Qual era o pensamento de Lacan?
Sua afirmação de que o inconsciente se estrutura como linguagem, somada às noções de simbólico, imaginário e real, são algumas das contribuições decisivas de seu trabalho. Seu nome completo era Jacques Marie Émile Lacan, nascido na cidade de Paris em 1901, em plena belle époque.Qual é a abordagem de Lacan?
Para Lacan, o sujeito é constituído a partir de sua inserção no universo humano, o que supõe sua passagem pela porta da linguagem, universo do simbólico. Uma vez que a linguagem é o que há de mais coletivo, o sujeito, efeito do significante é, por sua vez, sempre coletivo.O que Lacan fala sobre a vida?
Ato de coragem. Como diz Lacan, em R.S.I.: se o real é a vida, embora ela participe do imaginário do sentido, gozar a vida é algo que pode se situar no ponto central, ponto do objeto a, que conjuga três superfícies que se cruzam.Como Lacan era reconhecido?
Lacan começa a ganhar reconhecimento em 1950, quando era uma espécie de crítico da psicanálise de sua época e considerado reinventor da psicanálise por alguns autores. O Lacanismo é peça vital na biografia de Jacques Lacan, salvando sua identidade profissional à posteridade.Qual era a relação de Lacan com Freud? - Aula com Christian Dunker | Casa do Saber+
Qual a diferença entre Lacan e Freud?
Enquanto Freud inventa toda uma metapsicologia para formalizar segmentos de análise também formaliza os modos do circuito pulsional, Lacan se utiliza de matemas, esquemas, grafos, de topologia, da sua teoria dos enodamentos, de formas lógicas para formalizar também segmentos de análise ou de percursos analíticos.O que é teoria lacaniana?
A Psicanálise Lacaniana, assim como outras psicanálises, baseia o seu atendimento na associação livre, onde o analisante pode dizer tudo que lhe vier em mente, sem censura. Além do conteúdo trazido como relato, também são explorados os sonhos, devaneios, fantasias, lapsos de linguagem, entre outros.O que Lacan fala sobre a morte?
A morte que traz a vida é aquela perpetrada pelo significante, que 'mata' a coisa ao fazê-la existir no significante, para dotá-la de existência simbólica, que é a única do falante (é o que Lacan desenvolve também em "Função e campo da fala e da linguagem": LACAN, 1998.Porque Lacan foi expulso?
A expulsão de Lacan da IPA foi causada por ele não obedecer às normas daquela instituição e ter muitos alunos, analisandos e supervisionados ao mesmo tempo, bem como por conta das “sessões curtas” de cinco minutos que Lacan insistia em manter — algumas sessões de Lacan foram de apenas um minuto.O que é a teoria do espelho de Lacan?
A teoria dos espelhos, de Jacques Lacan, médico, psiquiatra e psicanalista francês, acredita que só conseguimos enxergar características em outras pessoas que também existam, ou já existiram algum dia, dentro de nós. Ele acredita que nosso papel, como humanos, é aprender sobre nós mesmos, através das nossas relações.Quais são os dois pilares que, segundo Lacan, são?
Vamos nos aprofundar em alguns dos seus principais pilares. 1. Linguagem e Inconsciente: A revolucionária afirmação de Lacan de que "o inconsciente é estruturado como uma linguagem" rompeu com muitas convenções anteriores da psicanálise.Quais são os 4 discursos de Lacan?
Lacan apresenta as formas de vínculo social a partir da definição de quatro discursos: do mestre, universitário, da histérica e do analista.O que é o ser para Lacan?
Em Lacan, o que dá essência e, de certa maneira, a unidade ao ser é o gozo, e só o gozo, porque nenhum predicativo (a totalidade predicativa é impossível) pode dar unidade ao ser sexuado que é divisão. Por isso, o que o ser exige enquanto Um, enquanto unidade, é a infinitude do gozo, seja do corpo ou do Outro.O que Lacan fala sobre o amor?
Em 1953, Lacan introduz as paixões do ser – amor, ódio e ignorância – para retomar a transferência a partir de sua trilogia, Real, Simbólico e Imaginário. Nesse sentido, o amor está no entrecruzamento entre o Imaginário e o Simbólico, o ódio entre o Imaginário e o Real e a ignorância entre o Simbólico e o Real.Como funciona a terapia lacaniana?
Como funciona uma sessãoO objetivo é descobrir quais são as queixas do indivíduo e se aquele problema realmente pode ser tratado com a terapia lacaniana. Com o intuito de explorar o inconsciente, durante as sessões, o paciente é induzido a falar abertamente, tudo o que vier em sua mente, sem ser interrompido.