"Eu sou Logun Edé. O grande príncipe herdeiro da raça dos meus pais! Tenho a sensibilidade e a inteligência de minha mãe e a bravura e a esperteza de meu pai.
Logun Edé é o orixá que rege a cantora Anitta, que divulga, há anos, sua devoção pela divindade e relação com o candomblé. Filha de santo do babalorixá Sérgio Pina, sacerdote de um terreiro em Nova Iguaçu, a cantora seguiu os passos do pai, Mauro Machado, e do irmão, Renan, que também são adeptos da religião.
O vídeo celebrará Logunedé, que é o orixá de cabeça da cantora. Não é a primeira vez que a estrela latina aborda o Candomblé como sua religião. No documentário “Anitta: Made in Honório” (Netflix, 2020), a brasileira atribui características da sua personalidade a ele.
Desde 2013, a cantora Anitta segue a religião de matriz africana do candomblé e participa das atividades no terreiro dirigido pelo pai de santo Sergio Pina, situado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Anitta frequenta o terreiro junto com sua família.
Historiador conta mais sobre a figura da Umbanda e do Candomblé e detalha as diferenças entre Exu orixá e Exu entidade; confira. Você já pode ter se deparado com a figura ou o nome de Exu por aí, seja em algum desfile de Carnaval ou, até mesmo, recentemente, com a fala polêmica da cantora Ludmilla.
Uma Ekedi nasce com uma missão, assim como todos os outros dentro de uma casa de axé. Cada um tem seu caminho para trilhar e uma ligação diferente com as energias vindas do orún. Ekedi é um cargo feminino, de mulheres que não entram em transe, ou seja, não incorporam os Orixás.
Nesse contexto, as ekedis são 'o braço direito' do pai ou mãe de santo e aprendem os fundamentos para o funcionamento das liturgias, administração e funcionamento da Casa, além das funções sagradas.
Porque sou de Yansã e Xangô, porque o Candomblé me traz de volta a um mundo de verdade, de gente de verdade, que ama de verdade, sorri de verdade, canta, goza e chora de verdade e mais que isso, junto dos Orixás.
A cantora frequenta o terreiro de Sérgio Pina de Oxóssi, em Nova Iguaçu, desde 2013, quando foi agradecer após estourar com a música Show das Poderosas.
No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.
Anitta é candomblecista e, mesmo com os constantes ataques contra sua religião, nunca escondeu sua fé Anitta segue o candomblé; 6 vezes em que a cantora falou sobre a religião.
Já a mãe de Anitta, Miriam, é católica fervorosa e não tem ligação com o candomblé. Ela, aliás, faz homenagens para algumas divindades da sua religião e mostra visita a lugares sagradas para o catolicismo, como em Fátima, em Portugal, e em Aparecida (SP).
O mais novo trabalho da cantora deve homenagear o candomblé, religião da qual Anitta é adepta. "Laroyê Exu tirando dos meus caminhos tudo o que já não me serve mais" publicou a cantora. "Nessa minha nova fase escolhi qualidade e não quantidade." Laroyê é uma saudação a Exu, orixá mensageiro dos caminhos abertos.
Ekedi sente, enxerga e conduz! Ekedi não é um ser SECO, sem luz, sem vibração. Como os Orixás escolheriam uma pessoa para ser os olhos dos mais velhos se elas não tivessem a capacidade de ouvir, sentir e dar caminho?
O que significa a frase só Jesus expulsa o Tranca Rua das pessoas?
A frase 'Só Jesus expulsa o Tranca Ruas das pessoas' foi exibida dentro de um clipe sobre favelas no telão do Coachella, enquanto Lud se apresentava. Tranca Ruas é um exu, espírito cultuado nas religiões de matriz africanas. É diferente de Exu, um dos orixás mais conhecidos do candomblé.
Iemanjá é uma orixá muito popular que está presente nas religiões de matriz africana no Brasil. É considerada aqui a orixá dos mares, sendo também a protetora dos pescadores. Fez parte da religiosidade dos iorubás, sendo associada com os rios nesse culto africano. Foi trazida para o Brasil por escravizados africanos.
“Em suma, Exu, quando abre os caminhos dos homens, é associado aos santos católicos e é tido como 'do bem'. Entretanto, quando fecha os caminhos dos homens, é visto como 'do mal' e comparado com as legiões de demônios que impedem o acesso dos homens aos bens do céu”, escreve o professor.
Para representar a purificação feita no Candomblé, parte dos rituais de iniciação da religião, Anitta aparece tomando um banho de abô. Em outras palavras, um banho de ervas, que é realizado com água fria.
Equede (em iorubá: ekedi), ajoiê e macota (makota) são nomes dados de acordo com a nação do candomblé para um cargo feminino de grande valor: a de "zeladora dos orixás".
A Umbanda tem influência africana, cristã, indígena e espírita. Também tem a crença nos orixás, espíritos iluminados e suas energias. Diferente do Candomblé que tem a cultura africana muito mais forte. Além disso, os umbandistas trabalham com a incorporação de índios, caboclos e pretos velhos nos atendimentos, tá?