Observação: Como padrão institucional, recomenda-se bordar o símbolo do curso e o nome do aluno no bolso esquerdo do jaleco e o símbolo da instituição na manga direita do referido EPI.
O comprimento deve ser abaixo dos joelhos, com mangas longas, fechamento frontal com botões, até a altura do pescoço: Deve ser confeccionado em tecido de algodão ou misto, não inflamável.
O jaleco deve ser feito de um tecido resistente e fácil de lavar, como o poliéster ou a poliamida, e deve ter um corte que permita uma boa movimentação dos braços e das mãos.
A Norma Regulamentadora 32, da Anvisa, que trata da segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, estabelece que “os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais”.
Molde de jaleco feminino e masculino tamanho padrão Alana Santos Blogger
Pode abreviar o nome no jaleco?
Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.
P (Pequeno): Equivalente ao tamanho 38. M (Médio): Equivalente ao tamanho 40. G (Grande): Equivalente ao tamanho 42. GG (Extra Grande): Equivalente ao tamanho 44.
cintura e quadril. Jaleco justo: acrescente 4 cm de folga a sua medida somente no busto, cintura e quadril. Jaleco confortável: acrescente 7 cm de folga a sua medida somente no busto cintura e quadril. jaleco amplo: acrescente 10 cm de folga a sua medida somente no busto, cintura e quadril.
Coloque a fita métrica no início do pescoço e desça até acima dos joelhos (para mulheres) e abaixo dos joelhos (para homens). Se o jaleco ficar 5 cm mais curto ou mais longo, não fará tanta diferença.
Leve em conta o ambiente em que você trabalha antes de escolher. Por exemplo: ambientes gastronômicos são normalmente quentes, então o recomendado é usar roupas leves por baixo para evitar o suor. Da mesma forma, ambientes médicos são frios, então recomenda-se roupas mais grossas por baixo para manter o calor corporal.
O tecido ideal para a confecção de jalecos conta com diversos fatores, como a durabilidade, conforto, resistência a manchas e até mesmo o estilo. Dois dos tecidos mais conhecidos são a Gabardine e o Oxford, mas além disso, também temos a Sarja, tecidos de Microfibra e Poliéster.
O ideal é que o jaleco tenha o tamanho correto para o seu biotipo e um bom caimento nos ombros e nas mangas. Preferencialmente, opte por peças com mangas compridas e não as dobre durante o dia a dia, para evitar que o braço fique exposto. Além disso, é muito importante que o punho seja mais justo ou possa ser abotoado.
O consumo médio de linha para costurar uma peça fica entre 90 e 110 metros. Detalhes em bordado variam de acordo com cada aplicação. - Dependendo do tipo de ponto, tipo de máquina ou da espessura do tecido, pode ser necessário a escolha de títulos ou produtos específicos.
1 – O jaleco deve cobrir todo o colo, ter gola tipo padre e botões. O zíper, apesar de mais prático, deve ser evitado por facilitar o acúmulo de sujeira. Por esse mesmo motivo é que o avental precisa ser 100% liso, ou seja, ele não pode ter detalhes em renda, bordados, correntes, pedrarias ou outras decorações.
Comprimento: O comprimento do jaleco deve ficar aproximadamente na altura do joelho. Isso proporciona uma cobertura adequada e evita que o jaleco fique muito curto ao se mover. Mangas: As mangas devem ser longas o suficiente para cobrir os pulsos.
Dólmãs, Jalecos, Camisa Scrub: coloque a ponta da fita no topo do ombro e meça até chegar ao comprimento desejado. Outra forma de saber se o look escolhido ficará bem no seu corpo é medir modelos semelhantes do seu guarda-roupa. Depois é só comparar as medidas.
O bordado do nome e sobrenome no peito do jaleco é importante para estabelecer uma conexão rápida e precisa entre o profissional e seus pacientes, colegas de trabalho e demais pessoas presentes no ambiente de trabalho.
É fundamental para evitar possíveis confusões e garantir a segurança dos pacientes em hospitais e clínicas. Além disso, o bordado no jaleco pode ser utilizado como uma estratégia de marketing pessoal em consultórios particulares.
Caso o profissional possua uma especialidade médica, deverá grafá-la, também em letras maiúsculas, logo após o termo “médico” e antes, portanto, do seu nome. Se desejar, o médico poderá ainda acrescentar a palavra “doutor” ou sua abreviatura antes do nome.