Qual o objetivo de trabalhar a identidade do aluno?
Objetivo: Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio da brincadeira, da interação social e da vivência em diferentes situações, percebendo-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças.
Reconhecer características pessoais (físicas e culturais), com valorização das semelhanças e diferenças, promovendo atitudes de respeito às individualidades.
Justificativa: Trabalhar a identidade das crianças é uma das formas mais seguras de favorecer o conhecimento e a convivência entre elas. Ajudando-as a perceberem que também atuam no mundo em que vivem.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
Revista de EBD Betel Dominical 3: Não farás para ti imagem de escultura: ... Único e Verdadeiro Deus
Qual a importância da construção da identidade?
O estudo da formação da identidade pessoal permite a avaliação do desenvolvimento do indivíduo, oportunizando o reconhecimento de possíveis desvios e a atuação preventiva.
Ele tem o objetivo de identificar a população, garantindo-lhe a sua individualidade, o torna visível e oficializa o cidadão. Ele contém informações importantes como nome, data de nascimento, filiação e fotografia para confirmar a identidade de um indivíduo.
O reconhecimento da própria identidade é um dos pilares do desenvolvimento infantil. A BNCC enfatiza a importância de práticas educativas que respeitem e promovam a diversidade cultural, social, de gênero, entre outras, permitindo que as crianças desenvolvam um senso de pertencimento e autoestima desde cedo.
Identidade é um dos temas a serem explorados tanto na educação infantil quanto nos primeiros anos do ensino fundamental, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destinada para essa etapa de ensino.
O que faz fortalecer a construção da identidade pessoal?
A cultura, através dos costumes, tradições, hábitos e relações sociais auxilia no processo de construção da identidade pessoal, ela é expressa por meio de marcas e características oriundas da tradição, herança cultural e incorporação de elementos atuais.
Resumo. O documento de identidade é um direito à cidadania. Possibilitar a correta individualização da pessoa e permitir que ela seja reconhecida no mundo jurídico é de fundamental importância.
O que as crianças aprendem com o projeto identidade?
Estimula o desenvolvimento do diálogo e da linguagem oral. Faz a criança reconhecer os limites dos outros indivíduos. Constrói com mais autonomia um sentido de autoimagem. Dá a elas noções básicas de existência em coletivo.
Como explicar para uma criança o que é identidade?
A identidade é construída ao longo de nossa vida, a partir das coisas e experiências que passamos, ou seja, através das nossas relações sociais. É pensar sobre si, julgar-se a partir dos valores em que se vive como bom ou ruim, melhor ou pior, igual ou diferente, etc.
Uma vez que a identidade proporciona a compreensão das predileções do indivíduo, e seu pertencimento a determinado espaço ou local, no qual a cultura faz- se presente, englobando várias simbologias, crenças e valores que trazem história.
A identificação civil dos brasileiros é realizada por meio da emissão de documento conhecido como Carteira de Identidade (RG). Ele tem o objetivo de identificar a população, garantindo-lhe sua individualidade nos diversos atos da vida em sociedade.
Atividade: Estimule a criança a olhar atentamente a própria imagem. Solicite que ela toque diferentes partes do corpo. Sugira brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Encoraje-a a imitar os gestos das outras crianças.
A construção da identidade da criança começa junto à família e ganha força no ambiente educacional, onde as atividades diárias desempenham um papel fundamental. Ao introduzir a criança em um universo social diversificado, a escola estimula novas interações e a percepção dos outros como indivíduos únicos.
Propostas como o trabalho com o próprio nome, a construção da árvore genealógica, a comparação de hábitos da rotina entre as famílias são exemplos de como essa "brincadeira" de criação de autoimagem e percepção da alteridade podem se dar de maneira lúdica e significativa para as crianças.
Proporcionar a criança experimentações que levem a descoberta da sua identidade mediante o resgate de sua história, do seu corpo, da convivência com o outro (crianças e adultos), respeitando suas potencialidades e limitações.
Objetivo: Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio da brincadeira, da interação social e da vivência em diferentes situações, percebendo-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças.
A identidade é o ponto de referência, a partir do qual surge o conceito de si e a imagem de si, de caráter mais restrito. Seria mais sensato dizer que essa singularidade, o reconhecimento pessoal dessa exclusividade, não é construída, mas vai sendo construída, a fim de abandonar a noção de imutabilidade.
Organizar atividades individuais como criação e confecção de crachás, a partir de desenho e cartaz para a identificação da criança, assim como portfólio e o livro da identidade. Trabalhar a percepção do corpo a partir de observações sistemáticas: do rosto, dos cabelos, das partes do corpo, da altura, etc.
Identidade é o conceito que atravessa as áreas da sociologia e da antropologia e está ligado às características do grupo social no qual o indivíduo está inserido. Alguns fatores tal como a cultura, a história, o local e o idioma são importantes para que um grupo compartilhe elementos identitários.
A filosofia contemporânea – principalmente a fenomenologia - tem tratado esta questão como o fundamento do ser : a identidade é o que permite ao sujeito tomar consciência de sua existência, o que se dá através da tomada de consciência de seu corpo (um estar-aí no espaço e no tempo), de seu saber (seus conhecimentos ...