O espinafre é um vegetal verde-escuro rico em vitaminas A, C e E, e compostos fenólicos, como luteína, zeaxantina e canferol, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce da pele e evitam o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Existem dois tipos de espinafre, originários de diferentes regiões. Um deles pertence à família Chenopodiaceae, é nativo do sul da Ásia e foi levado para a Europa no início do século 12. O outro, mais fácil de ser encontrado no Brasil, é da família Aizoaceae, com origem na Nova Zelândia e Austrália.
O espinafre é uma espécie nativa do sul da Ásia. Seu nome de origem árabe é "esbanach". Na antigüidade foi muito usado por médicos para fazer cataplasmas contra dores de fígado e estômago.
A clorofila e os carotenóides podem ser separados por cromatografia de papel. A cromatografia baseia-se numa série de fenômenos e métodos físicos usados na química e biologia para separação de componentes de uma mistura.
Separação de pigmentos do espinafre- carotenos e clorofila
Qual o pigmento que dá cor ao vegetal?
A clorofila atua absorvendo a luz, principalmente nos comprimentos de onda azul, violeta e vermelho. Ela reflete a cor verde, por isso a coloração das folhas de alguns vegetais é verde. Existem alguns tipos de clorofilas: a clorofila A, clorofila B e clorofila C.
Existem pigmentos naturais (orgânicos e inorgânicos) e sintéticos. Os pigmentos agem absorvendo seletivamente partes do espectro (ver luz) e refletindo as outras. Geralmente distinguem-se corantes entre pigmento, que é insolúvel, e tintura, líquida ou solúvel num veículo do qual resulta uma solução.
O que pouca gente sabe é que duas hortaliças bastante diferentes entre si são conhecidas como espinafre: a Spinacia oleracea e a Tetragonia Tetragonoides. O Espinafre Verdadeiro, o consumido pelo Popeye nas histórias em quadrinho e desenhos, é o Spinacia oleracia, ou Espinafre de Virofly, pouco conhecido no Brasil.
Além disso, a rúcula tem talo mais grosso, do qual sai apenas uma folha, que é arredondada. Sabor: o sabor da rúcula é bem menos picante do que o do agrião. → Espinafre Aparência: o espinafre possui talo bem grosso e as folhas têm formato triangular, são grandes e contam com textura aveludada.
A pesquisadora revela que os ácidos fítico e oxálico, este último presente em grande quantidade no espinafre, têm a capacidade de ligar-se ao cálcio e ao ferro, “fazendo com que fiquem indisponíveis para serem absorvidos pelo nosso corpo” e acabem por ser eliminados nas fezes.
L. No Brasil, espinafre é o nome popular da planta Tetragonia (Aizoaceae), parecida ao verdadeiro espinafre, mas pertence a uma outra família botânica.
É rico em minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo, como o cálcio, ferro, magnésio e manganésio. O espinafre contém fibras e um teor elevado de vitaminas A e K.
Sendo assim, se você quer garantir a absorção de mais nutrientes do alimento, as melhores formas de preparo é cozinhar a vapor, refogar ou branquear. As três técnicas eliminam o ácido oxálico quase por completo, aumentando o aproveitamento das vitaminas e minerais do espinafre.
O espinafre contém oxalatos, que, segundo apontam estudos, podem se ligar ao cálcio e formar pedras nos rins. Para pessoas que têm histórico de pedras nos rins ou está em risco, o ideal é moderar a ingestão de espinafre e comê-lo junto com alimentos ricos em cálcio para reduzir o risco de desenvolver pedras nos rins.
Rico em ferro, o espinafre ajuda a prevenir doenças, como a anemia, por exemplo. Mas não para por aí, as vitaminas C, E e K, betacaroteno e o folato presentes nesse alimento ainda atuam como protetores cardiovasculares.
Existem também pesquisas recentes que indicam que o espinafre pode aumentar sim a eficiência muscular, pois ele reduziria a quantidade de oxigênio necessária para o funcionamento dos músculos quando se pratica um exercício físico.
O espinafre verdadeiro, cujas folhas são tenras, pode ser consumido cru ou cozido. Já o espinafre da Nova Zelândia, cujas folhas são mais grossas e com textura um pouco áspera, é consumido cozido. Somente folhas bem novas podem ser usadas cruas em saladas.
Bata o espinafre no processador ou liquidificador com meio copo de água. Coe em peneira fina ou peneira forrada com uma gaze. Se quiser uma cor mais intensa, coloque na panela em fogo médio para reduzir. Misture aos líquidos ou secos da sua receita.
O Espinafre (Spinacia oleracea) possui caule curto e folhas verde-escuras que crescem ao seu redor. Suas propriedades são ricas em vitaminas A, B, C e H. O Espinafre (Spinacia oleracea) possui caule curto e folhas verde-escuras que crescem ao seu redor.
Os pigmentos vegetais, (clorofilas, carotenoides e antocianinas), possuem funções atribuídas à promover e/ou auxiliar a fotossíntese além de proteger as células contra estresses bióticos e abióticos. A clorofila confere a cor verde das folhas, caules herbáceos e frutos não maduros.
Quando falamos de cores, é preciso distinguir entre a cor-luz e a cor-pigmento. A cor-luz ou cor-energia é toda cor formada pela emissão direta de luz. Já a cor-pigmento é a cor refletida por um objeto, isto é, a cor que o olho humano percebe.