O ideal é que você já consiga percorrer, com conforto, um trajeto de 10 km (ou mais) entre os paces de 5 e 4min45s/km. Estando dentro dessa faixa de ritmo, você conseguirá seguir a planilha ao lado de forma efetiva.
Para maratonistas que são atletas de elite, o pace ideal quase sempre fica abaixo dos 3 minutos por quilômetro. Corredores casuais ou não profissionais podem ter uma marca que varia entre 4 e 6 minutos por quilômetro, mas isso sempre vai depender muito das condições da prova.
Para chegar aos 10 km em 45 minutos, é altamente recomendado alternar os dias de treinos de corrida com treinos de força (musculação), ciclismo, natação e flexibilidade (alongamentos). Foi escolhido um período de 12 semanas, baseado na capacidade de adaptação do corpo à sobrecarga imposta pela corrida.
Lifting your feet higher costs LESS energy when running
Qual o tempo médio de uma corrida de 10km?
Já nos 10km, a chance de estar próximo de concluir a prova quando isso ocorre é bem maior, pois estamos falando de um tempo de conclusão que fica em média entre 60 a 90 minutos. Isso dá a esperança de “chegar lá”, mesmo para a pessoa que hoje não corre absolutamente nada.
Sendo assim, Cássio concluiu que o ideal é conseguir manter o ritmo de 3 minutos e 10 segundos em todas as voltas de 800m. Até dar os 5km, que no total irão resultar em 20 minutos.
Um ritmo confortável para iniciantes varia de 6:00 a 7:30 minutos por quilômetro. Ou, como é mais comum de representar: 6′ à 7'30”. Mas é claro que esta é apenas uma média e o pace depende do seu condicionamento prévio, tipo de treino e até do comprimento das pernas.
Isso varia muito de acordo com o seu condicionamento atual, mas, para correr os 10 km em 55 minutos, você vai ter de treinar ao menos três vezes por semana, durante, no mínimo, 12 semanas. Quando o assunto é desempenho, regularidade é uma das palavras-chave para alcançar seus objetivos.
O trote pode ser considerado uma corrida bem vagarosa, em uma velocidade que talvez pudesse até ser feita caminhando rapidamente. A rapidez do trote depende de pessoa para pessoa, mas é algo em torno de 7,5 - 8 km/h.
Além das oito medalhas olímpicas de ouro, Bolt acumulou outras conquistas ao longo da carreira: Recordes Mundiais: 100m (9s58), 200m (19s19) e revezamento 4x100m (36s84).
Calcular o pace é uma conta bem simples, basta dividir os minutos gastos durante a atividade pelos quilômetros percorridos. É preciso prestar atenção para converter as casas decimais do resultado em segundos, para que o ritmo correto seja mais facilmente identificado.
A queniana Agnes Ngetich estabeleceu, neste domingo, o novo recorde mundial da prova de rua dos 10km. A atleta de 22 anos venceu a corrida disputada em Valência, Espanha, com o tempo de 28min46s.
Para chegar aos 10km, você deverá correr ao menos 3x por semana. A velocidade e duração não são tão importantes quanto a frequência e a regularidade. Essa constância é extremamente necessária e vantajosa, pois vai melhorar o seu desempenho na corrida.
“Para baixar o pace, você deve se acostumar a fazer treinos em intensidades mais altas. Fazer treinos com percentuais mais elevados do seu VO2 máximo, por exemplo, ajuda o corpo a melhorar a tolerância a acidose, que é uma das reações limitadoras ao exercício mais intenso”, diz Magalhães.
Como muitas provas de corrida abrangem essa distância, este número passa a ser o primeiro desafio dos iniciantes. Alcançar o objetivo de 5 km significa desenvolver, principalmente, resistência aeróbia para correr por 35 minutos em média, em ritmo moderado.
O mais comum é o teste em que os homens precisam percorrer uma distância de 2,4km no tempo máximo de 12 minutos (ou seja, um pace máximo de 05:00 min/km), enquanto as mulheres têm esse mesmo limite de tempo para percorrer a distância de 2km (isto é, um pace máximo de 06:00 min/km).
O treinamento para correr 10 km em 50 minutos envolve uma combinação de corridas longas, treinos de velocidade, treinos de limiar, corridas fáceis, repetições em subida e treinos cruzados. É importante incluir pelo menos um dia de descanso na programação e adicionar treinos de força 2-3 vezes por semana.
O ideal é que você já consiga percorrer, com conforto, um trajeto de 10 km (ou mais) entre os paces de 5 e 4min45s/km. Estando dentro dessa faixa de ritmo, você conseguirá seguir a planilha ao lado de forma efetiva.
Por exemplo, correr 2400 metros em 12 min. Assim, em uma pista de 400 metros, normalmente utilizada no TAF, você deverá correr em um ritmo ou “pace” de 5min/km.