Chamado de Tyrannosaurus mcraeensis, o novo dinossauro pode ser o parente mais próximo conhecido do T. rex. A nova espécie foi identificada a partir de um crânio parcial fossilizado, descoberto na década de 1980 na Formação Hall Lake, no Novo México, nos Estados Unidos.
De acordo com um estudo sobre evolução realizado pelas Universidades Harvard e Estadual da Carolina do Norte, a comparação entre proteínas descobertas em um fóssil de Tiranossauro rex mostra que os gigantes pré-históricos possuem, entre seus parentes vivos mais próximos, aves como galinha e avestruz.
Além das galinhas, dos hipopótamos e dos golfinhos, outros animais têm parentesco com os dinos. Confira! Burros e rinocerontes são bem diferentes, não é mesmo?!
Quais são os parentes mais próximos dos dinossauros?
Esta informação talvez você não sabia ainda: sabe os frangos, que fornecem os ovos que comemos no dia a dia, que cantam ao amanhecer e que têm lindos pintinhos? Eles são os parentes mais próximos dos dinossauros, principalmente do Tiranossauro Rex (também conhecido como T-Rex).
O parentesco é resultado de milhões de anos de mutações genéticas e seleção natural das espécies. Muito se fala que dinossauros e galinhas são considerados primos, de acordo com o diagrama filogenético da evolução. Embora os animais apresentem, sim, um parentesco, não são exatamente primos.
A galinha é mesmo o parente mais próximo do Tiranossauro rex? E o T.rex tinha penas?
Qual o parente vivo mais próximo do T-rex?
Chamado de Tyrannosaurus mcraeensis, o novo dinossauro pode ser o parente mais próximo conhecido do T. rex. A nova espécie foi identificada a partir de um crânio parcial fossilizado, descoberto na década de 1980 na Formação Hall Lake, no Novo México, nos Estados Unidos.
Então, evolutivamente, as aves se desenvolveram a partir de predadores terrestres - os dromeossauros -, passaram para dinossauros basicamente terrestres de vôo batido (o Caudipterix), e chegaram ao Archaeopterix. Esse, por sua vez sofreu mutações que originaram o Iberomesornis, o dinossauro arborícola.
Em termos evolutivos, os crocodilos são os parentes mais próximos dos dinossauros, e vivem nos rios das Américas, África, Ásia e Austrália, com origem há cerca de 230 milhões de anos.
As aves, como as galinhas, vieram dos dinossauros, que já colocavam ovos por aí há centenas de milhões de anos. Por meio de mutações, uma espécie acaba gerando "filhos" de outra espécie, ao longo de gerações.
São exemplo destes fósseis os do género Ginkgo, ou o rinoceronte unicórnio de Java, Rhinoceros sondaicus, e os peixes do género Coelacanthus. Estes peixes viveram do Câmbrico ao Triásico inferior e a sua forma atual, latiméria, vive e tem sido pescada em Madagáscar.
A paleontóloga reforça que, hoje, não existe nenhum outro dinossauro na Terra a não ser as aves, pois graças às penas e asas, eles conseguiram voar e sobreviver às consequências do meteoro que levou à extinção dos dinossauros não-avianos.
Incluindo o fato de que o maior dinossauro emplumado da história, o Yutyrannus huali, pertencia ao grupo dos Tiranoraptores – o mesmo do famoso Tiranossauro rex.
Qual é o animal mais próximo de um Tiranossauro Rex?
Ainda que a cultura pop tenha transformado o Tyrannosaurus rex em um dos dinossauros mais famosos do mundo, o conhecimento sobre a evolução do animal ainda tem diversas lacunas. Parente mais próximo já identificado do T. rex, a nova espécie poderia ajudar a compreender melhor o passado e a evolução dos tiranossauros.
Pesquisadores acabam de publicar um artigo defendendo que os esqueletos atribuídos ao dinossauro mais famoso e um dos mais estudados do mundo, o T. rex, na realidade representam pelo menos três espécies distintas, o que gerou grande controvérsia no meio científico.
Para alguns cientistas que partem da ideia de que as galinhas descendem dos dinossauros, o ovo teria vindo primeiro — ele teria surgido há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as galinhas só apareceram bem depois, há 50 milhões de anos.
As origens da galinha doméstica moderna estão nas florestas do Sudeste Asiático, onde seu antepassado, o galo-banquiva (Gallus gallus), foi domesticado pela primeira vez cerca de 8 mil anos atrás.
Se considerarmos que existem muito mais espécies de aves do que de mamíferos, até podemos dizer que os dinossauros ainda dominam a Terra. Entre todas as espécies de aves, algumas são bem primitivas, por isso são consideradas mais próximas dos dinos, como avestruzes, emas, casuares, emus e kiwis.
Ainda os dinossauros não existiam e já as trilobites dominavam os mares do planeta. Estes animais invertebrados surgiram há mais de 500 milhões de anos, sofreram várias evoluções e resistiram a duas extinções maciças de espécies.
Ancestrais gigantes dos rinocerontes, mastodontes, mamutes, tigres-dentes-de-sabre e preguiças gigantes foram algumas das feras que ocuparam o planeta depois dos dinossauros.
As galinhas domésticas (Gallus gallus domesticus) são originárias do Sudoeste da Ásia e descendem, principalmente, de uma ave silvestre, a galinha Vermelha do Mato (Red Jungle Fowl; Gallus gallus).
Phasianidae é uma família de aves galliformes de corpo robusto, pernas e asas curtas. O grupo é bastante variado e inclui, por exemplo, galinha, codorna, pavão, faisão, perdiz, tetraz e o peru.
Répteis voadores chamados pterossauros, que alcançaram o tamanho de pequenos aviões, dominaram os céus 215 milhões de anos atrás. O registro fóssil também mostrou evidências de dinossauros voadores, como microraptores, bem como outras criaturas que poderiam voar de árvore em árvore.