Ágil, elegante e astuto, o gato é um animal protegido pelo imprevisível Orixá Exu. Por ser um companheiro leal e afetuoso, o gato conquista facilmente as pessoas e se torna um encantador membro da família.
Gato - com seu jeito cativo e astuto é protegido pelo imprevisível Exu. Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum.
No Dia dos Animais, Júlia Martinez conta a história de São Francisco de Assis, considerado pela Igreja Católica o santo protetor dos bichos. A comentarista explica que a religião crê na capacidade de São Francisco de interceder com Deus a favor das orações das pessoas.
Toda essa adoração com o gato do Egito começou devido à deusa Bastet. Os egípcios, a fim de adorá-la, criaram cemitérios inteiros de gatos domésticos mumificados — muitas vezes, enterrados perto de seus donos.
Além das suas habilidades místicas, os gatos tem como característica o amor próprio. Ou eles gostam de você e o aceitam como um igual ou vão te odiar a vida toda. Os gatos escolhem seus parceiros e não o contrário. As pombagiras adotaram esse animal, mascote do orixá Exú, para elas.
Este Exu possui duas versões, onde numa ele foi morto por praticar sodomia com outros homens e ao ser torturado e morto pelos inquisidores, o calabouço onde ele foi torturado e morto se encheu de gatos pretos que apareceram misteriosamente.
São Martim de Porres: São Martim é o santo padroeiro dos animais de estimação e é conhecido por sua bondade e compaixão pelos animais. Ele é acreditado por algumas pessoas para proteger todos os tipos de animais de estimação e ajudá-los a se manterem saudáveis e felizes.
Santa Gertrudes de Nivelles é a protetora dos gatos. Viveu na Bélgica, no século VII, e nas suas visões via as almas do purgatório transformadas em ratos...
Oxóssi: orixá da caça e protetor das florestas e animais. Ossanha/Ossaim: orixá das ervas e das folhas - o médico da floresta. Obá: orixá que movimenta a roda da vida. Xapanã: orixá que controla as doenças, as epidemias e protege os enfermos.
Qual a relação dos gatos com energias negativas? Há uma crença popular de que os gatos não só percebem, mas também interagem com energias negativas no ambiente. Isso porque em muitas culturas, eles são vistos como protetores espirituais que purificam o ambiente de más vibrações e espíritos mal-intencionados.
O cachorro, é um animal guardião, companheiro e amigo, ele está diretamente ligado a Ogum, o Orixá guerreiro e senhor dos caminhos. Mas, e a sua ligação com Omolu? O mito yorubá que explica a relação do cachorro com os dois Orixás.
Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú . É o orixá da caça; foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados.
Ágil, elegante e astuto, o gato é um animal protegido pelo imprevisível Orixá Exu. Por ser um companheiro leal e afetuoso, o gato conquista facilmente as pessoas e se torna um encantador membro da família.
Os felinos menores viviam entre os humanos, sendo essenciais para a sociedade egípcia na proteção contra pragas de casas e celeiros. Já os maiores, principalmente leões e leopardos, eram admirados por suas qualidades protetoras e perigosas, sendo, muitas vezes, símbolos da realeza e de alguns deuses do panteão egípcio.
humana a domesticar os gatos foram os egitos. Os gatinhos viviam no meio do ser humano, normalmente no Egito antigo, mas eles não eram considerados deuses.
O Programa Ético de Controle de Cães e Gatos, implantado pela ARCA Brasil desde 1996, foi reconhecido pela OPAS-Organização Pan-Americana da Saúde, e hoje é replicado em todo o território nacional – a exemplo da cidade de São Paulo.
Em algumas partes do mundo, gatos pretos são símbolo de boa sorte. O folclore alemão diz que se um gato preto cruzar o seu caminho, passando da esquerda para a direita, coisas boas estão no horizonte para você.