O papel social dos alunos é fundamentalmente aprender e adquirir conhecimento, desenvolver habilidades e competências para se tornarem cidadãos ativos e produtivos na sociedade.
Além de atuarem dentro da escola, os alunos podem ser incentivados a participar de projetos fora dela, sendo agentes de melhoria também no bairro ou na cidade em que vivem. Voluntariado, programas de reciclagem e serviços comunitários são ideias bem-vindas.
Além disso, os estudantes, ao se prepararem para se tornarem bons profissionais, também contribuem para a movimentação da economia. Ao ingressarem no mercado de trabalho, eles ajudam as empresas a se consolidarem e a gerarem mais empregos e renda para a população.
Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
O compromisso social da escola também implica em promover a participação dos pais, responsáveis e da comunidade local na vida escolar, estabelecendo parcerias que fortaleçam o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos.
O papel social é um dos principais conceitos estudados pela sociologia. Refere-se às responsabilidades atribuídas a determinado indivíduo ou grupos sociais, ou seja, as ações que a sociedade espera de uma pessoa que ocupa certa posição.
Os papéis sociais permitem compreender a situação social, pois são referências para percepção do outro, ao mesmo tempo em que são referências para o comportamento próprio.
A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do individuo sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência das artes e das letras, sem estas aprendizagens dificilmente o aluno ...
A educação é um fato social. A educação, em si, é um fato social no sentido em que atua como processo da preparação cultural dos indivíduos para a vida em sociedade e no sentido de que está presente, de maneira hegemônica, no interior de uma sociedade e em todas as sociedades.
Qual o verdadeiro papel da escola dentro da sociedade?
Ajudar a desenvolver o pensamento crítico do aluno, ensinando-o a se posicionar socialmente e politicamente. Ajudar o aluno a desenvolver habilidades socioemocionais. Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo. Ensinar ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade.
O estudante deixa de apenas absorver conteúdos e passa a construí-los, com a ajuda dos professores e dos colegas. Abre-se espaço para a pesquisa, a exposição de ideias, os debates e a criação. Desse modo, o aluno é um aliado na busca pelo conhecimento, visto que a escola o motiva a criar o seu caminho de aprendizagem.
Qual é o papel da escola no processo de socialização?
Estudos mostram que a escola mantém uma função fundamental para o processo social, desenvolvendo as capacidades cognitivas ajudando a criança compreender que têm um mundo social. Este processo inicia no nascimento, propício a mudanças e permanecendo ao ciclo vital.
A escola é uma importante instituição que auxilia no desenvolvimento social, aprimorando habilidades e competências dos indivíduos. Além disso, desempenha um papel fundamental na formação do conhecimento, dos valores e comportamentos.
O estudante não deve se formar apenas para o mercado de trabalho, mas também se formar como um ser humano, um novo cidadão, ajuntando novos valores para aplicar na evolução de uma sociedade.
O que Paulo Freire fala sobre a função social da escola?
O educador ressalta a importância de uma educação assim para os países subdesenvolvidos como o Brasil, mas em processo de desenvolvimento, com a inserção do povo no esforço de recuperação econômica, política e social de suas comunidades.
Para que a escola realmente cumpra com sua função social, não basta somente receber a matrícula de alunos que a procuram, já que são muitas as crianças e jovens que sequer o fazem. Assim, é dever da escola encontrá-las e trazê-las para o sistema.
A escola tem o papel social de formar cidadãos conectando o conhecimento às vivências de cada aluno. Na própria sala de aula, os estudantes tem a oportunidade de socializar com indivíduos de outras etnias, classes sociais, idades, etc. Isso ajuda a fazer com que eles aprendam a reconhecer e respeitar a diversidade.
A função social da escola, portanto, não se resume apenas à transmissão de conhecimentos, mas também à formação integral dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios e oportunidades que surgem ao longo de suas vidas.
Vista como uma possibilidade de ascensão social, a educação é, acima de tudo, uma forma de crescimento pessoal, garantindo-se ao cidadão alcançar, indiretamente, condições melhores de vida através de sua formação pessoal e profissional.
A função social tem por objetivo, com efeito, reinserir a solidariedade social na atividade econômica sem desconsiderar a autonomia privada, fornecendo padrão mínimo de distribuição de riquezas e de redução das desigualdades.
É assim que a educação é entendida como um fato social, visto que é exterior, coercitiva e geral. Deste modo, a escola é um elemento fundamental constituinte da sociedade, pois visa adequar o ser humano ao meio em que vive, de forma a manter um equilíbrio entre o que se espera da criança e a sociedade.
Nas considerações de Libâneo (2012) a função social da escola se define pelo compromisso de uma organização didático-pedagógica que contribua para a aprendizagem do aluno, por meio de processo mental do conhecimento presente nos conteúdos escolares, tencionando a formação cultural e científica.
Os papéis sociais são formas de comportamento previamente estipuladas para os indivíduos de uma posição social específica. Ouça o texto abaixo! Você provavelmente já se deparou com uma situação em que as pessoas envolvidas esperavam um tipo de comportamento de sua parte tendo como base uma característica sua.
Através dela, as pessoas têm acesso a conhecimentos, habilidades e competências que lhes permitem se desenvolver pessoal e profissionalmente, melhorar sua qualidade de vida e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.