Penelope é um gênero de aves da família Cracidae da ordem dos Galliformes. Mais conhecidos por jacu, no Brasil este gênero abriga sete espécies diferentes.
Pertence à espécie Penélope Obscura, os jacus são aves de porte grande que muito se assemelham às galinhas, suas penas são de cor escura e apresentam como característica marcante o papo vermelho.
Curiosidades Sobre o "Jacuaçu" Veja os Fatos Interessantes Sobre a Ave
Qual o pássaro parecido com jacu?
Cracidae é uma família da ordem galliforme que inclui as aves conhecidas popularmente no Brasil como mutum (gêneros Crax e Pauxi), jacu (gênero Penelope), jacutinga (gênero Aburria) e aracuã (gênero Ortalis).
O macho possui a íris vermelha, ao contrário da fêmea. Espécie grande e barulhenta, notável pelo ruído esquisito e fortíssimo que produz com as asas enquanto voa. É por vezes confundida com o jacupemba (Penelope superciliaris). O jacuguaçu é maior, mais escuro e possui a íris castanha.
No Brasil, o que chamamos de “jacu” contempla, na realidade, sete espécies de aves diferentes – que, podemos dizer, são parentes distantes do pavão, originário da Ásia.
O jacu se alimenta de flores de ipês e tarumãs em cipós, durante a florada. Caminhando pelo chão, costuma comer frutos, sementes e pequenos invertebrados.
👀 Em tupi, seu nome significa “o que come grãos”. Além de grãos, essa ave também se alimenta de insetos e frutos encontrados na copa das árvores ou no solo.
Se utiliza dizer no senso comum de que uma pessoa pode ser um Jacu, pessoa de maus hábitos, que se veste mal. Pobre ave que não reconhece tal adjetivo. Pobre também da pessoa que chama alguém de Jacu e pobre daquela pessoa que recebe tal alcunha.
No Brasil, esse nome é dado a sete espécies diferentes! Em comum, estes animais possuem detalhes brancos nas penas e uma barbela vermelha. O Jacu é ameaçado por conta do tráfico de animais silvestres e, por isso, é necessário que haja o monitoramento e a proteção desse animal.
Criar aves e pássaros em cativeiro no Brasil é passível de punição legal conforme a Lei nº 9.605/1998. No país, a criação de aves em cativeiro precisa obedecer aos critérios legais estabelecidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Humanos (Ibama).
Quando assustada a ave emite um forte grito de alarme seguido de um forte ruflar das asas. Geralmente o jacu canta no período da manhã e final da tarde.
Como toda e qualquer espécie, o Jacu tem sua função no ecossistema local como um ótimo engenheiro na distribuição das espécies vegetais nas matas. Temos que conhecer e aprender muito mais sobre as relações das nossas espécies na natureza.
O jacuguaçu ou jacuaçu (nome científico: Penelope obscura) é uma ave da família dos cracídeos (Cracidae), que habita a Mata Atlântica no Brasil, nas regiões Sudeste e Sul do país. Sua área de distribuição estende-se também à Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
Manto, pescoço e peito finamente estriados de branco. Pernas anegradas. Asas grandes e arredondadas. O macho possui a íris vermelha e a fêmea, castanha.
Derivação por extensão de sentido: por causa da sua aparência desajeitada e seu comportamento que parece desnorteado, o nome da ave passou a designar pessoa desejeitada, feia, acanhada; é também sinônimo de caipira, jeca.
"Jacutinga" se origina da junção dos termos tupis ya'ku (jacu) e tinga (branco), significando, portanto, "jacu branco", numa referência às penas brancas no topo da sua cabeça e nas suas asas.
Predador: Seus principais predadores são cobras, aves de rapina e raposas. Entre os principais predadores de seus ovos estão as gralhas e os gaviões. O principal fator que levou o Jacu Vermelho a entrar na lista dos animais ameaçados de extinção é a caça.
São elas o Caburé-de- Pernambuco (Glaucidium moorerorum), o Limpa-Folhas-do-Nordeste (Phi- lydor novaesi) e a Choquinha-de- Alagoas (Myrmotherula snowi), todas com distribuição muito res- trita a determinado tipo de floresta nos Estados de Alagoas e de Per- nambuco.