Se você vive questionando “qual pássaro canta a noite?”, saiba que a Coruja de Celeiro é um deles. Ela pode ser encontrada em todos os continentes, com exceção da Antártica.
Como toda ave noturna, o urutau tem o hábito de cantar à noite! Não é á toa que muitos chamam esse animal de “mãe-da-lua”. Porém, durante o dia, ele fica completamente imóvel por longos períodos.
Em forma de "hu-hu-hu", que se faz ouvir após o anoitecer, procura, a solidão mais espessa dos bosques, de onde faz desprender a sua voz cheia de lamentos. Para muitos, a sua voz é semelhante ao clamoroso lamento de uma mulher que termina com amortecidos "ais".
“Existem várias aves que são de hábitos noturnos. As corujas, os bacuraus, as mães-da-lua (ou urutau). Todas essas aves estão ativas de noite. Elas dormem de dia e caçam de noite”, explica ao Terra a pesquisadora Erika Hingst Zaher, diretora do Museu Biológico do Instituto Butantan.
Urutau. Você sabe qual pássaro que canta à noite tem a fama de ser o mais assustador? É o Urutau ou Mãe-da-lua, como também é conhecido esse pássaro típico do Mato Grosso e da Amazônia. Ele é cercado de crenças, como o seu nome em tupi, que significa “ave fantasma”.
A lenda peruana conta que um bebê foi abandonado por sua mãe na floresta para evitar que morresse por uma peste que já havia dizimado todo o povo. Ele então se transformou em uma ave, que todas as noites lamenta por sua mãe.
O canto triste do urutau é para muitos povos um agouro, ou presságio, um anúncio da morte de alguém próximo. Apesar de toda superstição, ou do seu canto lamentoso, o pássaro não ataca humanos, sua alimentação são insetos que captura durante o voo.
Uma das interpretações de seu canto diz que o som é semelhante a uma lamentação chorosa. Após anoitecer, é possível escutar o seu “hu-hu-hu", como se parafraseasse “foi, foi, foi”. Na crença popular, a ave é indício de mau presságio. Para o povo tupi-guarani, a presença de um urutau está associada à benção.
“Anfíbios e aves noturnas costumam ter repertórios variados de vocalizações, alguns deles se assemelhando a assobios, por exemplo a rã assobiadora (Leptodactylus fuscus) e a ave urutau (Nyctibius griséus).
Encontrar um urutau é um sinal de sorte, especialmente agora que pesquisadores descobriram que essa é uma ave migratória. Clique aqui e saiba mais detalhes do estudo: https://glo.bo/3p16hLA.
Na espiritualidade em geral, o assobio de madrugada pode ser interpretado como uma forma de comunicação entre o mundo espiritual e o físico. Alguns acreditam que esses assobios podem ser sinais de proteção, orientação ou até mesmo advertências de entidades espirituais.
A saudade é uma ave passeriforme da família Cotingidae, monotípica. Também chamada de sabiá-aborrecida e saudade-assoviadora, devido ao seu canto, que se parece com um longo e algo melancólico assovio.
O assobio provem da palavra sibilância que é uma sonoridade aguda e/ou chiada produzida pelas vias respiratórias. Geralmente é ouvida quando se tem alguma enfermidade nos pulmões, brônquios ou via respiratória. Pode também ser produzido utilizando as mãos como caixa de ressonância.
também chamado de mãe-da-lua é uma ave noturna presente em todo o Brasil. O Canto Da Mae Da Lua. Canto misterioso do Urutau: conheça a ave mãe-da-lua. Descubra o som assustador e fascinante do cântico do Urutau, uma ave noturna incrível que observa seu entorno com olhos fechados.
Além do Brasil, o urutau é encontrado desde a Costa Rica à Bolívia, e também na Argentina e no Uruguai. Engana-se quem pensa que só existe uma variedade da espécie. No Brasil ocorrem cinco, todas pertencentes ao gênero Nyctibiu, grupo restrito às regiões mais quentes do continente americano.
Durante a noite, em uma floresta, podem acontecer coisas assustadoras: uma delas é o canto do urutau, a “ave fantasma” carregada de superstições relacionadas ao mau agouro ou — de forma completamente oposta — ao amor.
A presença da espécie em áreas urbanas é esperada principalmente nos meses de abril e setembro. É uma ave noturna, não é rara, mas é difícil de ver pois se camufla muito.
Urutau: o pássaro amaldiçoado conhecido como “ave-fantasma da Amazônia” O urutau ou “mãe-da-lua”, é um pássaro que carrega muitas superstições devido as lendas que o cercam. Por desconhecimento, acabam por acreditar que a ave é sinal de mau agouro ou má sorte.
O urutau (Nyctibius griseus), da família Nyctibiidae, cujo nome em tupi significa “ave fantasma”, é um pássaro noturno com aparência “semelhante a um tronco de madeira ou poste”, o que confere uma vantagem de estar camuflado durante o dia, quando dorme.
Essa superstição está associada a Exú, uma entidade da umbanda e do candomblé, considerado o dono do assobio e também relacionado ao diabo na tradição cristã. O ato de assobiar é visto como uma provocação a essas entidades, que podem causar medo e desconforto aos que os encontram.
Essa criatura é conhecida por gritar, assobiar e perturbar os cachorros. Alguns acreditam que a matinta Pereira, assim como os skin Walkers, possuem habilidades transformar em várias formas. A principal seria de um pássaro. que atrapalharia o sono de pessoas.