LISTA É UM TIPO DE TEXTO QUE TRAZ OS NOMES COLOCADOS ABAIXO UM DO OUTRO, POR ORDEM OU NÃO, DE ALGUM PRODUTO, NOMES DE PESSOAS OU COISAS, COM O OBJETIVO DE ORGANIZAR O QUE SE PLANEJA FAZER.
Lista é um tipo de texto que traz os nomes colocados abaixo um do outro, por ordem ou não, de algum produto, nomes de pessoas ou coisas, com o objetivo de organizar o que se planeja fazer.
A atividade também possibilita o conhecimento das letras – sua forma gráfica, seu valor sonoro e sua ordem no alfabeto. Além da lista de nomes, é interessante construir outras com temas variados, como, por exemplo, frutas, animais e brinquedos. Nestas, as palavras não precisam estar em ordem alfabética.
Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence.
AS LISTAS PODEM SER ORGANIZADAS EM ORDEM ALFABÉTICA, EM ORDEM DE IMPORTÂNCIA E ATÉ MESMO EM ORDEM DE PREFERÊNCIAS. PEGUE SEU CADERNO E FAÇA UMA LISTA DE TÍTULOS DE HISTÓRIAS QUE VOCÊ JÁ OUVIU NA ESCOLA. NO SEU ANIVERSÁRIO, QUEM DA SUA TURMA VOCÊ CONVIDARIA? CRIE A SUA LISTA DE CONVIDADOS!
LISTA É UM TIPO DE TEXTO QUE TRAZ OS NOMES COLOCADOS ABAIXO UM DO OUTRO, POR ORDEM OU NÃO, DE ALGUM PRODUTO, NOMES DE PESSOAS OU COISAS, COM O OBJETIVO DE ORGANIZAR O QUE SE PLANEJA FAZER. OU SEJA, É UM TIPO DE TEXTO QUE USAMOS PARA ORGANIZAR NOSSAS ATIVIDADES.
Os tipos textuais definem as características estruturais e gramaticais dos textos, ou seja, definem as estruturas sintáticas mais utilizadas, as classes de palavra com maior evidência, os elementos que compõem os tipos e o objetivo linguístico de cada categoria, o que cada tipo deseja expressar ao seu leitor.
Qual a importância de se trabalhar com os gêneros textuais?
Trabalhar com gêneros textuais permite ainda a articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para o aprendizado significativo de prática de leitura, produção e compreensão.
Resposta. Finalidade de Gênero significa: Gênero descritivo,que propõe-se a apresentar conteúdos nas mais diversas áreas de conhecimento. Exemplo : se você estiver trabalhando com o seguinte texto instrucional:uma receita..
Ao trabalhar o texto, os alunos não só desenvolvem a interpretação, mas também adquirem a compreensão de sua funcionalidade diante da variação de potencialidades de ocorrências representativas, de acordo com sua relação com a identidade do que está representando. Palavras-chave: Ética. Educação.
A habilidade EF69LP07 consiste em: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica ...
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências ...
Os gêneros textuais apresentam uma função social em uma determinada situação comunicativa, ou seja, a cada texto produzido, seleciono, ainda que inconscientemente, um gênero em função daquilo que desejo comunicar e em função do efeito que espero produzir em meu interlocutor.
O resumo é um texto que se propõe a sintetizar uma ideia de um texto maior, a fim de apresentar, sem juízo de valor e alterações, as ideias do texto original. Em ambientes acadêmicos e escolares, são muito comuns as atividades que envolvem a produção de resumos sobre obras que estão sendo estudadas.
Considerando esse questionamento, ressalte que todo texto tem sua função social e, por isso, pretende, por exemplo, informar ou esclarecer, expor um ponto de vista, refutar uma posição, narrar um acontecimento, fazer uma advertência, persuadir alguém de alguma coisa, etc.
O gênero textual, por sua vez, é outra categoria que prioriza os traços comunicativos, contextuais e sociais que influenciam, também, na organização dos textos. Essa categoria classifica os textos por suas funções sociocomunicativas, considerando-se, além da estrutura linguística, os aspectos extralinguísticos.