O óleo 5w30 é tecnicamente mais fino que o 5w40. Isso significa que ele tem uma menor resistência ao fluxo, especialmente em temperaturas mais baixas, o que pode ser benéfico em ambientes frios ou durante a partida inicial do motor.
A importância de substituir o óleo 5w30 pelo 5w40 e vice-versa só é possível quando é permitido pelo fabricante do veículo. Caso contrário, o motor pode avariar-se prematuramente.
O 5w40 é melhor para dar partida no motor em baixas temperaturas, pois flui mais facilmente nessas temperaturas. Quando o motor está funcionando e quente, 5w40 e 10w40 têm altas viscosidades e são igualmente eficazes na proteção contra o desgaste do motor.
O óleo 10w40 é muito mais espesso do que o óleo 5w30. A viscosidade do óleo 5w30 a baixas temperaturas é de 5, enquanto a viscosidade do óleo 10w40 a baixas temperaturas é de 10. A viscosidade do óleo 5w30 a altas temperaturas é de 30, enquanto a viscosidade do óleo 10w40 a altas temperaturas é de 40.
Misturar os tipos de óleos mineral e sintético, ou mesmo com viscosidades diferentes, podem comprometer peças e o motor como um todo. Em caso de emergência, você pode até fazer a mistura, mas deve substituir todo o óleo assim que possível.
Qual é o correto 5W30 ou 5W40 no Fluence?Dicas de compra correta e qual óleo recomendo
Qual o melhor óleo 5W30 ou 5W40?
Em geral, o 5w30 é um ótimo óleo multigraduado para diferentes espectros de temperatura. Também é mais eficiente em termos de combustível. 5W40 é um óleo de motor que penetra mais rapidamente nos mecanismos ativos e proporciona uma excelente lubrificação no arranque.
Qual o óleo que substitui o 5W30? Assim, no caso de ser recomendado o 15W40, tanto pode ser usado em substituição um 10W40 (mais fluido a frio, igual a quente) quanto um 15W50 (igual a frio, mais viscoso a quente), mas não um 5W30 (fluido demais a quente) ou um 20W50 (grosso em excesso a frio).
Informações do produto: LUBRAX VALORA 5W-30 atende às especificações FORD WSS-M2C946-A e Chrysler MS6395. Podendo ser também utilizado em veículos que requeiram lubrificantes 10W30 como HONDA, TOYOTA e demais fabricantes.
SAE 25W-50: Este óleo tem uma viscosidade mais elevada, ideal para motores que têm maior desgaste interno devido à alta quilometragem. SAE 20W-60: Este tipo de óleo oferece uma proteção robusta para motores antigos ou muito rodados, assegurando uma melhor lubrificação mesmo sob condições severas.
Quantos km posso rodar com óleo 5w30? A quilometragem que você pode rodar com óleo 5W30 varia, mas de acordo com o fabricante, a troca do óleo deve ser feita a cada 10 mil quilômetros ou a cada 6 meses, dependendo do que ocorrer primeiro.
o óleo semissintético 10W40 deve ser trocado a cada 10.000 km; o óleo sintético 5W40 deve ser trocado a cada 15.000 km; o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 km.
O que acontece se eu colocar um óleo mais fino no motor?
Um lubrificante com viscosidade inferior a recomendada, sob altas temperaturas pode, eventualmente, “vazar” da folga. Com isso, a lubrificação hidrodinâmica (cunha de óleo) pode cessar. Tem-se então a lubrificação limítrofe ou mesmo atrito seco, dependendo da condição de funcionamento.
Óleo de motor, Sintético 5w40 Quartz 9000 – TotalEnergies é um lubrificante 100% sintético indicado para motores a gasolina, etanol, flex, GNV e diesel leve sem DPF. Especialmente formulado para atender a motorizações turbo, multiválvulas, injeção direta.
Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.
Os números à esquerda do W (5, 10 e 15) representam a viscosidade do óleo de motor quando este se encontra à temperatura ambiente. Os números à direita do W (30, 40) representam a viscosidade do óleo à temperatura ideal do motor em funcionamento, ou seja, quando o veículo está em movimento.
Óleos mais finos, como o 5w30, garantem uma lubrificação rápida em baixas temperaturas, enquanto óleos mais espessos, como o 5w40, mantêm uma película protetora mais robusta em altas temperaturas, reduzindo o desgaste do motor.
APLICAÇÃO: Recomendado para veículos nacionais ou importados com mais de 100.000 km de uso. Motores com consumo excessivo de óleo (acima da tolerância estabelecida pelo fabricante, usualmente de 500/800 ml a cada 1.000 km).
Fiat: Mobi 1.0 (2016 a 2023), Argo 1.0/1.3/1.8 (2017 a 2023), Toro 1.8/2.4 (2016 a 2021), Strada 1.4 (2013 a 2023); Jeep: Renegade 1.8 (2015 a 2021), Compass 2.0 (2015 a 2021); Nissan: Kicks 1.6 (2016 a 2022), Sentra 2.0 (2010 a 2020), Versa 1.6 (2012 a 2020), March 1.0/1.6 (2012 a 2020).
Em contrapartida, um lubrificante 5W-30 irá ter maior vantagem em temperaturas mais baixas, em especial na partida, quando comparado à um 10W-30, por ter um grau SAE à frio menor, ele se torna mais fluido e garante uma lubrificação inicial mais rápida.
Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%. É claro que o 5W30 é mais caro, mas a economia de combustível pode compensar no longo prazo”, diz o engenheiro.
Em muitos casos, é possível alternar entre óleo 5w30 e 5w40, mas é importante verificar o manual do proprietário do seu veículo para determinar as especificações recomendadas. Não misture óleos de diferentes viscosidades sem consultar um profissional.
Conclusão. A escolha certa do óleo 5w30 é fundamental para que seu carro não falhe e mantenha o melhor desempenho. Nós te recomendamos o Óleo 5w30 Motorcraft Ford, que é conhecido por ajudar a proteger o motor, o que é uma grande vantagem para os motoristas que querem manter seus veículos em boas condições.
O óleo 20W50 é uma opção comum para motores com mais de 100 mil km. Sua viscosidade mais alta é benéfica para carros com motores que já apresentam algum nível de desgaste. Esses óleos ajudam a reduzir o consumo de óleo e a manter a lubrificação eficiente, essencial para o bom funcionamento do motor.