A dama pode mover quantas casas quiser, desde que não seja bloqueada por outra peça. A dama pode capturar uma peça inimiga movendo-se para a casa ocupada.
Sem categoria dez 13, 2021. A dama de honra é uma das funções mais importantes durante o casamento. Seja uma criança ou uma amiga da noiva, ela tem um papel fundamental na celebração. Tradicionalmente, as damas sempre entravam na cerimônia com pétalas de rosas anunciando a entrada da noiva.
1. Objetivo: imobilizar ou capturar todas as peças do adversário. 2. O Jogo de Damas é praticado em um tabuleiro de 64 casas ou de 100 casas, claras e escuras.
As Damas podem se mover tantas casas vazias quanto quiserem para a frente, para trás ou para os lados. A captura feita por uma Dama é igual à das peças normais, excepto por poder saltar por uma linha de casas vazias até alcançar a peça capturada.
A dama pode mover-se de determinada casa para qualquer outra, não obstruída, situada na mesma diagonal. A diagonal está obstruída para a dama, quando nela houver uma ou mais peças da mesma cor, ou duas ou mais peças adversárias, em casas contíguas.
Jogo de Mestre #4 - Sokov x Bogdanovich (1931) | Deixando o Adversário Fazer Dama | Jogo de Damas
Quais são as regras de damas?
As regras do jogo são simples, o objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. Sempre que uma peça sua chega até a 8º casa do adversário, essa peça é coroada como Dama, assim ela pode se deslocar várias casas na diagonal de uma só vez, enquanto que as peças comuns devem se deslocar uma casa de cada vez.
6- As peças não podem “comer” para trás, com exceção da DAMA que pode andar quantas casas quiser, na diagonal e comer para trás. JOGO TERMINA: O jogo terminará quando as peças tiverem sem movimentos ou todas tiverem sido “comidas” ou quando não tiverem mais peças.
No modo de damas inglesas ou damas americanas, que é o jogado neste portal, as damas podem mover-se tanto para a frente como para trás, mas apenas uma casa. Também é obrigada a comer sempre que possível.
A DAMA pode se movimentar para frente ou para trás, quantas casas quiser. Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser tomadas. Não existe "sopro".
O jogo de damas é formado por 24 pedras divididas em 12 brancas e 12 pretas e um tabuleiro de 64 casas (8x8) de cores claras e escuras alternadamente. A finalidade do jogo é a captura ou bloqueio de todas as pedras contrárias, de forma que impossibilite o adversário a realizar movimentos.
O jogo de damas estimulou o desenvolvimento do aprender do aluno ajudando na aprendizagem de maneira mais fácil e eficiente, como também a imaginação, educando a atenção e a concentração, contribuindo para formar o espírito de investigação, além de promover o desenvolvimento da criatividade e da memória.
Como o próprio nome diz o papel da dama é “honrar” e servir a noiva. Vale lembrar que a dama de honra adulta não é necessariamente madrinha! As damas são solteiras e você pode ter casais de padrinhos no altar. As damas entram sem a figura masculina como par.
Com o jogo de damas adaptado você conseguirá desenvolver várias habilidades como: pensamento lógico, planejamento, concentração e atenção, imaginação, criatividade, paciência e autocontrole.
O jogo de damas é um jogo de tabuleiro com casas brancas e pretas sobre as quais são colocadas as peças. O jogo consiste em mover as peças na diagonal e capturar a dama, isto é, a peça do adversário. É jogado por duas pessoas e suas regras simples permitem que crianças possam jogar a partir dos seis anos de idade.
A Dama movimenta-se em linhas retas pelas fileiras, colunas e diagonais no tabuleiro. Não pode pular suas próprias peças ou as adversárias e captura tomando a casa ocupada pela adversária.
As peças comuns só podem capturar para frente e para trás peças adversárias adjacentes às suas. As damas podem capturar peças distantes na sua diagonal, desde que o caminho entre a dama e a peça capturada esteja livre, e o caminho entre a peça capturada e a casa de destino da dama esteja também livre.
O jogo de damas é praticado entre dois parceiros, com 12 pedras brancas de um lado e com 12 pedras pretas de outro lado. O lance inicial cabe sempre a quem estiver com as peças brancas. A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez. Quando a pedra atinge a oitava linha do tabuleiro ela é promovida à dama.
Se você não comê-la, o adversário pode "soprar" a sua peça e você a perde. As peças só andam sempre para frente. Elas só podem andar para trás para tomar uma peça.
5- Por uma dama: Uma dama pode “capturar” para a frente ou para trás saltando por cima de uma peça adversária (quer se encontre próxima ou distante), desde que atrás exista, pelo menos, uma casa livre. 6- Após essa captura, a dama pode continuar a mover-se mudando de diagonal se outra captura for possível.
O bispo move-se a qualquer casa ao longo de uma diagonal que ocupa. Ao executar seus lances, a dama, a torre ou o bispo não podem 'pular' sobre nenhuma peça em seu caminho.
A peça branca do círculo vermelho volta no seu lugar e o jogador branco perde a vez. O “sopro” é válido apenas durante a jogada do adversário. No exemplo anterior, se o jogador das pretas não tivesse percebido o “sopro”, e tivesse movimentado uma peça sua, teria perdido a chance da captura pelo “sopro”.
Não existe sopro. A pedra captura a dama e a dama captura a pedra. Pedra e dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas. Se no mesmo lance se apresentar mais de um modo de capturar, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças (Lei da Maioria).
dê margem de erro ao adversário! Jogue com muita concentração, pois basta um erro e tudo pode perder-se. Damas não é um esporte coletivo e sim individual, e sua concentração pode fazer a diferença. Nunca faça armadilhas, jogue suas peças nas casas fortes, isto é, no centro do tabuleiro.
O tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. E o jogo começa! O objetivo é capturar ou imobilizar todas as peças do oponente para vencer o jogo.