Erroneamente conhecido como o órgão que “não serve para nada”, o apêndice possui funções importantes no organismo e atua no processo de digestão. Até pouco tempo atrás, até mesmo os cientistas consideravam o apêndice um órgão vestigial. Ou seja, um vestígio evolutivo que a função havia sido perdida com o tempo.
Embora alguns, como o coração e o cérebro, sejam completamente vitais, existem outros que não são totalmente fundamentais e sem os quais podemos viver sem. Alguns exemplos são o apêndice, as amígdalas e a vesícula.
Qual o único órgão do corpo humano que é desnecessário?
Outro órgão desnecessário – e que muitas vezes nos causa problemas, como apendicite – é o apêndice. Ele não tem função específica no corpo humano e tudo indica que foi útil a nossos ancestrais para digerir alimentos duros, como cascas de árvores. Mas, atualmente, ele não serve para nada.
Exatamente, além de extraordinário, o cérebro comanda todo o organismo humano, e não dói. Curiosidades do corpo humano são aprendidas nos cursos da área da saúde.
Por exemplo: é possível levar uma vida relativamente normal com apenas meio cérebro. Outros órgãos podem ser extirpados por completo sem provocar grandes repercussões em nossa vida. Estes são alguns dos "órgãos não vitais".
VESÍCULA: O órgão inútil que cientistas COMEÇARAM a entender!
Qual o órgão que não faz nada?
1 – O apêndice
Esta é a parte “invisível” do nosso corpo mais famosa. Segundo a ciência, antigamente, o órgão auxiliava na digestão de plantas com excesso de celulose, que formavam parte da dieta dos nossos ancestrais. À medida que a nossa dieta foi se tornando variada, o apêndice perdeu sua função, explica Amir.
Se a lesão for tão grave que o fígado não consiga se regenerar, a pessoa pode precisar de um novo órgão, ou seja, de um transplante. Você aprenderá que, devido a sua capacidade de “regeneração”, o fígado pode ser doado enquanto o doador ainda está vivo.
A sensação de que o coração dói nem sempre é um sinal de doença cardíaca. Ela pode, por exemplo, estar relacionada a problemas ortopédicos, como os desvios da coluna e inflamações nas articulações da região. Outra causa frequente são as contrações musculares, que provocam dor no peito.
Pode ser mais ou menos aguda, pode diminuir com um analgésico ou nos obrigar a ficar em um quarto escuro, no caso de uma enxaqueca, mas o mecanismo é o mesmo. No entanto, embora o cérebro seja o órgão que recebe os sinais de dor captados pelo corpo, ele mesmo não tem terminações nervosas que captam a dor.
Infelizmente, aprendemos a associar essas capacidades apenas a outros animais, como cachorros, gatos e até mesmo a alguns dos outros animais explorados para alimentação, como bois, porcos e galinhas. Mas saiba que diversos estudos mostram que, sim, os peixes são capazes de sentir e, inclusive, demonstrar dor!
As orelhas e o nariz são formados por um tipo de cartilagem que, ao contrário das que existem no restante do corpo, não se ossifica à medida que o corpo humano cresce.
A única parte do seu corpo que não recebe sangue é a córnea, no olho. Ela capta oxigênio diretamente do ar. Por isso sentimos nossos olhos mais cansados quando estamos em ambientes mais poluídos.
Graças ao avanço da neurociência, entretanto, foi descoberto que o cérebro é o órgão humano que menos envelhece. Só que isso não minimiza a necessidade de cuidados e hábitos capazes de cooperar na diminuição desse desgaste.
Na infância, o timo é conhecido por desempenhar um importante papel no sistema imunológico — a glândula é associada com a produção das células T desde antes do nascimento até os primeiros anos de vida. Com a idade adulta, este órgão linfoide passa a ser pouco lembrado e, às vezes, é cirurgicamente removido.
1) O clitóris é o órgão mais sensível do corpo humano! Ele conta com 8 mil terminações nervosas – o dobro das encontradas no pênis. Por isso, a sensibilidade na região é maior do que nas mãos, pés, língua ou qualquer outra parte do corpo.
Essa dor na alma é uma dor psíquica, uma tristeza ou angústia, como se fosse uma sensação de que algo estaria alojado na garganta, sufocando. Essa sensação ocorre quando são absorvidos os sentimentos de frustração, culpa, rejeição e vergonha.
O principal sintoma é dor ou desconforto na região peitoral, podendo irradiar para as costas, rosto, braço esquerdo e, raramente, o braço direito. Esse desconforto costuma ser intenso e prolongado, acompanhado de sensação de peso ou aperto sobre tórax.
O coração sente as emoções. E, as consideradas negativas, como estresse, tristeza, angústia, acentuadas durante a pandemia, podem afetar em cheio o coração e causar uma doença ainda rara chamada de Síndrome do Coração Partido – ou cardiomiopatia de Takotsubo.
É um pouco inconstante, mas a parte do seu corpo que nunca para de crescer. são aqui. Ó, as suas orelhas! Pois é justamente porque as suas orelhas têm cartilagem.
O fígado é o único órgão que tem a capacidade de reconstituir até 75% dos seus tecidos. Quando se retira parte do órgão de um doador vivo e se transfere ao receptor, em ambos os pacientes, o órgão se regenera.