Existem águas com 3 mg/litro e outras com 100 mg/litro. A diferença é gigantesca. Ele varia entre 5 e 8 nas águas vendidas na região. Mas o pH ideal deve variar entre 7 e 9,5, mais alcalino.
Os valores de 6 a 7 representam uma água neutra, não causam efeitos nocivos para a saúde, mas também não proporcionam benefícios. O pH ideal para a nossa saúde é acima de 7. O pH de 7 a 10 significa que a água é alcalina, ou seja, a água ideal para a nossa saúde.
É um parâmetro que deve ser acompanhado para melhorar os processos de tratamento e preservar as tubulações contra corrosões ou entupimentos. Esse fator não traz riscos sanitários e a faixa recomendada de pH na água distribuída é de 6,0 a 9,5.
Essa medição é uma variação que vai de 0 até 14. Portanto, o valor considerado neutro é o 7, um pH muito acima disso, por exemplo próximo a 14, indica que a água está muito alcalina, por outro lado, se a água está mais próxima do 0 significa que tem um aumento do grau de acidez.
Água alcalina: A água alcalina é considerada uma das opções mais saudáveis para consumo. Seu pH varia entre 8 e 9,5, enquanto a água comum possui um pH neutro de 7. Suas propriedades podem ajudar a proteger o corpo contra radicais livres, doenças crônicas e inflamações.
Logo, a água alcalina permite manter um nível rico em oxigênio, dificultando o crescimento de células tumorais. Quando o pH do sangue está baixo, as placas ateroscleróticas (gorduras) são aderidas às paredes das artérias causando doenças do coração.
De acordo com a classificação do pH da água das chuvas em normal (igual ou maior que 5,6), levemente ácido (de 5 a 5,6) e ácido (menor que 5), o pH mensal oscilou entre ácido e normal (Tabela 1), o que indica grande variabilidade no período de estudo.
O potencial hidrogeniônico (pH) da água que jorra das torneiras de nossas casas – que é controlado por companhias de distribuição de água e órgãos sanitários regulatórios – gira em torno de 6,0 e 9,5.
Água da torneira, água engarrafada e água filtrada
Água da torneira: tem entre 7 e 8,5. Água engarrafada: cada marca difere, mas está entre o 4,5 e 9,5. Água filtrada: depende muito da membrana e dos filtros do equipamento.
O regulamento indica claramente que a água potável deve ter um pH na faixa de 6,5 a 9,5 . São exceções a esta regra: água engarrafada – sua acidez pode ser 4,5, água gaseificada – pode ter um pH inferior a 4,5.
A água mineral das diferentes marcas tem uma grande variação no seu conteúdo mineral. Para prevenir ou reduzir a probabilidade de formação de cálculos renais, deve-se escolher uma água rica em cálcio, magnésio (numa relação de 3:1) e bicarbonato.
Em termos de qualidade e saúde, a água mineral é superior à água filtrada, uma vez que é extraída diretamente das fontes naturais e possui uma composição rica em sais. Dessa forma, se você está buscando a melhor opção disponível no mercado, sem dúvida, a água mineral é a mais indicada.
Do ponto de vista de saúde, o pH da água não representa risco a saúde. Consumindo água alcalina ou ácida, sempre haverá alteração no pH durante o processo de digestão no estômago e no intestino, neutralizando assim a quantidade de pH que foi ingerido.
Ele varia entre 5 e 8 nas águas vendidas na região. Mas o pH ideal deve variar entre 7 e 9,5, mais alcalino. Isso porque pHs mais ácidos, de 0 a 6, atrapalham o organismo em sua tarefa de anular os radicais livres. Quanto mais, melhor.
Ambas águas mineral e de torneira possuem pH próximo de 6.0 ±0.1 e as fervidas de 6.8 ±0.1. Se existir algum efeito, ele será identificado num par mais ácido (torneira e mineral) ou mais básico (fervidas). 4 – É verdade que o forno de micro-ondas opera numa frequência que causa câncer?
Naturalmente extraída do Aquífero Bauru, a Água Ibirá possui quantidade relevante de sais minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo humano. Desde 1909 é conhecida como sinônimo de muita saúde, e é apontada como a água com o maior pH do mercado.
A água alcalina atua como antioxidante, retardando o processo do envelhecimento e ao mesmo tempo protegendo o corpo do ataque dos radicais livres que causam doenças. Um sangue alcalino é menos propenso para o aparecimento de doenças.
Previne o envelhecimento precoce, já que poderia atuar como antioxidante; Pode ajudar a tratar o refluxo, já que, de acordo com um estudo, pH da água superior a 8.8 pode desativar a pepsina, que é a enzima presente do estômago e que está relacionada com o refluxo.