Nesse texto, falaremos sobre o papel do psicólogo no CREAS, equipamento este que trabalha, prioritariamente, com ações protetivas. Seu objetivo é acolher, orientar, e acompanhar famílias e indivíduos em situação de violação de direitos, fortalecendo e reconstruindo seus vínculos familiares e comunitários.
O psicólogo pode participar de todas as ações do CREAS, articulando a sua atuação a um plano de trabalho elaborado em conjunto com a equipe interdisciplinar, porém se diferencia dos demais profissionais na forma como lança o olhar para pessoas, para famílias [...]
O atendimento psicossocial é um atendimento em que o psicólogo precisa enxergar o sujeito contextualizado dentro de seu ambiente social. O foco do psicólogo precisa ser nos vínculos, nas relações desse sujeito com a sociedade.
Os psicólogos no CRAS devem promover e fortalecer vínculos sócio-afetivos, de forma que as atividades de atendimento gerem progressivamente independência dos benefícios oferecidos e promovam a autonomia na perspectiva da cidadania.
Nesse sentido, a atuação profissional do psicólogo no Cras procura compreender as tensões das relações entre os membros familiares e entre estes e o contexto sociocultural e econômico que os circundam.
O CRAS busca prevenir a ocorrência de situações de risco, antes que estas aconteçam. O CREAS trabalha com pessoas em que o risco já se instalou, tendo seus direitos violados, sendo vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaças, maus tratos e discriminações sociais.
O que faz a psicologia no sistema único da assistência social?
Desta forma, a Psicologia nas Políticas Públicas contribui para o melhor atendimento e acolhimento dos sujeitos através da compreensão dos aspectos subjetivos inerentes aos fenômenos sociais, contribuindo também na formulação e elaboração de políticas públicas.
Além da participação em reuniões do Programa Saúde na Escola (PSE), discussão de casos e coordenação de um grupo de jovens de uma escola pertencente ao território do CRAS, a principal atividade do referido estágio foi o acompanhamento das visitas domiciliares realizadas pela psicóloga do CRAS.
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo apoiar famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Compõem obrigatoriamente as equipes de referência: I - da Proteção Social Básica: Assistente Social; Psicólogo. II - da Proteção Social Especial de Média Complexidade : Assistente Social; Psicólogo; Advogado. III - da Proteção Social Especial de Alta Complexidade: Assistente Social; Psicólogo.
Lima (2003) define o relatório psicossocial como um estudo, realizado por psicólogos e assistentes sociais de um tribunal de justiça que "assessoram nas decisões dos magistrados em questões referentes às famílias procurando promover pequenas intervenções no sistema atendido." (p. 16).
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da política de Assistência Social que busca oferecer apoio e orientação às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e/ou social por violação de direitos.
Realiza pesquisa, diagnóstico e intervenção psicopedagógica individual ou em grupo. Participa também da elaboração de planos e políticas referentes ao Sistema Educacional, visando promover a qualidade, a valorização e a democratização do ensino.
Qual é o papel do psicólogo nos diferentes níveis de atenção à saúde no SUS?
Dessa forma, o trabalho do psicólogo deve con- siderar o contexto social e promover a autonomia e o empoderamento dos usuários, tanto no nível indi- vidual como no coletivo, além de trabalhar de forma intersetorial com outros serviços públicos.
Realiza estudo, pesquisa e supervisão sobre temas pertinentes à relação do indivíduo com a sociedade, com o intuito de promover a problematização e a construção de proposições que qualifiquem o trabalho e a formação no campo da Psicologia Social (Resolução CFP Nº 05/2003, art. 3).
Coordenar e direcionar à equipe para o cumprimento das premissas da assistência social; Estimular a escuta e a comunicação entre a equipe; Desenvolver projetos e, juntamente com a equipe da rede socioassistencial, buscar medidas que estimulem a autonomia e a consciência cidadã da comunidade.
A faixa salarial anual estimada do cargo de Psicólogo na empresa Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Morada da Barra é de R$ 16 mil a R$ 24 mil. Ela inclui o salário base e a remuneração variável.
O psicólogo é parte integrante das equipes de atendimento a população em risco e vulnerabilidade social. O profissional de psicologia precisa também mudar sua postura quanto ao modo de compreender a pobreza e de que maneira agir sobre ela.
O profissional de psicologia no exercício de suas atribuições no CRAS enfoca o atendimento psicossocial, com ênfase num caráter familiar/sistêmico e uma visão especialmente direcionada ao grupo, diferenciando sua atuação da realizada no consultório.
Qual a diferença do trabalho atuação do psicólogo e do assistente social na assistência social?
Em relação às profissões, o psicólogo cuida da saúde mental, desenvolvimento e bem-estar das pessoas. Já o assistente social identifica necessidades, organiza e gere os projetos e serviços de saúde, educação, direito, lazer etc. voltados para as comunidades, famílias e pessoas.
Como a psicologia pode contribuir com o serviço social?
“À Psicologia cabe contribuir na mediação das relações sociais e institucionais – possibilitando, assim, a criação de espaços de promoção de diálogo e debate com a comunidade escolar – e promover um espaço de respeito às diferenças para o fortalecimento de uma escola democrática que permita a todas as crianças e todos ...
Crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e suas famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua, vivência de trabalho infantil e outras formas ...
Essa unidade é pública e os serviços são gratuitos. O cidadão também pode ser encaminhado ao Creas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da assistência social ou de outras políticas públicas e por órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (como o Ministério Público).