Espécie do tipo suculenta, originária da ilha de Madagascar, na África, o aranto é popularmente conhecido como mãe-de-mil, mãe-de-milhares e fortuna. Já entre os estudiosos de plantas medicinais, a espécie é chamada pelo nome científico Kalanchoe daigremontiana.
O aranto (Kalanchoe daigremontiana, mas anteriormente chamado de Bryophyllum daigremontianum), também conhecido pelos nomes populares como mãe-de-milhares ou mãe-de-mil, é uma planta suculenta nativa da Ilha de Madagascar.
O nome científico do aranto é Kalanchoe daigremontiana ou Bryophyllum daigremontianum, e a parte normalmente utilizada dessa planta são as folhas secas, para o preparo do chá ou cápsulas, encontrados em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.
Aranto é um nome popular usado para se referir à Kalanchoe daigremontiana (atualizada para Bryophyllum daigremontianum) Tem sido divulgado como uma planta capaz de curar cancer, o que é considerado apenas como um boato.
Baseado nas informações obtidas dos estudos, foi possível identificar que a planta aranto (Bryophyllum laetivirens) tem compostos, como os flavonoides e minerais como o selênio, com propriedades antioxidantes que podem acelerar a cicatrização de lesões cutâneas em seres humanos.
O arando pode ser consumido fresco ou desidratado, sendo recomendado consumir de 1 a 2 colheres de sopa por dia, que podem ser consumidos sozinhos ou adicionados em iogurtes, por exemplo. Além disso, o arando também pode ser usado no preparo de sucos ou tomado na forma de suplemento em cápsulas.
Espécie do tipo suculenta, originária da ilha de Madagascar, na África, o aranto é popularmente conhecido como mãe-de-mil, mãe-de-milhares e fortuna. Já entre os estudiosos de plantas medicinais, a espécie é chamada pelo nome científico Kalanchoe daigremontiana.
consumo cru em saladas: as folhas podem ser adicionadas cruas a saladas, proporcionando uma maneira fresca e saborosa de incorporar a planta à alimentação; chá de aranto: preparar chá com folhas secas é uma opção popular.
As folhas desta planta podem ser utilizadas para preparar chás e infusões. Basta adicionar as folhas em água quente, deixar em infusão por alguns minutos e depois coar. Esse chá pode ser consumido para ajudar no alívio de dores e inflamações.
Para fazer o ""Cha de Aranto Emagrece"", é necessário colher as folhas frescas da planta aranto, lavá-las e fervê-las em água por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, o chá estará pronto para ser consumido. Recomenda-se tomar de 2 a 3 xícaras por dia, antes das refeições.
As folhas, utilizadas no preparo de refogados, possuem consistência tenra e coloração esverdeada, por vezes com nervuras violáceas ou manchas escuras. As flores aglomeram- se em espigas verde-pálido no ápice das plantas e nas axilas das folhas e o caule e as raízes são avermelhados.
Qual aranto é venenoso? A planta não é venenosa. No entanto, ela pode ser confundida com outras que não são próprias para consumo. Por isso, é preciso ter atenção na hora da compra.
Por conta do estresse que as plantas sofrem no transporte, NUNCA plante a muda diretamente no solo. As mudas devem ser plantadas em um "vaso" pequeno a médio. As mudas devem permanecer de 60 a 90 dias nestes “vasos” antes de serem replantadas no solo ou em um vaso grande.
Esta planta se distingue pela sua capacidade de se propagar através de reprodução por brotos que nascem nas folhas, caindo no chão e continuando a propagação vegetativa. Tem coloração verde médio acima das folhas e com manchas roxas embaixo.
O aranto (nome popular da kalanchoe daigremontiana) é uma planta ornamental que vem sido divulgada no universo online como suposto tratamento para o câncer.
Dentre as mais de 125 espécies de kalanchoe, essa é uma das que é conhecida pelas propriedades medicinais devido à presença da substância homônima que é utilizada na elaboração de medicamentos contra a insuficiência cardíaca, contra dores no corpo e problemas de pele.
Originária da África, gosta de sol pleno, mas também se desenvolve a meia sombra. Ela possui propriedade medicinal cicatrizante, sendo utilizada popularmente em casos de queimadura e ferimentos superficiais da pele.
A Mãe-de-milhares (Kalanchoe daigremontiana), também conhecida como aranto, é uma planta herbácea, suculenta, originária de Madagascar na África que chama a atenção por seu efeito ornamental e valor medicinal.
O chá de ora-pro-nóbis pode ser feito com folhas frescas ou folhas e caules secos dessa planta, e possui ação antioxidante, diurética e anti-inflamatória, podendo ajudar na prevenção e no tratamento de diversas condições.
Para prepará-lo, basta colocar algumas folhas em uma xícara de água quente e deixar por cerca de 5 minutos. Depois, é só coar e beber. É recomendado consumir o chá de folha de fortuna antes das refeições para potencializar seus efeitos emagrecedores. Além do chá, a folha também pode ser consumida em cápsulas e em pó.