Quais os órgãos que regulam a publicidade no Brasil?
Conar é o Conselho Nacional Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. É uma organização sem fins lucrativos da sociedade civil que regula a publicidade no Brasil por meio de códigos de conduta e princípios éticos.
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) é uma organização não governamental (ONG) que fiscaliza as questões éticas das propagandas publicitárias no Brasil. O órgão usa como norte o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
O publicitário trabalha fortalecendo a imagem de marcas e empresas, criando campanhas e peças publicitárias que promovam produtos e serviços vendidos, além de comunicar ideias e projetos ao público.
L4680. LEI Nº 4.680, DE 18 DE JUNHO DE 1965. Dispõe sôbre o exercício da profissão de Publicitário e de Agenciador de Propaganda e dá outras providências.
Para isso, os redatores publicitários, que costumam ser os responsáveis por produzir esse tipo de conteúdo, utilizam uma linguagem objetiva e persuasiva, fazendo adaptações conforme o público-alvo e o canal em que a campanha será divulgada.
Campanha publicitária é um conjunto de ações para informar o público sobre uma ideia, marca ou produto. Essas ações são planejadas e executadas para que um objetivo - geralmente vender - seja atingido.
Qual é a diferença entre Propaganda e publicidade?
A Publicidade utiliza os canais de entretenimento para tornar público um produto ou serviço, com o objetivo de vendê-lo. Já a Propaganda tem o objetivo de informar, alertar e fazer refletir, sem ter, necessariamente, fins lucrativos.
Com o objetivo de incentivar o cumprimento da regulamentação e reduzir o número de condutas irregulares por parte das entidades que executam os serviços de radiodifusão, o Ministério das Comunicações adota uma abordagem responsiva na atividade de fiscalização regulatória.
Não há lei específica responsável por regulamentar a publicidade no país. Essa função cabe ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, o Conar, que surgiu em 1980, diante da pressão de movimentos de consumidores e do governo, que tentava sancionar uma lei de censura à publicidade.