A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento etc, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção.
Algumas ações importantes para atender às necessidades das crianças, adolescentes e suas famílias, buscando contribuir para a superação da exclusão e do fracasso escolar, são: Planejamento envolvendo gestores(as), coordenadores(as), professores(as), funcionários(as) e colegas de classe.
A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar. Foi desenvolvida pelo UNICEF em parceria com Undime, Congemas e Conasems.
Para implementar a Busca Ativa Escolar, o município deve fazer a adesão ao projeto e organizar uma equipe de representantes de diferentes áreas, que podem ser da educação, saúde, assistência social, planejamento e entre outras.
Quais ações estão sendo realizadas pela escola para a busca ativa dos estudantes?
Para divulgar essas mensagens e os órgãos responsáveis pela Busca Ativa Escolar, bem como incentivar a identificação de crianças e adolescentes em risco de abandono/evasão ou fora da escola, as ações sugeridas são: Colocação de cartazes, pôsteres e posts/vídeos em redes sociais e sites da administração pública.
Papel das escolas no fluxo da Busca Ativa Escolar | UNICEF Brasil
De quem é a responsabilidade da Busca Ativa Escolar?
› Fluxos dos casos (quais supervisores institucionais aprovam quais alertas). A (re)matrícula é uma etapa importante, pois garante o direito de cada criança e cada adolescente de estudar. Sua responsabilidade é exclusiva da Secretaria de Educação.
Papel da escola é socializar o conhecimento seu dever é atuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento o individuo como cidadão.
Lançado no segundo semestre de 2017, o trabalho da Busca Ativa Escolar é focado em crianças e adolescentes que estão fora ou em risco de abandono da escola.
Recebem os alertas sobre crianças e adolescentes fora da escola, fazem os encaminhamentos necessários para garantir a (re)matrícula e a permanência na escola, e cadastram os técnicos verificadores e os agentes comunitários que terão ligação com a sua área.
Bem-vindo(a) à Busca Ativa Escolar. Preencha os campos a seguir com seu e-mail cadastrado e senha. Bem-vindo(a) à Busca Ativa Escolar. Preencha os campos a seguir com seu e-mail cadastrado e senha.
No caso, por exemplo, de uma gravidez na adolescência que motive o desengajamento do espaço escolar ou de trabalho infantil, é possível, por meio da Busca Ativa Escolar, encaminhar as famílias aos serviços públicos apropriados, reforçando para elas a importância da manutenção do vínculo com a escola mesmo durante a ...
Trata-se – o art. 105 do Estatuto – de uma nova visão que o Estatuto traz em seu bojo no que se refere ao cometimento de ato infracional praticado por criança, isto é, o que estiver na faixa etária prevista no art. 2° das “Disposições preliminares”.
Art. 136 – São atribuições do Conselho Tutelar: Inciso I – atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art.
A Busca Ativa identifica cada pessoa que precisa de apoio para sair da condição de privação social. Estas pessoas, que precisam de proteção e promoção social, serão encaminhadas para ações socioassistenciais que atendam suas carências.
Quanto ganha um agente de busca ativa? O salário bruto é R$ 6.812,00. O Edital nº 005/2021 tem por objetivo selecionar 24 (vinte e quatro) mobilizadores estaduais para a frente de mobilização da estratégia Busca Ativa Escolar.
A estratégia Busca Ativa Escolar surgiu da carência no olhar para fatores da exclusão escolar que ultrapassam a sala de aula. No Brasil, 2,8 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola (Pnad 2015).
O que diz Paulo Freire sobre a função social da escola?
Em Educação como Prática da Liberdade, apontou que a palavra podia deixar de ser o veículo das ideologias alienantes para tornar-se o instrumento de uma transformação do homem e da sociedade. Para ele, este era o papel da escola: o de ensinar o aluno a ler o mundo e nele intervir positivamente.
Um plano de ação escolar é a base para gerir melhor o negócio educacional e aprimorar a performance em vários aspectos. “Plano de ação escolar: o que é e como fazer” é uma das principais buscas de instituições de ensino de diferentes níveis.
A comunidade desempenha um papel crucial na educação escolar, seja de forma voluntária ou a convite da escola, todos podem contribuir com tempo e conhecimento para a construção de saberes escolares, a discussão de temas relevantes e a busca pela solução de problemas sociais.
Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.
1. O art. 132 do Estatuto da Criança e do Adolescente estabeleceque, como requisito para o exercício do encargo de conselheirotutelar, a possibilidade de somente uma recondução, mediante novoprocesso de escolha.
Consoante o artigo 147 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/90), a competência para dirimir as questões referentes ao menor é do foro do domicílio dos seus pais ou responsável ou do lugar onde se encontre a criança ou adolescente, à falta dos pais ou responsável.
O art. 247, §1º da Lei 8069/90, pune a conduta de quem exibe, total ou parcialmente, fotografia de criança ou adolescente envolvido em ato infracional. A objetividade jurídica da infração administrativa tipificada no art.
É incabível o acolhimento institucional de criança que possui família extensa (avó materna) com interesse de prestar cuidados (art. 100 da Lei nº 8.069 /1990).
90 do Estatuto da Criança e do Adolescente , as entidades de atendimento nele descritas atuam em regime não só de abrigo e internação, mas também de apoio sociofamiliar e socioeducativo em meio aberto, sendo que todas elas estão submetidas à fiscalização do Judiciário, do Ministério Público e dos Conselhos Tutelares.