Qual é o objetivo do CPC?
Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o CPC tem como objetivo "o estudo, o preparo e a emissão de documentos técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu ...Quais são os CPCs mais importantes?
Quais CPCs São Considerados Mais Importantes Para Concursos?
- CPC 31 – Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada.
- CPC 36 – Demonstrações Consolidadas.
- CPC 46 – Mensuração ao Valor Justo.
- CPC 47 – Receita de Contratos com Clientes.
- CPC 48 – Instrumentos Financeiros.
O que é participação discricionária?
O IFRS 4 define uma participação discricionária (DFP) como um direito contratual que o segurado possui de receber benefícios adicionais, como um suplemento a benefícios garantidos que: São provavelmente uma porção significativa dos benefícios totais do contrato.Quais são os CPC da Contabilidade?
Compõem o CPC: a- ABRASCA – Associação Brasileira das Companhias Abertas; b- APIMEC NACIONAL – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais; c- BM&FBOVESPA S.A. Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; d- CFC – Conselho Federal de Contabilidade; e- IBRACON – Instituto dos Auditores ...CPC COMENTADO - ART. 11 - publicidade e fundamentação das decisões
Qual o conceito de CPC?
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade de um curso específico de uma Instituição de Educação Superior (IES). Popularmente chamado de “Nota do curso”, o conceito varia dentro de uma escala de 1 a 5, sendo que 1 indica a pior qualidade e 5 a melhor qualidade.O que diz o CPC?
O Novo CPC (CPC/2015) é uma das principais legislações do ordenamento jurídico brasileiro. Não só é a regra processual geral em Direito Civil, como atua de forma subsidiária nas demais áreas. Portanto, determina os procedimentos gerais e serve à elucidação de procedimentos especiais.O que é competência discricionária?
Discricionariedade é a liberdade de ação administrativa, dentro dos limites permitidos em lei, ou seja, a lei deixa certa margem de liberdade de decisão diante do caso concreto, de tal modo que a autoridade poderá optar por uma dentre várias soluções possíveis, todas, porém, válidas perante o direito.O que é discricionariedade exemplo?
A discricionariedade administrativa refere-se à forma que a Administração Pública utiliza de seu poder para exercer atos administrativos com a finalidade de atender as necessidades públicas. O Poder Judiciário poderá ser acionado para atuar no caso concreto, fazendo atuar a jurisdição.O que é CPC 50?
Este pronunciamento estabelece princípios para o reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação de contratos de seguro dentro do alcance deste pronunciamento. O objetivo deste pronunciamento é assegurar que a entidade forneça informações relevantes que representem fielmente esses contratos.Em que ano foi criado o CPC?
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) surgiu em 2005 com o objetivo de centralizar a emissão de normas contábeis no Brasil, até então emitidas por diversos órgãos com diretrizes e interesses distintos.Quais são as normas IFRS?
As normas do IFRS (International Financial Reporting Standards) abrangem um conjunto de 32 regras internacionais de contabilidade emitidas pelo IASB (International Accounting Standards Board). Essas normas foram criadas para padronizar os procedimentos contábeis e critérios de negociação em empresas ao redor do mundo.O que é o CPC 36?
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis 36 (CPC 36) tem como objetivo elaborar demonstrações consolidadas quando uma entidade controla uma ou mais empresas. Imagine um Grupo Empresarial que é responsável por controlar uma ou mais empresas.Quais os objetivos do CPC 12?
Objetivo do PronunciamentoO objetivo deste Pronunciamento é especificar procedimentos para cálculo desses ajustes a valor presente no momento inicial em que tais ativos e passivos são reconhecidos, bem como nos balanços subsequentes.