Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.
Os gêneros textuais apresentam uma função social em uma determinada situação comunicativa, ou seja, a cada texto produzido, seleciono, ainda que inconscientemente, um gênero em função daquilo que desejo comunicar e em função do efeito que espero produzir em meu interlocutor.
O resumo é um texto que se propõe a sintetizar uma ideia de um texto maior, a fim de apresentar, sem juízo de valor e alterações, as ideias do texto original. Em ambientes acadêmicos e escolares, são muito comuns as atividades que envolvem a produção de resumos sobre obras que estão sendo estudadas.
Lista é um tipo de texto que traz os nomes colocados abaixo um do outro, por ordem ou não, de algum produto, nomes de pessoas ou coisas, com o objetivo de organizar o que se planeja fazer.
Os gêneros textuais cumprem uma importante função social quando o assunto é comunicação. Embora sejam muitos, apresentam peculiaridades que nos permitem identificá-los. Você já se deu conta da infinidade de situações comunicacionais às quais somos expostos ao longo de nossa vida?
Gêneros textuais – O que são Gêneros Textuais (Entenda Agora Mesmo)
Qual o objetivo do gênero textual?
Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.
Trabalhar com gêneros textuais permite ainda a articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para o aprendizado significativo de prática de leitura, produção e compreensão.
O relatório é um texto de caráter expositivo cuja finalidade é relatar, de maneira detalhada ou não, o funcionamento de uma instituição ou mesmo uma atividade específica em um determinado período.
O gênero narrativo tem como principal objetivo contar um acontecimento – narrar tudo o que aconteceu. Por isso, esse tipo de texto traz uma série de fatos, desdobramentos e conclusões para o leitor.
A habilidade EF69LP07 consiste em: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica ...
Informações sobre o gênero: A resenha é um texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. A função social da resenha é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações.
Roteiro é um texto que indica e sistematiza informações básicas que constituirão um trabalho previamente guiado. Sabe-se, portanto, que esse é um gênero discursivo multifacetado com pertinência em diversas áreas da interação humana, seja na ciência, nas artes, na saúde ou na educação.
“gênero é um elemento constitutivo das relações sociais baseado nas diferenças percebidas entre os sexos… o gênero é uma forma primária de dar significado às relações de poder.” – Scott, 1995. “uma forma de entender, visualizar e referir-se à organização social da relação entre os sexos.” – Guedes, 1995.
A carta é um gênero textual de correspondência, o qual visa a estabelecer uma comunicação direta entre os interlocutores, para transmitir diferentes tipos de mensagens. Por seu contexto de circulação, as cartas podem ser divididas em: carta pessoal. carta comercial.
Qual a importância dos gêneros textuais no processo de aprendizagem?
A adoção de práticas educativas que se baseiam no ensino da língua por meio de gêneros textuais é de grande préstimo no ambiente escolar, pois possibilita que o aluno compreenda de maneira mais eficiente as situações comunicacionais em que participa no seu dia-a-dia.
Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence.
A entrevista é uma conversa entre duas uma ou mais pessoas com a finalidade básica de saber algo sobre alguém ou sobre algum assunto específico. As entrevistas podem ser variadas, por exemplo, entrevista de emprego, entrevista de pesquisa, entrevista com personalidades públicas.
- Uma ótima alternativa para o educador explorar os diferentes gêneros textuais é dividir a sala em grupos e sugerir que os alunos tragam jornais, e outros textos mencionados anteriormente, para a sala de aula.
O resumo é um gênero textual que consiste em extrair as ideias e pontos principais de uma obra original e reproduzi-las em um novo texto mais curto e objetivo. Não se trata, portanto, de uma cópia, mas, sim, de uma síntese.
Os tipos textuais definem as características estruturais e gramaticais dos textos, ou seja, definem as estruturas sintáticas mais utilizadas, as classes de palavra com maior evidência, os elementos que compõem os tipos e o objetivo linguístico de cada categoria, o que cada tipo deseja expressar ao seu leitor.
Reportagem é um texto pertencente ao gênero jornalístico que tem como principal função expor, opinar ou interpretar informações do cotidiano. Na TV ou nos jornais e revistas, a reportagem é um dos gêneros jornalísticos mais consumidos pelo público.
Dessa forma, os gêneros textuais são utilizados nas práticas sociais do dia a dia. Por meio deles, atingimos variados objetivos de comunicação verbal ou não verbal, escrita ou oral. Em sua estruturação, utilizamos os tipos textuais para narrar, descrever, ordenar ou pedir, informar ou defender nossas ideias.
Gêneros textuais são estruturas relativamente estáveis de composição, com as quais realizamos intervenções sociais, tanto por escrito quanto por meio da fala, ou seja, os gêneros são as ferramentas, os instrumentos que utilizamos para podermos exercer os atos comunicativos em geral: uma curta mensagem via Whatsapp, e- ...
A BNCC entende que diferentes formatos e gêneros textuais fazem parte da vida das pessoas e devem ser explorados também em sala de aula. É válido trazer HQs e receitas, mas também abordar a produção digital, como e-mails, blogs, podcast, memes, vlogs e outros formatos típicos da cultura jovem atual.