Seu objetivo, inicialmente, era ser um teste de personalidade. Porém, acabou se tornando uma avaliação psicológica voltada para identificar comportamentos dominantes das pessoas. Também chamado de “Teste dos palitinhos”, esse teste é comumente utilizado nos exames para obtenção de carteira de habilitação (CNH).
No teste palográfico, avalia-se a maneira como cada pessoa desenha os palos no papel. A partir disso, é possível detectar suas características. A avaliação pode ser feita a partir da observação de diversos aspectos dos traços: inclinação, distância, direção, tamanho, pressão, velocidade.
Qual a lógica do teste psicotécnico dos tracinhos?
A organização dos traços indica uma orientação do indivíduo no espaço. Serve para analisar o grau de organização da pessoa por meio da distância, direção e tamanho dos traços e de uma regularidade nas margens. Pressões pelas marcas deixadas no papel.
Qual o significado do teste psicológico dos tracinhos?
O teste palográfico é utilizado em processos seletivos e ajuda o RH a prever e reconhecer comportamentos e personalidades dos candidatos. Testes psicológicos têm grande valor para a construção e a manutenção do capital humano de qualquer empresa.
Como funciona o teste PALOGRÁFICO? (Exame psicotécnico Ep. 1)
O que reprova no palográfico?
As soft skills são as habilidades e competências comportamentais de uma pessoa. Elas são formadas por aprendizados únicos e características pessoais, ou seja, é muito difícil de ser analisado. É por isso que o teste palográfico não reprova ninguém, pois ele apenas analisa aquilo que torna a pessoa subjetiva e única.
Os palos podem ser interpretados de várias maneiras: Inclinação dos traços: Palos inclinados para a direita podem indicar uma personalidade extrovertida, enquanto os que se inclinam para a esquerda podem sugerir introversão ou insegurança.
Além de avaliar o equilíbrio emocional, esse teste psicológico ajuda a identificar aspectos como o nível de autoconfiança e até de extroversão de uma pessoa. Então, apesar de não ter respostas certas ou erradas, ele pode reprovar um candidato a uma vaga.
O teste palográfico é um teste que avalia a parte quantitativa (quantos palos você fez e quanto muda essa produtividade ao longo do teste) e qualitativo (aspectos da personalidade avaliados através da forma que o teste é feito). Não existe uma quantidade mínima para aprovação.
Portanto, o profissional deve ser capaz de identificar se os palos estão, como já pontuamos, muito estreitos, espaçados, amplos, inclinados, irregulares, crescentes, decrescentes ou equilibrados. Dentro disso, também precisa conhecer como cada um deles se relaciona com a personalidade do candidato.
Questão Policial - PMs e BMs (Oficiais) “O teste Palográfico pode ser considerado um teste expressivo de personalidad... Ganchos ou arpões – São pequenos traços que formam um ângulo agudo em uma das extremidades dos palos, que funcionam como um freio ou contenção dos impulsos e são indicativos de agressividade.
A correção é realizada pela avaliação quantitativa e qualitativa, com base nos traços realizados. Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade e sexo. Avaliar as principais características da personalidade.
Falta de habilidades cognitivas: O psicoteste pode avaliar as habilidades cognitivas do candidato, como raciocínio lógico, memória e capacidade de concentração. Se o candidato não atender aos critérios mínimos nessas áreas, poderá ser reprovado.
Não tente fazer algo forçando algum dado que isso só vai te prejudicar. Um bom avaliador através de outras técnicas irá perceber seu comportamento e isso transparecerá algo negativo para você.
O que é o teste palográfico? O teste palográfico é uma avaliação da personalidade utilizada para avaliar o perfil de uma pessoa. Popularmente chamado de teste do palitinho, esse instrumento ficou especialmente conhecido pelas provas de psicotécnico do Detran.
Como o exame dos risquinhos pode mostrar traços de personalidade e de como uma pessoa se comporta diante de uma tarefa estressante e repetitiva, o avaliador consegue detectar se o candidato tem as soft e hard skills desejadas.
O teste palografico é um teste de personalidade, não reprova, pois seu objetivo é mostrar como você é. Não há necessidade de outro teste quando o psicólogo quer analisar apenas sua personalidade que pode ser confirmada com uma entrevista.
No teste Palográfico não existem respostas certas ou erradas, serve apenas para avaliar se sua personalidade é de acordo com a vaga de emprego. Não se preocupe, pois o teste não é a principal ferramenta para aprovar alguém no processo seletivo. Caso necessite procure um profissional.
Qual a finalidade do teste psicológico dos pauzinhos?
O teste palográfico, também conhecido como teste dos pauzinhos, destaca-se como um instrumento valioso na avaliação de características comportamentais por meio de técnicas gráficas. Considerado um teste expressivo, ele focaliza a análise das respostas do avaliado diante de uma mesma tarefa.
A interpretação dos resultados do teste Palográfico requer conhecimento e experiência por parte do psicólogo. Cada traço e desenho realizado pelo indivíduo pode revelar informações sobre sua personalidade, como características emocionais, nível de energia, impulsividade, organização e controle.
Como dito anteriormente, o teste psicotécnico só pode ser aplicado por psicólogos habilitados pelo CFP e credenciados ao Detran. Dessa forma, não é recomendado fazer “simulados” para o exame, uma vez que não existe certo ou errado durante essa avaliação.
Mede-se em milímetros a distância do primeiro ao último palo por intervalo de tempo e divide-se pelo número de palos realizados em cada um dos tempos obtendo-se a média da distância entre os traçados em cada intervalo de tempo. Essas médias devem ser somadas e divididas por 5, conseguindo-se a média global.
A posição do examinando e da folha, durante a aplicação, deve ser a mesma que ele utiliza normalmente para escrever, de forma natural e espontânea. Caso algum examinando interrompa o teste por qualquer motivo, deve-se pedir que aguarde e deverá ser feita uma nova aplicação depois que os outros terminarem.