De acordo com o artigo 1.566 do Código Civil, ambos os cônjuges têm o dever de fidelidade recíproca, vida em comum no domicílio conjugal, mútua assistência, sustento, guarda e educação dos filhos e respeito e consideração mútuos. Art.
Nos termos do artigo 1672.º do Código Civil (CC), os cônjuges estão reciprocamente vinculados pelos deveres de respeito, fidelidade, coabitação, cooperação e assistência.
Ela conduz, ensina, conforta, anima, dá e compreende, tudo para construir a fé em seu marido e filhos. A descrição de uma boa esposa foi dada por um escritor alguns anos atrás… “uma boa esposa é o último melhor presente dos céus, seu anjo e ministra de inumeráveis graças, uma gema de muitas virtudes.
O que a Bíblia fala sobre o papel do homem no casamento?
No versículo 23, o apóstolo afirma que “o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja”. Assim como Cristo é o líder da igreja, o marido e pai é o líder da família. Como tal, deve servir como orientador e guia. O marido não deve renunciar à missão de ser cabeça da família.
O PAPEL DO MARIDO E DA ESPOSA - Hernandes Dias Lopes
Quais os deveres do marido segundo a Bíblia?
1Coríntios 7:3-27 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) O marido deve satisfazer as necessidades conjugais de sua esposa, e a esposa deve fazer o mesmo por seu marido. A esposa não tem autoridade sobre seu corpo, mas sim o marido.
"Um Marido Segundo a Bíblia" não apenas oferece orientações práticas para fortalecer e enriquecer o relacionamento conjugal, mas também desafia os leitores a crescerem espiritualmente e a se tornarem os líderes amorosos e compassivos que Deus os chamou a ser.
Assume as suas responsabilidades, cuida, provê, protege a sua família. Tem o controle sobre si mesmo e sobre as suas emoções. Faz da sua esposa a sua prioridade. Ele sabe a força que tem, por isso, busca o sustento da família e resolve os problemas.
O Código Civil impõe aos cônjuges quais são estes direitos e deveres: “I – fidelidade recíproca; II – vida em comum, no domicílio conjugal; III – mútua assistência; IV – sustento, guarda e educação dos filhos; e V – respeito e consideração mútuos” (BRASIL, 2002, Art.
Ser um homem moderno e dono de casa não se trata apenas de realizar tarefas domésticas, mas sim de construir um ambiente acolhedor e funcional para si mesmo e para sua família. Isso envolve ter uma visão de longo prazo, planejando a decoração, organização e manutenção da casa de forma eficiente.
O casamento é também uma forma de sociedade, dirigida pelo marido e pela mulher, sempre no interesse do casal e dos filhos. Assim, o casal é obrigado, cada um na proporção de seus bens e da sua renda, a sustentar a família e a educar os filhos, qualquer que seja o regime de bens do casamento.
De acordo com o artigo 1.566 do Código Civil, ambos os cônjuges têm o dever de fidelidade recíproca, vida em comum no domicílio conjugal, mútua assistência, sustento, guarda e educação dos filhos e respeito e consideração mútuos.
A Bíblia ensina que todos os crentes devem amar o seu próximo como a si mesmos. Mas, especificamente, à esposa tão dada facilmente ao amor e a amar, Deus reforça o dever da humilde submissão conjugal. (2) Que Ela, se o Senhor permitir, tenha Filhos (1Tm 2.15).
A mulher, com o casamento, passa a ser a companheira do marido, cabendo-lhe a missão de zelar pela direção material e moral da família, a primeira formação de caráter e educação dos filhos. Para isso, faz-se necessária sua presença no lar.
Na quarentena, muitas sentem obrigação de lavar, passar, cozinhar, cuidar da casa e dos filhos (quando temos), home office, ter alimentação saudável, praticar exercícios, estudar, fazer “carreira”, ter vida social, cuidar do marido e ainda “cumprir com as nossas obrigações de esposa”.
O marido deve cumprir os deveres conjugais para com a sua mulher, e, da mesma forma, a mulher, para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o próprio corpo, mas sim a mulher.
Os principais direitos da esposa em caso de separação incluem a pensão alimentícia, a divisão dos bens adquiridos durante o casamento, o acesso a informações financeiras relevantes e, quando aplicável, a guarda dos filhos e o direito a visitá-los regularmente.
“A mulher tem um papel fundamental na prevenção da saúde daqueles com quem convive. É por meio dela que até crianças realmente começam a entender a real concepção de prevenção, do autocuidado e de outras necessidades”, disse. No entanto, o trabalho de conscientização dentro de casa não é fácil.
Em meio a um casamento infeliz pode parecer que o inimigo é o cônjuge, mas Deus nos diz que o verdadeiro inimigo é Satanás, e a Bíblia nos adverte que ele está à solta para nos devorar (I Pd 5:8).
O marido deve amar sua esposa da forma que Cristo ama Sua Igreja. Submissão não significa rebaixamento ou obediência a qualquer custo. Deus não manda que a esposa seja capacho do marido. Submissão bíblica é sujeição voluntária ao parceiro.
É ser congruente nas pequenas coisas que você promete no dia a dia, além de não esconder fatos que parecem não muito importantes para você, mas para mulheres fazem diferença. Ou seja, se você encontrou uma pessoa na rua, conte a ela sobre isso.