A identidade de gênero É considerada a percepção que a pessoa possui de si, em relação ao gênero feminino, masculino ou ambos, e até nenhum dos dois. Independe do sexo biológico. É a compreensão da pessoa sobre ela mesma, como ela se vê e deseja ser reconhecida.
Já a identidade de gênero faz referência à forma como alguém se sente, se identifica, se apresenta, para si próprio e aos que o rodeia, bem como se perceber como ser “masculino” ou “feminino”, ou ambos, independente do sexo biológico ou de sua orientação sexual.
Identidade de gênero diz respeito à experiência interna e individual relacionada ao gênero com o qual a pessoa se identifica. A identidade de gênero não está necessariamente relacionada com características biológicas tipicamente atribuídas aos sexos masculino e feminino.
Sendo assim, gênero pode ser compreendido como um objeto de pesquisa por retratar um conceito marcado pela naturalização da violência e invisibilidade de sujeitos, pois vivemos em uma sociedade onde predominam normas modeladoras, definindo categorias sociais em homem ou mulher, dependendo tão somente de suas condições ...
vise à superação das desigualdades sociais, raciais, de gênero, de idade e de orientação sexual” (BRASIL, 2008c. Ministério da Educação. Conferência Nacional da Educação Básica.
Os gêneros textuais apresentam uma função social em uma determinada situação comunicativa, ou seja, a cada texto produzido, seleciono, ainda que inconscientemente, um gênero em função daquilo que desejo comunicar e em função do efeito que espero produzir em meu interlocutor.
Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos.
A função desse gênero textual é “apresentar as informações principais de um texto-fonte, de forma organizada e num novo texto” que envolve estratégias como “selecionar e omitir certas informações”.
“Gênero é um elemento constitutivo das relações sociais baseado nas diferenças percebidas entre os sexos… o gênero é uma forma primária de dar significado às relações de poder.” – Scott, 1995. “Uma forma de entender, visualizar e referir-se à organização social da relação entre os sexos.” – Guedes, 1995.
Muitos são os motivos para se estudar gênero no Brasil e no mundo. Os altos índices de violência contra a mulher desigualdade econômica, feminicídio, transfobia, são alguns exemplos para a importância da ampliação dos estudos nessa área.
Quais são os 3 principais tipos de identidade de gênero?
Cisgênero: é a pessoa que se identifica com o sexo biológico designado no momento de seu nascimento. Transgênero: é quem se identifica com um gênero diferente daquele atribuído no nascimento. Não-binário: é alguém que não se identifica completamente com o “gênero de nascença” nem com outro gênero.
Qual é a diferença entre gênero e identidade de gênero?
Gênero é uma construção social sobre os papéis e comportamentos atribuídos a cada sexo e aprendidos por meio da socialização. Identidade de gênero é a experiência interna, individual e profundamente sentida que cada pessoa tem em relação ao gênero, que pode, ou não, corresponder ao sexo do nascimento.
“O doutor Money cunhou os termos 'identidade de gênero', para descrever a experiência interna da sexualidade, e 'papel de gênero', para se referir às expectativas sociais de comportamento masculino e feminino.
A identidade de gênero é a forma como uma pessoa se identifica internamente em termos de masculinidade, feminilidade, ou algo diferente. Ela não é necessariamente relacionada à orientação sexual, que está relacionada à atração sexual.
Qual a função da escola ao falar sobre identidade de gênero?
Discutir as relações de gênero na escola é contribuir para o que está estabelecido na LDB (1996), assegurando o pleno desenvolvimento do educando como pessoa humana e primando pelo que a Constituição Federal (1988) estabelece ao ter como objetivo fundamental a promoção do bem de todos, sem preconceitos.
Uma pessoa com cromossomos XX geralmente tem órgãos sexuais e reprodutivos femininos e, portanto, geralmente é designada como do sexo feminino. Uma pessoa com cromossomos XY geralmente tem órgãos sexuais e reprodutivos masculinos e, portanto, geralmente é designada como do sexo masculino.
Género ou gênero, gê.ne.ro, masculino é qualquer forma ou tipo de comunicação em qualquer modo (escrito, falado, digital, artístico, etc.) com convenções socialmente acordadas desenvolvidas ao longo do tempo.
Os gêneros textuais apresentam uma função social em uma determinada situação comunicativa, ou seja, a cada texto produzido, seleciono, ainda que inconscientemente, um gênero em função daquilo que desejo comunicar e em função do efeito que espero produzir em meu interlocutor.
O resumo é um texto que se propõe a sintetizar uma ideia de um texto maior, a fim de apresentar, sem juízo de valor e alterações, as ideias do texto original. Em ambientes acadêmicos e escolares, são muito comuns as atividades que envolvem a produção de resumos sobre obras que estão sendo estudadas.
O resumo é um gênero acadêmico. Nos últimos anos, alguns pesquisadores se interessaram pelo estudo do gênero resumo, mas percebe-se que ainda é uma produção que exige muito do aluno, pois para escrever um resumo, os alunos devem ler textos, compreendê-los, sumarizá-los e produzir um novo texto.
A equidade de gênero busca eliminar qualquer discriminação, opressão, injustiça e desigualdade (social, econômica ou política), neste caso, contra a mulher.
Além de ser um direito humano básico, a igualdade entre os sexos foi considerada um dos pilares para a construção de uma sociedade livre, o que é crucial para acelerarmos o desenvolvimento sustentável. Empoderar mulheres e meninas tem um efeito multiplicador e colabora com o crescimento econômico e o progresso.