Objetivos do ensino de Arte A disciplina Arte deve garantir que os alunos vivenciem e compreendam aspectos técnicos, criativos e simbólicos em música, artes visuais, teatro, dança e suas interconexões.
A arte serve para o ser humano expressar seus sentimentos, pensamentos e convicções. A intenção do homem perante a arte, naturalmente, varia de acordo com o contexto em que seu autor está inserido.
Um objetivo artístico é a intenção ou propósito por trás de uma obra de arte. É a meta que o artista deseja alcançar ao criar sua obra, seja ela uma pintura, escultura, música, dança, teatro ou qualquer outra forma de expressão artística.
Os objetivos específicos correspondem aos resultados concretos que o projeto pretende alcançar e contribuem para o alcance do objetivo geral. Normalmente, são frases completas, porém curtas. Não defina seu objetivo específico somente com uma palavra, por exemplo: infraestrutura, casa-do-mel ou plantio.
Arte pela arte é um sistema de crenças que defende a autonomia da arte, desligando-a de razões funcionais, pedagógicas ou morais e privilegiando apenas a Estética. A origem desse conceito remonta a Aristóteles, mas só foi desenvolvido e consolidado em meados do século XVIII.
Como faço um objetivo geral e específico de um projeto cultural?
Qual é o objeto de conhecimento da arte?
Conhecer, reconhecer e explorar os elementos da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, volume, superfície, presentes na natureza, nas obras de arte e imagens do cotidiano, para elaborar composições artísticas tanto no bidimensional, como no tridimensional.
Para descrever os objetivos específicos deve-se usar verbos que denotam ações práticas. Isso porque, ao ler as descrições específicas, o pesquisador compreenderá o que precisa fazer para alcançar o geral. Os objetivos específicos, portanto, servem como um passo a passo de como chegar ao geral.
As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.
O estudo artístico auxilia o aluno a desenvolver e a trabalhar várias características, como o foco e a concentração, a disciplina, a imaginação, o senso crítico, a criatividade, a resiliência, além de aumentar o repertório cultural e histórico do estudante.
A arte pode servir para comunicar ideias, expressar emoções, questionar normas sociais, e muito mais. Conhecer essas funções ajuda a entender a influência e o impacto da arte em nossa sociedade e em nossas vidas individuais.
Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.
Qual a diferença de objetivos gerais e específicos?
Os objetivos gerais são como estados: apontam os lugares por onde você pretende passar até chegar onde deseja. Já os objetivos específicos são como as estradas: indicam o caminho que será percorrido para que esse movimento aconteça.
O ideal é sempre utilizar verbos no infinitivo no início do enunciado dos objetivos. Ou seja: verbos que terminem: com ar, er ou ir. Isso porque os verbos no infinitivo facilitam a compreensão da finalidade do trabalho.
Um objetivo de projeto eficaz deve ser específico, ou seja, bem definido e detalhado. Isso implica em descrever claramente o que será alcançado, quem estará envolvido, onde e quando acontecerá, e quais recursos serão necessários.
O que colocar nos objetivos específicos de um plano de aula?
Os objetivos específicos podem ser pensados como proposições referentes às mudanças comportamentais3 esperadas para um grupo em específico. Exemplo: “Ao término da aula, o aluno deverá ser capaz de identi- ficar a diferença entre teoria e discurso no texto pro- posto”.
Specific (Específico): Um objetivo deve ser específico para que todos os envolvidos tenham uma compreensão clara do que precisa ser alcançado. Measurable (Mensurável): Os objetivos devem ser mensuráveis. Se criarmos uma meta que não pode ser medida, não podemos saber se ela foi alcançada ou não.
O conhecimento da Arte apresenta-se com eficiência na possibilidade de ampliação de perspectivas para compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente.
ARTES VISUAIS – conhecer e explorar múltiplas culturas visuais em diversos tempos históricos junto com o diálogo acerca das diferenças entre elas, para ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e produção cultural.