O que é a figura de linguagem disfemismo?
Figura de retórica que visa o efeito contrário ao do eufemismo, ou seja, em lugar de atenuar ou suavizar o carácter desagradável de uma entidade ou estado de coisas, procura efetivamente torná-la mais negativa, mais crua ou mais grotesca: "A rapariga é tão feia, tão feia, que mete medo ao susto!"Qual é a diferença entre o eufemismo e o disfemismo?
Enquanto no eufemismo ocorre a substituição de uma palavra ou expressão rude, desagradável, por outra de sentido agradável ou menos chocante, no disfemismo há uma substituição de termos normais por outros mais vulgares, rudes, desagradáveis: A esta hora, os mineiros soterrados, já bateram as botas.Qual o contrário de eufemismo?
Obrigado! O contrário de eufemismo é disfemismo, que significa o emprego de uma palavra ou expressão agressiva, blasfema ou pejorativa.O que é hipérbole exemplo?
Exemplos de hipérbole“A comida demorou tanto que eu até morri de fome!” Há hipérbole no exagero ao se afirmar que a fome tirou a vida da pessoa. “Eu corro mais rápido do que um carro!” Há hipérbole no exagero ao se afirmar que a velocidade da pessoa é maior do que a de um carro.
O que é Hipérbole, Eufemismo e Ironia? - Figuras de Pensamento - Rápido e fácil!
Quais são as 7 figuras de linguagem?
Nestes exemplos de figuras de linguagem, a comunicação se torna mais expressiva por meio do uso das palavras.
- Metáfora. Provavelmente esta é uma das figuras de linguagem mais conhecidas e usadas em nosso dia a dia. ...
- Comparação. ...
- Metonímia. ...
- Catacrese. ...
- Sinestesia. ...
- Hipérbole. ...
- Eufemismo. ...
- Litote.
O que é eufemismo hipérbole?
É o mesmo que dizer: Felipe morreu. A hipérbole é uma das figuras de pensamento que expressa o exagero de forma intencional. Tudo que o eufemismo faz, ele faz ao contrário. O eufemismo tenta deixar a situação mais controlada, a hipérbole quer deixar mais intensa.Quais são as 7 figuras de sons?
Figuras de sintaxe ou construção: elipse, zeugma, hipérbato, polissíndeto, assíndeto, anacoluto, pleonasmo, silepse e anáfora. Figuras de som ou harmonia: aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia.O que significa litote?
Uma litotes, também chamada litote ou lítotes, é uma figura de linguagem que combina, frequentemente num eufemismo, a ênfase retórica com a ironia, em geral sugerindo uma ideia pela negação do seu contrário. Um exemplo de litotes: dizer "não é dos melhores" por "é ruim"; ou "não ser dos mais bonitos" por "ser feio").Quais são as 26 figuras de linguagem?
As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).O que é prosopopeia exemplo?
Exemplo: Aquele homem é um leão. Perceba que ocorre um efeito comparativo entre homem e leão. A frase traz a ideia de um homem forte e corajoso, características do animal a quem ele é comparado, ou seja, não ocorre uma atribuição de ações do homem ao leão, mas apenas uma comparação.Qual é o oposto de metáfora?
A analogia também demanda atenção no uso. Ao contrário da metáfora, ela é mais objetiva e, para fazer sentido, necessita de uma explicação razoável e um bom entendimento das características que unem as duas ideias comparadas.O que é antitese exemplos?
Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno". A palavra antítese vem da língua grega, e quer dizer "oposto à criação" ou "contra".O que é sinestesia exemplo?
A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: cor berrante (visão + audição) perfume doce (olfato + paladar)O que é metonímia e um exemplo?
A metonímia é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra por outra, mantendo uma relação de proximidade com o referente da palavra substituída. No exemplo acima, a palavra “cabeças” representa o número de animais.O que significa por antonomásia?
143); “antonomásia, sinédoque que consiste em designar uma totalidade ou uma espécie pelo nome de um indivíduo considerado seu representante” (REBOUL, 2004, p. 122) ou “variedade de metonímia que consiste em substituir um nome próprio por um nome comum ou vice-versa” (GARCIA, 2006, p.O que é elipse do verbo?
A elipse é uma figura de linguagem caracterizada por omitir um termo linguístico (palavra ou expressão) no enunciado. Apesar de omitido, esse termo costuma ser facilmente subentendido pelo contexto. Assim, sua omissão não torna o enunciado incompreensível.O que é gradação e exemplos?
A gradação intensifica o sentido de uma ideia por meio do uso de palavras relacionadas a esse conceito, de modo que essa ideia fique cada vez mais intensa no enunciado. Observe no exemplo a seguir: Eu sempre achei você uma pessoa jeitosa, bonita, linda, deslumbrante...O que significa iperbole?
A hipérbole é uma figura de pensamento, já que o sentido figurado reside na ideia sugerida. Assim, ela consiste no exagero proposital em uma afirmação. Daí o adjetivo “hiperbólico”, isto é, exagerado, excessivo.O que é figura de linguagem metonímia?
A metonímia é uma figura de linguagem usada para substituir um termo por outro relacionado, geralmente quando o termo que remete a uma parte passa a ser empregado como o todo. Ouça o texto abaixo! Metonímia é a figura de linguagem utilizada para substituir um termo por outro, “emprestando” o seu sentido.Estou morrendo de fome é uma metáfora.?
Exemplo de hipérbole:“Eu estou morrendo de fome”. Nesse caso usamos essa frase não para falar que estamos literalmente morrendo, mas para mostrar que estamos com muita fome.