Em geral, a bieleta costuma ter vida útil acima de 60 mil km ou 3 anos, dependendo das condições de uso do veículo. Leite destaca que sempre que for fazer a manutenção preventiva, é fundamental verificar não somente a bieleta, mas também a barra estabilizadora e buchas, bem como o conjunto de suspensão.
Em geral, a bieleta deve ser trocada a cada 60 mil km ou a cada 3 anos. Na manutenção preventiva, é importante que o mecânico analise o conjunto de bieleta, barra estabilizadora e buchas. Por ser uma haste flexível, essa peça não pode estar com folga nem ressecada.
Quando está folgada, ela costuma causar um barulho incômodo e constante. O som é semelhante ao de um porta-malas aberto, e vai aumentando gradativamente com o passar dos anos. O barulho também surge quando há uma falta de lubrificação em seu sistema, no caso em que se torna gasta.
Além de afetar a experiência das pessoas que estão no carro, andar com a bieleta ruim pode ser bastante perigoso. Isso porque os danos favorecem a ruptura do componente — algo que, em alta velocidade, aumenta a chance de acidentes graves. O rompimento da bieleta pode, inclusive, perfurar o pneu e fazer com que estoure.
O desgaste pode ser causado pelo uso comum, fazendo com que a peça chegue ao fim de sua vida útil, ou por falta de lubrificação. Esse segundo problema pode ser causado por folga ou rompimento da coifa que vai nas bieletas.
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O que faz a bieleta quebrar?
O contrário também pode acontecer: se a bieleta estiver muito apertada, poderá se quebrar. Alguns profissionais recomendam o uso de trava química para evitar esse tipo de complicação. Essa resina evita o espaço vazio entre as peças proporcionando uma fixação ideal.
As bieletas recebem os impactos, as vibrações e todas as forças que atuam no carro. Além disso, são responsáveis por melhorar a dirigibilidade, garantindo uma maior estabilidade ao veículo. Por isso, é preciso manter o seu bom funcionamento, porque, se quebrar, pode colocar a vida dos ocupantes em risco.
Quanto custa e quanto tempo leva para trocar a bieleta? O preço médio da peça varia de acordo com modelo e a marca do seu carro, mas geralmente fica entre R$ 50 e R$ 200. O tempo médio para realizar a manutenção varia de acordo com a oficina e disponibilidade da peça, mas geralmente fica entre 30 minutos e 2 horas.
Isso pode ser extremamente perigoso, pois quando essa peça se rompe, é possível que ela acabe furando o pneu e, assim, causando algum acidente. Já a sua deformação prejudica a estabilidade do carro e pode ser notada caso você sinta que a direção esteja instável.
A Nakata é a marca número 1, sendo a mais conhecida e mais comprada de acordo com a pesquisa da Revista O Mecânico em parceria com o instituto Ipec. Confie na liderança e escolha a bieleta Nakata para um sistema de suspensão impecável.
A bieleta é uma haste de metal que tem dois fixadores em suas extremidades, que são ligados à barra estabilizadora e à suspensão do carro por meio de buchas ou pinos. Todo esse trabalho dinâmico é o responsável por manter o contato dos pneus com o solo e dar estabilidade ao veículo, principalmente nas curvas.
O que acontece se o pivô está ruim? Algumas mudanças podem ser observadas nessas situações, como folga na direção, batidas secas e barulhos agudos ao fazer curvas ou percorrer desníveis. O desgaste irregular dos pneus também está entre os sinais de problemas.
O que acontece quando a bucha da barra estabilizadora está ruim?
As buchas podem igualmente endurecer, rachar e secar, o que resultará em guinchos. Esses guinchos serão percetíveis ao passar por lombadas, virar ou sempre que a barra sofra torção e girar nas buchas. Quando os seus componentes começam a desgastar-se, os sintomas podem variar de quase impercetíveis a significativos.
Rúidos: os barulhos altos no veículo são sinais de que a bieleta pode estar com problema. Ela pode estar com o pino esférico solto ou sem as borrachas que fazem a ligação com a barra, fazendo com que haja ruídos altos e um desequilíbrio na suspensão.
✅ Bieletas: 🔹 As bieletas, também conhecidas como links de barra estabilizadora, são componentes da suspensão de um carro. 🔹 São hastes que conectam a barra estabilizadora às extremidades da suspensão (geralmente aos amortecedores ou aos braços de suspensão).
Essencialmente, trata-se de uma articulação no formato de uma haste, que interliga a barra estabilizadora até a suspensão. Por meio dessa conexão, a peça fica encarregada da transferência da força dinâmica nas curvas, sendo portanto, essencial para a estabilidade do automóvel.
Sinais como desgaste visível, ruídos durante a condução, instabilidade, desgaste irregular dos pneus e vazamentos de fluido nas buchas são alguns dos sintomas que pedem para realizar a troca da barra.
Durante a realização das curvas, a bieleta é responsável por manter a estabilidade e o contato do pneu com o solo. Para alguns especialistas, essa peça se tem problemas está entre as principais culpadas por barulhos no automóvel.
A bieleta da barra estabilizadora para Onix 2020 a 2025 da marca ORIGINAL GM é um componente essencial para a estabilidade do veículo. Sua instalação nos diversos modelos compatíveis garante maior segurança e conforto durante a condução.
A barra estabilizadora do carro fica localizada na parte inferior do veículo conectando as suspensões das rodas opostas, tanto na frente quanto na traseira. Existem duas barras estabilizadoras: uma na suspensão dianteira e outra na suspensão traseira.
Pode andar com o carro sem a barra estabilizadora?
Por ser uma peça simples e não afetar diretamente o funcionamento do carro - é possível ligar o motor e trafegar sem a barra estabilizadora -, muita gente acaba negligenciando a manutenção do componente.
O pivô automotivo é um componente fundamental nos automóveis, uma vez que funciona como um elo entre o chassi do carro e o sistema de suspensão. Mais precisamente, ele liga o chassi a manga de eixo. Quanto ao seu visual, ele pode ser conhecido pelo formato esférico.