Exu: é um Orixá que aceita tudo que a boca come, inclusive as frutas, mas ele tem predileção pelo caju, maçã e até pela cana de açúcar, que apesar de não ser uma fruta, ela é usada no culto a Exu, no intuito de amenizar situações adversas.
Alguns dos alimentos ofertados são frutas como maçã, pêra, melão e melancia. Além de manjar, peixe no milho branco, mungunzá, arroz branco, canjica, calda de pêssego ou ameixa.
Por exemplo, o abacaxi é a quizila maior do terreiro que é a quizila de Kisimbi. Kisimbi rejeita essa fruta, ela não gosta, então a gente não come, quem é filho da casa não come abacaxi.
As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.
O FRUTO É OFERECIDO A OSSAIN. ORIXÁ: NA UMBANDA É ASSOCIADA AOS ORIXÁS XANGÔ E OXALÁ. NOS CULTOS DE NAÇÃO É ASSOCIADO AO ORIXÁ OXOSSI. CURIOSIDADES:OS FRUTOS (ABACATE) SÃO NUTRITIVOS PARA O HOMEM, MAS SÃO TÓXICOS PARA ALGUMAS ESPÉCIES DE ANIMAIS.
A senhora das águas e da vida se alegra com velas brancas, azuis ou rosas, champagne, calda de ameixa ou pêssego, manjar, arroz-doce, melão e rosas brancas, sempre colocados à beira-mar.
Xangô: Chapéu de Couro, Barba de Velho, Manjericão roxo, Boldos, Arruda, Aroeira, Casca do Angico. Oroiná: Folha da amora, Calêndula, Folha da pitangueira, Arruda, Folha da Laranjeira, Folha do Limão, Peregum Rajado, Hibisco.
Alguns exemplos são o conhecido 'tapete de Oxalá', a corona ou a hortelã. Também são oferecidas frutas como maçã, pera e uvas verdes e claras. Assim, o branco da comida não se separa da cor das roupas e de outros objetos durante o ajeun, ou seja, do se alimentar junto entre as pessoas e os orixás.
USO NA CULTURA RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA: A FRUTA E A FLOR SÃO UTILIZADAS EM OFERENDAS E EBÓS E AS FOLHAS PARA BANHOS, AMACIS, OBRIGAÇÕES DE CABEÇA, ASSENTAMENTOS, ABÔS, VINHO DA JUREMA, MAGIAS, ENTRE OUTRAS UTILIZAÇÕES. ORIXÁ: OXALÁ (UMBANDA).
Já para uma “Oferenda para ter boa saúde e resolver problemas”, a receita tem como ingredientes bananas, maçã, uvas verdes, mamão, melão, milho e uma vela de sete dias. Para uma “Oferenda… pedindo abertura de caminhos e para manter a casa bem abastecida”: melancia, milho, bananas, mamão, uva verde, maçã e açúcar.
Os filhos de Xangô são conhecidos por terem um afinado senso de justiça. Como oferenda ao orixá, seus fiéis lhe oferecem cerveja preta, fumo, flores, entre outros.