É uma forma de saudação e de cumprimento que se usa durante anoite, como na frase apresentada. Este substantivo também se emprega no singular: boa-noite. Há regiões do País, como por exemplo a Beira Litoral, onde geralmente se usa o singular.
Dizer “Boa noite a todos e a todas” seria o equivalente a dizer “Boa noite a todos os indivíduos e todas as pessoas” . É tão redundante quanto isso, de verdade. Por isso, não faz sentido. Você sabe que dizer “todas as pessoas” inclui todas as pessoas, certo?
Plural de boa noite Serra Talhada aqui vou postar no canal qual Pereira se gostarem deixe seu like e
Qual é o plural de bom dia?
Depende. Substantivo masculino: cumprimento que se dirige a alguém na parte da manhã; bons-dias. Ex.: cumprimentou-o com um bom-dia caloroso. Substantivo masculino: saudação que se dirige a alguém na primeira metade do dia, na parte da manhã; bons-dias.
A forma correta é bons-dias porque se trata de um nome que tem o sentido de «saudação que se usa de manhã». Em frases em que o adjetivo bom, com o sentido de «agradável», se junta ao nome dia usa-se bons dias, como no exemplo: – Têm estado uns bons dias de praia.
'Todes' já é uma palavra popular, utilizada para substituir o masculino genérico – “Bom dia a todes” –, ou em contexto no qual o falante quer contemplar todos os gêneros, especificando-os: “Bom dia a todas, todes e todos”. Também propõe os pronomes pessoais Ile e Elu e suas derivações.
Dizer “Bom dia a todos” seria suficiente para incluir homens e mulheres, uma vez que a língua portuguesa se vale da forma masculina como o uso “neutro” que abrange elementos de gêneros distintos. Desse modo, “todos e todas” pode ser considerado uma redundância (ou pleonasmo) de fato.
Todos um termo globalizante, inclusivo. Quando se diz “bom dia a todos”, a audiência feminina já está incluída. Portanto, se dissermos “bom dia, a todos e todas”, isso equivale a dizer “bom dia a todos e todas e a todas”, pois, no pronome indefinido “todos”, a audiência feminina já está incluída.
«Bom dia, boa noite, boa tarde. Explica-se talvez por influência francesa (bon jour, bonne nuit, bon soir) a prática, que se vai generalizando, de empregar estas saudações no singular, em vez do tradicional dizer – «bons dias», «boas tardes», etc.
Se pretende dizer que, quando sai de casa, já é noite, então deverá usar a expressão “de noite”, que se liga ao acto de sair, e não aos dias: “Todos os dias, eu saio de casa (já) de noite.”
Pergunto: Está correcto «somos todos nós», uma vez que Continente está no singular? Sim, está correto. O termo Continente é deslocado para o início da frase para efeitos de destaque ou foco. No entanto, o sujeito da frase é «todos nós».
Os vocativos «Senhores e Senhoras» e «Senhoras e Senhores» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Como se diz? «Senhores»? Não se pode, contudo, afirmar que optar pela forma de tratamento senhores para nos dirigirmos a um auditório com elementos de ambos os géneros, esteja errado.
Quem inventou a linguagem neutra? Não se sabe exatamente se foi apenas uma pessoa específica, um grupo de pessoas, ou uma organização que “inventou” a linguagem neutra, pois seu uso tem sido praticado em diferentes culturas e idiomas há anos.
Fique de olho também na pontuação. Os pontos de exclamação e interrogação devem ser usados com moderação. Usar num "Bom dia!" é aceitável, porém colocar uma sequência "Bom dia!!!!!", "Recebeu meu e-mail anterior????" está proibido. Isto indica alguém excessivamente emocional e até mesmo imaturo.
Apenas as palavras "bem-vindo" e "Benvindo" são utilizadas na língua portuguesa. Os termos "bemvindo" e "bem vindo", estão incorretos. Como citado, "bem-vindo" é uma saudação usada para demonstrar gentileza e hospitalidade às pessoas. Já "Benvindo" consiste em um substantivo, nome ou sobrenome de alguém.