Cada um dos 25 Trens Unidade Elétrica (TUE) Série 100, popularmente conhecidos como trens série 100, pesa em torno de 203 toneladas. Eles vieram do Japão para Porto Alegre, de navio pelos mares, em 1984. Conta pra gente qual a sua melhor lembrança ou curiosidade sobre os trens desse modelo.
Um trem pesa entre 3.000 toneladas (vazio) e 15.000 toneladas (carregado) e, por isso, pode exigir algo entre 300 e 1.000 metros desde a aplicação do freio de emergência até sua parada completa. Por seu peso, um trem não freia como um automóvel.
A partir de 1º de outubro de 2023, um passe normal para adultos, válido por sete dias, custa 50.000 ienes; desejar um pouco mais de luxo pode comprar um passe Green Car (primeira classe) por a partir de 70.000 ienes. O passe regular de 14 dias para adultos custa 80.000 ienes e o de 21 dias, 100.000 ienes.
O trem mais rápido já construído | A física completa disso
Quanto custa uma passagem de trem-bala na Europa?
Quanto custa uma passagem de trem na Europa? Uma passagem de trem na Europa por 15 dias para um viajante em segunda classe custa 509 dólares. No caso da escolha ser primeira classe, o valor sobe para 679 dólares.
Os conhecidos como “trens-bala” E5 da Japan Railways East (JR East) conseguem chegar a uma velocidade de 320 km/h. Com capacidade de levar até 731 passageiros, o trem JR East E5 possui 32 motores elétricos por indução e 12.900 cavalos de potência.
Os comboios de alta-velocidade Thalys, derivados do TGV já operam entre a Bélgica, França, Alemanha e os Países Baixos. O alemão ICE também opera na linha Amesterdão-Frankfurt (indo algumas vezes até à Suíça) e entre Bruxelas e Frankfurt.
Segundo a China Railway, operadora ferroviária estatal, a velocidade máxima dos comboios neste percurso é de 350 km por hora e, entre outros detalhes, o percurso atravessa 84 pontes e 29 túneis.
Um trem pode transportar a carga de até 220 caminhões. Um único vagão de metrô tem capacidade para 250 passageiros. Para levar esse mesmo número de pessoas, seriam necessários três ônibus ou 50 carros em um trânsito geralmente carregado.
Syme Queiroz ressalta que o diâmetro de uma roda ferroviária varia entre 660 mm e 1118 mm (26 a 44 polegadas) e seu peso entre 250 kg e 580 kg, respectivamente.
Tem 12 cilindros, enquanto em geral o de um carro tem 4. O diâmetro do cilindro é 228,6mm enquanto o de um carro 1.0 é em média 70mm. Pesa 12 toneladas.
O principal modelo é o Frecciarossa 1000, o trem mais moderno e rápido da Itália. O Frecciarossa tem conexões frequentes e sai de hora em hora nas rotas: Turim/Bérgamo – Milão – Bolonha – Florença – Roma – Nápoles – Salerno – Reggio di Calabria/Taranto/Lecce.
Outra grande vantagem dos trens de alta velocidade é que eles só utilizam eletricidade para se mover, enquanto as tradicionais locomotivas queimam carvão e fazem uma poluição danada. A eletricidade necessária para fazer os magnetos funcionarem pode vir de fontes não poluentes, como as usinas atômicas, por exemplo.
Sistemas de Propulsão Avançados: A propulsão dos trens-bala é geralmente elétrica, utilizando motores de alta eficiência. Em alguns casos, como no Maglev (levitação magnética), os trens não possuem contato direto com os trilhos, eliminando a fricção e permitindo velocidades ainda maiores.
Sistema conhecido como hyperloop prevê túnel de 150 km de extensão e levitação eletromagnética. A China deu início aos estudos relacionados à criação da primeira linha ferroviária hyperloop do país. O trem de alta velocidade deve conectar as cidades de Xangai e Hangzhou em um túnel a vácuo de 150 km de extensão.
O Japão foi o primeiro país a dedicar linhas de carros de ferro para viagens a alta velocidade. Devido à natureza montanhosa de grande parte do país, as bitolas das linhas preexistentes eram curtas (1,067 m de largura), geralmente utilizadas nas linhas secundárias, e não podiam ser adaptadas a velocidades superiores.
Chamado de T-Flight, o trem foi desenvolvido pela estatal Casic (Corporação de Ciência e Indústria Aeroespacial da China). Na primeira fase de testes, o equipamento chegou a 623 km/h, tornando-se o trem mais rápido do mundo.
Existem cerca de 2 trens por dia entre Lisboa e Roma, que geralmente levam 49 horas 25 minutos para fazer a viagem de 1861 km de distância. No entanto, é possível fazer o trecho em 49 horas 10 minutos com os serviços mais rápidos, se você quiser chegar em menos tempo. Você precisará fazer 8 trocas nesta rota.
O trem português Alfa Pendular conecta todas as principais cidades de Portugal. A partir da capital Lisboa, viaje em conforto para Coimbra, Porto e Braga, no norte, ou para Faro, no extremo sul. Com velocidades de até 220 km/h, os trens Alfa Pendular são o modo mais rápido de se locomover em Portugal.
Os dois principais pontos de partida dos trens da Thalys são Paris e Amsterdã (Holanda). Assim, você consegue chegar a destinos como Bruges (Bélgica) e Colônia (Alemanha).
Quanto tempo leva para atravessar o Japão de trem-bala?
Hoje, a viagem entre Tóquio e a estação de Shin-Osaka dura 2 horas e 21 minutos, mas no ano de inauguração o tempo estimado era de 4 horas e, posteriormente, caiu para 3 horas e 10 minutos. Antes do shinkansen, a duração média para esse percurso era de 6 horas e 30 minutos.
A linha, que conecta a capital da província, Lanzhou, à cidade de Wuwei, contará com trens que operam a uma velocidade máxima de 250 km por hora, passando por seis estações e se estendendo por 193 km.
O Shanghai Maglev parte do Aeroporto Pudong, em Xangai, e cobre a distância de 30 quilômetros até a Estação Longyang Road em apenas 7 minutos. A velocidade máxima pode chegar a 460 km/h! Com tecnologia alemã, o Maglev está em operação há mais de 10 anos na China.