– Cartolina – As melhores cartolinas para pintura são as de gramatura mais altas e opacas. Nas brilhantes, o guache não consegue se fixar com qualidade. – Color Set – Os melhores são os de gramatura maior e opacos para que o guache se fixe bem.
Papel ou outra superfície para pintar: o guache funciona bem no papel aquarela, mas você também pode usar um papel de desenho espesso. Embora você possa usar tela, isso normalmente é mais adequado para pinturas com tinta acrílica.
É o caso dos pincéis para trabalhar com tinta guache. Por ser uma tinta com consistência densa, o ideal é contar com pincéis com cerdas mais firmes, se for usar a tinta mais pura. Para pintar com a tinta mais diluída, o ideal é usar pincéis com cerdas mais macias.
Materiais básicos para pintar com guache | PARTE 1 - Tintas
Qual o melhor papel para pintar?
Para pintar
Se você quer pintar com uma técnica molhada, como a aquarela ou guache, invista em papéis de gramatura acima de 200g/m². Lembre-se que quanto maior a gramatura, mais resistente é o papel. Para pinturas com lápis de cor, opte por papéis lisos com gramatura baixa ou média, como o offset.
Com o primer aplicado, você pode usar tinta guache, tinta óleo e tinta spray que são as mais indicadas para esse material, no entanto, existem outros tipos de tinta que podem trazem ótimos resultados para seus projetos.
Para evitar o caos, a sugestão é priorizar papéis com gramatura acima de 200 g/m², sendo o de 300 g/m² ideal, como é o caso do bloco aquarela A4 Canson de 12 folhas.
E pra clarear a tinta guache basta colocar a cor branca. Daí, pra misturar as cores é bom ter em mente que o guache fica mais claro quando tá seco. Por isso, uma dica é criar camadas de pintura pra conseguir um efeito forte e intenso, viu?
O Verniz Brilhante p/ Guache Acrílica é ideal quando se trata de acabamento. Você pode usá-lo no final da sua arte ou até mesmo, misturá-lo com a tinta. Ele aumenta o brilho, transparência e adesão da tinta guache acrílica em proporção à quantidade misturada.
Qual a diferença entre tinta guache e tempera guache?
Têmpera (também conhecida como guache) é uma tinta feita com pigmentos aglutinados com goma arábica. É uma técnica à base de água com cores espessas e opacas, mas é também muito flexível e miscível: uma vez seca, a têmpera permanece solúvel!
Verniz spray permanente de qualidade artística especialmente formulado para tinta guache e aquarela. Protege trabalhos em papel contra as ações do tempo.
😍 Basta misturar tinta guache com a cola branca e fazer os desenhos em uma superfície plástica. Depois, é só esperar secar bem (de preferência deixe de um dia para o outro!). 😉 Assim que estiver seco, é só tirar do plástico e brincar de colar nos espelhos, vidros da janela e etc.
A pintura acrílica é uma das mais indicadas para pintar papelão. A pintura acrílica é pintura à base de água, por isso não precisarás trabalhar com produtos tóxicos. Para trabalhar com esta pintura só precisas de um pincel ou trincha e um copo com um pouco de água.
Os papéis feitos de 100% algodão são os mais utilizados pelos artistas, porque absorvem as tintas mais rápido e em maior quantidade, mas vale experimentar todos os tipos de papel disponíveis e descobrir qual se adapta melhor à sua técnica.
Curiosidade: a gramatura é medida em gramas, pois quanto mais grosso o papel, maior o seu peso. Papéis que suportam a técnica de aquarela têm uma gramatura mínima de 200 gramas. O ideal mesmo é que seja acima de 300g, assim o papel enruga menos quando molhado.
Um dos materiais que funcionam bem para a impressora jato de tinta é o papel sulfite. Ele é composto de fibras que absorvem a tinta líquida. Outros tipos de papéis são os foscos como o opaline, casca de ovo, sulfite mais grosso, vergê, papel duplex, etc.
Muitos artistas utilizam o papel sulfite para criar desenhos, esboços e pinturas. Por se tratar de uma folha resistente, possibilita a produção de trabalhos com lápis de cor, aquarela, guache e até tinta acrílica, por exemplo.
É conhecido por seu brilho intenso e por sua qualidade única para misturas de cores. É usado frequentemente na pintura de telas e tem muitos adeptos entre os artistas plásticos. A maior vantagem do guache é que não tem cheiro forte, seca rapidamente e pode ser aplicado sobre outras tintas sem problema.