Frequentemente o sentido da vida é associado com a busca pela felicidade. Alguns filósofos avaliaram que a felicidade resultava da satisfação dos desejos e de uma vida simples, sem dores e preocupações, uma visão bem distante da realidade. A vida está em constante movimento e mudança é a única permanente deste fluxo.
Em termos da definição Fisiológica, a vida foi definida como qualquer sistema capaz de executar um número de funções tais como: Alimentação, metabolização, excreção, respiração, movimento, crescimento, reprodução, resposta a estímulos externos.
Atualmente não há consenso quanto à definição de vida. Uma definição popular é que os organismos são sistemas abertos que mantêm a homeostase, são compostos de células, têm um ciclo de vida, sofrem metabolismo, podem crescer, se adaptar ao ambiente, responder a estímulos, reproduzir e evoluir.
Para alguns, o sentido da vida pode estar relacionado à busca pela felicidade, realização pessoal, crescimento espiritual, contribuição para o mundo ou conexões significativas com outras pessoas.
O que é o propósito de vida, afinal? O nosso propósito de vida é aquilo que nos faz mover, que nos faz sentir vivos, que nos alimenta com amor, sentimento de pertença e gratidão. Além disto, o propósito de vida relaciona-se com os planos que tem para si e para os que estão à sua volta.
Para os filósofos gregos, a vida é uma propriedade da matéria; é eterna e surge quando as condições se mostram propícias. Estas ideias aparecem claramente nos escritos de Tales, de Demócrito, de Epícuro, de Lucrécio e, mesmo, nos de Platão.
Morte natural – é aquela que resulta de uma doença, patologia. Acontece naturalmente, afinal a morte é um processo natural. Morte violenta – é a que resulta de ato praticado por outra pessoa (homicídio), ou por si mesma (suicídio), ou em razão de acidentes, sempre existindo responsabilidade penal a ser apurada.
O objetivo da vida é a felicidade. No entanto, muitos de nós lutamos para encontrá-lo em um mundo cheio de estresse e expectativa. As pessoas tendem a acreditar que para alcançar a felicidade basta ter dinheiro (riqueza), e acumular uma série de objetos e bens materiais.
Não cabe ao psicólogo dizer ao indivíduo qual o sentido da sua vida. O sentido da vida é único para cada pessoa, muda de acordo com a época e situação de cada um (ou seja, não vai ser o mesmo a sua vida inteira), é concreto (você pode realizar) e acessível a todos.
Considere falar com um psicólogo ou psiquiatra para obter ajuda para lidar com a situação e encontrar sentido na vida. Se você vive com um problema de saúde mental, eles também podem ajudá-lo a controlar os sintomas que podem contribuir para os sentimentos que você está vivenciando.
No entanto, é muito difícil chegar a uma definição precisa da vida. Por causa disso, muitas definições de vida são operacionais — nos permitem separar seres vivos de seres não vivos, mas realmente não definem precisamente o que é vida.
Os dicionários em geral definem a palavra Vidaenquanto:“propriedade que caracteriza os organismos (animal e vegetal) cuja existência evolui do nascimento até a morte”, ou seja, “Vida”, que aparece na qualidade de sinônimo de “Existência” é conceituada como sendo o período em que determinado ser “animado”, animais, ...