O objetivo do RISC é executar cada instrução em um único ciclo de clock. Em geral, arquiteturas do tipo RISC resultam em processadores com maior eficiência energética, mas às custas de um menor desempenho em operações complexas.
Quais as principais características da arquitetura RISC?
Menor quantidade de instruções: talvez a característica mais marcante das arquiteturas RISC, seja a de possuir um conjunto de instruções menor (todas também com largura fixa), que as máquinas que possuíam a arquitetura CISC, porém com a mesma capacidade.
O exemplo dos videogames entra aqui, mas não só isso. O RISC é muito utilizado também, por exemplo, em wearables, que também precisam de componentes de hardware capazes de gerar processamento de dados com maior eficácia.
A arquitetura RISC é constituída por um pequeno conjunto de instruções simples que são executadas diretamente pelo hardware, sem a intervenção de um interpretador (microcódigo), ou seja, as instruções são executadas em apenas uma microinstrução.
Em uma máquina RISC, temos as mesmas fases, só que executadas em paralelo. Uma fase não precisa esperar a outra terminar, para que ela se inicie. Este procedimento, não diminui o tempo de execução da tarefa, mas melhora o processamento global.
Conheça as diferenças entre CISC e RISC. (Informática Básica)
Como funciona a arquitetura RISC?
Reduced Instruction Set Computer ou Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções (RISC), é uma linha de arquitetura de processadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas.
As vantagens da arquitetura RISC é que os chips são mais simples e mais baratos por terem um menor numero de circuitos internos, e podem também trabalhar com clocks altos. Processadores RISC também é capaz de executar instruções muito mais rapidamente.
Em 1980, um grupo em Berkeley, liderado por David Patterson e Carlo Séquin, começou a projetar chips para CPUs VLSI que não usavam interpretação (Patterson, 1985; Patterson e Séquin, 1982). Eles cunharam o termo RISC para esse conceito e deram ao seu chip de CPU o nome RISC I CPU, seguido logo depois pelo RISC II.
Berkeley RISC I e RISC II (1980 e 1981): projetado por Patterson e Séquin; inspirou o projeto do processador SPARC, da SUN Microsystems. Stanford MIPS (1981): projetado por Hennessy; deu origem a MIPS Computer Systems.
Qual foi a motivação para definição do arquitetura RISC?
As arquiteturas RISC foram propostas como uma alternativa às arquiteturas CISC, uma vez que em muitos casos, notou-se que os processadores com grande conjunto de instruções CISC passava a maior parte do tempo executando um pequeno subconjunto do seu conjunto de instruções, e quase nunca executavam as instruções mais ...
A arquitetura RISC-V é uma arquitetura de conjunto de instruções (ISA – Instruction Set Architecture) de código aberto e livre de royalties que foi projetada para ser altamente modular, flexível e adequada para uma ampla variedade de aplicações.
Qual alternativa correta quanto as arquiteturas RISC?
A alternativa correta referente a uma característica das arquiteturas RISC dos processadores RISC é: Processadores RISC têm poucos registradores de propósito geral.
RISC significa 'Computador de Conjunto de Instruções Reduzidas, enquanto CISC significa Computador de Conjunto de Instruções Complexas. Os processadores RISC possuem um conjunto menor de instruções com poucos nós de endereçamento.
Qual das seguintes afirmações melhor descreve a filosofia de design por trás da arquitetura RISC?
A resposta correta é que "RISC emprega um conjunto de instruções pequeno e altamente otimizado." Isso é fundamental para a compreensão da filosofia subjacente à arquitetura RISC.
Quando abordamos arquiteturas de processador CISC e RISC podemos afirmar?
Resposta verificada por especialistas. Analisando as assertivas podemos concluir que todos itens estão corretos, pois: Na arquitetura CISC, uma instrução requer vários ciclos de máquina, enquanto uma instrução RISC usa um único ciclo.
muito simples. único ciclo do caminho de dados. Argumento RISC Argumento RISC: Mesmo que uma máquina RISC precisasse de 4 ou 5 instruções para fazer o que uma máquina CISC faria com apenas 1 instrução, se a instrução RISC fosse 10 vezes mais rápida (só hardware) a máquina RISC venceria.
Selecione o processador que segue a arquitetura RISC dentre os processadores teóricos cujas especificações técnicas são apresentadas a seguir:Processador E: 4 registradores, 64 instruções de 2 a 4 bytes de tamanho. Processador A: 16 registradores, 30 instruções de 2 a 4 bytes de tamanho.
o hardware de um processador com arquitetura RISC é muito mais complexo e de fabricação mais cara que o de um processador que utiliza arquitetura CISC.
Outra desvantagem que a arquitetura RISC apresenta é o fato de requerer sistema de memória rápida para alimentar suas instruções. Tipicamente sistemas baseados nesta arquitetura costumam apresentar grande quantidade de memória cache interna, conhecida como "first-level cache", o que encarece o projeto.
Pipeline é um método usado em processadores para executar múltiplas instruções simultaneamente. A técnica melhora o desempenho do sistema e funciona a partir da divisão de uma tarefa em partes menores, que podem ser processadas em conjunto. O processamento paralelo é uma das principais vantagens do pipeline.
Pipeline é uma técnica de implementação de processadores que permite a sobreposição temporal das diversas fases de execução das instruções. Aumenta o número de instruções executadas simultaneamente e a taxa de instruções iniciadas e terminadas por unidade de tempo.