Sabiamente, Noemi busca aproximar Rute de Boaz, um rico parente de seu falecido esposo. Os dois se casam e geram um filho que se chamou Obed. Informam os últimos versos do livro de Rute que Obede teria sido criado por Noemi. Ele veio a ser o avô do rei Davi.
Boaz é um personagem do Antigo Testamento da Bíblia, citado no livro de Rute e em I Crônicas como pertencente à tribo de Judá, filho de Salmom, vindo a ser bisavô do rei Davi.
Após a destruição de Jericó, Raabe habitou entre os Israelitas e casou-se com Salmom. Deu à luz Boaz, que foi bisavô de Davi, tornando-se assim, da linhagem de Jesus.
Quem foi BOAZ? A História de BOAZ, o segundo esposo de RUTE.
Quem foi a mulher de Obed?
Foi durante o transporte da Arca da Aliança da casa de Obede-Edom para a cidade de Davi, na festa para comemoração, que Davi dançou e tocou, e foi desprezado por Mical, sua esposa e filha de Saul. Obede Edom se tornou guarda do Templo [I Crônicas 15:21; 16:38].
Após instruções de Noemi, Rute pediu a Boaz, um parente próximo, que se casasse com ela. Boaz seguiu os procedimentos da lei de Moisés, pedindo primeiro ao parente mais próximo que cumprisse seu dever de desposar Rute. Quando esse parente se recusou, Boaz casou-se com Rute.
Boaz ficou tão impressionado, ainda mais do que antes. Boaz disse a Rute: “Você é uma bênção. Você sabe que eu sou velho e você é jovem,” ( Rute tinha apenas 40 anos) “mas você quer que eu continue o casamento de seu falecido marid, em vez de você sair para se casar com um jovem da sua idade.
Devido à lealdade eterna que dedicava a Noemi, Rute casou-se com Boaz e, por consequência, ela — a estrangeira e convertida moabita — tornou-se a bisavó de Davi e, portanto, antecessora de nosso Salvador Jesus Cristo” (“Modelos a Serem Imitados”, A Liahona, novembro de 2002, p. 60).
Ela morava em Belém de Judá com seu marido Elimeleque e seus dois filhos, e que devido a seca e fome local, mudaram-se para Moabe. Elimeleque morre, e depois os filhos. Noemi fica viúva e desamparada, com suas noras Rute e Ofra, e decide voltar para Belém.
Sua morte foi decretada por Salomão após Adonias ter pedido para se casar com Abisague. Ele pediu para Bate-Seba fazer o pedido a Salomão, e ele recusou, dizendo que ela deveria pedir que ele desse o reino a Adonias. Quem o apoiou na tentativa de ser rei foi Joabe e Abiatar.
Boaz era descendente de Perez, filho de Judá e Tamar, conforme relatado em Gênesis 38. Ele fazia parte da linhagem real de Israel, sendo um dos ancestrais do rei Davi. Essa conexão com a família real é fundamental para entendermos a relevância de Boaz na história bíblica.
Eles foram os filhos de Elimeleque, da tribo de Judá, e sua esposa Noemi. Juntamente com seus pais, eles se estabeleceram na terra de Moabe, durante o período dos juízes de Israel, em virtude da fome que havia na terra. Malom casou-se com a mulher moabita Rute, enquanto Quiliom casou-se com Orfa também moabita.
Após perder o marido e os filhos, Noemi se viu sozinha e na miséria pediu que as noras a deixassem. Contudo, por seu forte caráter, Rute não abandonou a sogra, nem se rebelou ao Senhor. Juntas uma fortaleceu a outra e deram início a um novo capítulo em suas vidas.
Raabe foi a tataravó do Rei Davi, o salmista. Teve um "passado comprometedor", como muitos de nós, e essa sua condição lhe era um limitador, mas Deus passou por cima da sua limitação e resignificou sua história.
Boaz levou Rute para a casa dele, e ela se tornou sua esposa. Quando Boaz teve relações com ela, o SENHOR permitiu que ela engravidasse, e ela deu à luz um filho.