e a leitura de números relacionando-os à quantidade. Ordenar os números através da seriação, a partir de conhecimentos do Sistema Numérico Decimal.
Qual é o objeto de conhecimento da habilidade EF05MA08?
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Habilidade EF05MA03 – Unidade Temática NÚMEROS - 5º ano
O que diz a habilidade EF01MA05?
Números (EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica. Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100); Reta numérica.
A habilidade EF01MA08 consiste em: Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Atividades com habilidade (EF01MA04) - Contar a quantidade de objetos de coleções até 20 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
UNIDADES TEMÁTICAS HABILIDADES OBJETOS DE CONHECIMENTO Números (EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos. Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF01MA03?
A habilidade EF01MA03 consiste em: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
Qual o objetivo para trabalhar números é quantidades?
Associação de números e quantidades - Essa atividade tem como objetivo fazer com que a criança identifique os números e estabeleçam suas relações com a quantidade. Objetivos Específicos - Identificar e nomear os números de 0 a 10 e possibilitar o desenvolvimento das percepções visuais, auditivas e sensório-motoras.
Qual a habilidade para trabalhar sequência numérica?
Habilidade da BNCC
(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.
Qual o campo de experiência para trabalhar números?
Campo de experiência: Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações. Habilidades: Desenvolver a relação entre números e quantidades, sequência numérica, estimular a contagem através do recurso visual, coordenação motora, raciocínio lógico e concentração.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF03MA05?
Números (EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição, subtração e multiplicação com números naturais.
A habilidade EF01MA07 consiste em: Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.
A habilidade EF01MA10 consiste em: Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
A habilidade EF01MA11 consiste em: Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
Atividades com habilidade (EF01MA09) - Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
A habilidade EF02MA07 consiste em: Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
A habilidade EF02MA06 consiste em: Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.
A habilidade EF01MA15 consiste em: Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos. Reconhecer face geométrica plana existente em objetos no mundo físico de acordo com suas semelhanças e diferenças.
A habilidade EF01MA13 consiste em: Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.